Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 1:37 pm Assunto: |
|
|
OH "embarcado" !!!!!
Você está embarcando demais !!!! Tem ficar mais em terra para não "marear" !!!!!!
Mude urgentemente a planta de lugar !!! É só opinião. A que tenho em meu gabinete de trabalho está lindíssima e crescendo assustadoramente !!!
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 8:47 pm Assunto: Felic |
|
|
Oi Angela!
Adorei o "OH embarcado" ahahahahah!!!
Vou trocar a planta de lugar então, vai ser melhor mesmo.
Só mais uma coisinha: posso adubá-la? É que dessa vez eu trouxe adubo NPK 10-10-10.
Abração!!
Fábio |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 10:50 pm Assunto: Dúvida |
|
|
Pronto!
Já troquei a planta de lugar. Agora está debaixo do heliponto, ou seja, sem incidência de luz direta e tomando um ventinho.
Vou acompanhar o comportamento dela até o final do embarque e se ela melhorar vou deixá-la por ali até se recuperarar totalmente. Caso não se recupere e continue a perder ramos vou entrar em PÂNICO porque não poderei acompanhá-la até o próximo embarque.
Espero que ela reaja bem. Vamos ver...
Abraços!
Fábio
PS: Encontrei um gafanhoto em cima dela. Isso deve ser um sinal de que as folhas que restaram ainda estão bem né? Ou será apenas um gafanhoto desesperado por qualquer verdinho que encontrar no meio desse monte de ferro e água? |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 6:33 am Assunto: |
|
|
Fábio,
pude observar os galhos finos e entre-nós distantes, parecendo que esta planta ficava em ambiente com pouca luz ou fonte de luz distante.
Pode ser que sua planta esteja se adaptando ao novo ambiente, (umidade do ar, temperatura, claridade, etc.)
Pense na possibilidade de reduzí-la, fazendo uma poda drástica, de uns 60-70% da sua altura, uma vez que esta planta brota rapidamente, logo vc teria uma copa baixa e bem compacta.
Eu não adubaria agora, esperaria entrar setembro.
Se optar pela poda, coloque-a em ambiente externo com luz indereta e protegida de ventos fortes ou em ambiente interno, mas próximo a uma janela bem grande que tenha claridade de umas seis horas/dia, como se fosse uma "estufa", o que seria muito bom no caso de plantas doentes.
São apenas sugestões, convém ouvir mais pessoas antes de qualquer medida.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 6:38 am Assunto: poda |
|
|
Jackson,
Obrigado pela dica!
Mas como essa planta não é minha, fica complicado fazer uma poda radical, saca? Meu gerente vai ficar boquiaberto na hora que encontrar a coitadinha reduzida a 30% do que era.
Acredito que ele até entenderia que é uma medida para salvá-la, mas como convencer os outros 150 habitantes da plataforma? Vai ser uma dor de cabeça...
Obrigado!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 8:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Fábio !!!! "O ETERNO EMBARCADO!!!!"
A proposta do Jackson é super válida, converse com seu gerente. O que sobrar dá para fazer umas estacas legais e você pode se comprometer a fazer alguns bonsai para os "tripulantes" e principalmente para o gerente.
Eu não adubaria de forma alguma por este mês. Aguarde...... eu não lhe dei adubo ???
Beijos
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 8:37 pm Assunto: Adubo |
|
|
Ângela,
O adubo chique eu deixo em casa pra usar nas minhas plantas.
Pra cá eu prefiro trazer o convencional...
Um beijão!!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 8:49 pm Assunto: |
|
|
OH EMBARCADO !!!!!
Use o adubo chique, depois lhe dou mais.
Acho que o importante seria agora podar a planta. Converse com seu gerente.... QUALQUER UM CAI POR CAUSA DE UM BOM PAPO......
Beijos
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 9:03 pm Assunto: Chefe |
|
|
Ângela,
Tenho certeza que se eu disser que tenho que podá-la ele irá acatar a decisão. Ele confia muito em mim para cuidar das plantas. Mas tô morrendo de medo. Vai que a danada resolve morrer depois da poda. Vão colocar a culpa e mim. Não quero nem ver.
Beijão!!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 9:07 pm Assunto: |
|
|
OH EMBARCADO !!!!
Ela não morrerá não, pelo contrário, "deverá sorrir de alegria e lhe agradecerá de paixão". Fica frio miguinho !!!!!
Beijos
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 20, 2005 9:24 pm Assunto: Poda |
|
|
Vou fazer o seguinte então: vou acompanhar a recuperação dela no novo local até o fim do embarque e se não melhorar faço a poda. Ok?
Não estou com muita coragem, mas parece que vai ser necessário mesmo.
Valeu pela ajuda!!
Fábio |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 6:06 am Assunto: |
|
|
fábio,
no primeiro post vc diz q a planta foi colocada sob a luz. Só que a luz artificial não contém todos as ondas de luz necesárias para a fotossíntese, principalmente se for fluorescente, por isso a importância de colocá-la sob luz natural.
outra sugestão para que vc não seja "jogado ao mar" pelo pesssoal da plataforma ( ) corte apenas ALGUNS troncos, uns dois já seria suficiente (explique a eles a sua intençaõ e se aprovada.....tesoura neles, quer dizer nos galhos, e se necessário peça para assinarem um termo de acordo para vc salvar sua pele ), assim daria para ver o resultado e se for positivo eles entenderão que será necessário cortar o resto.
mas não se esqueça de colocá-la à luz do sol.
qualquer que seja a decisão espere uns 3 meses para ver resultados
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 6:17 am Assunto: Jackson |
|
|
Jackson,
Já coloquei a planta lá fora, mas não deixei sob luz direta. Ela está debaixo do heliponto e lá ela recebe luminosidade suficiente. O bom de deixá-la naquele lugar é que fica um pouco mais abrigada dos ventos oceânicos.
Acho que a sua idéia de podar apenas alguns troncos é mais prudente.
Obrigado pela ajuda mais uma vez!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 10:11 pm Assunto: |
|
|
Olá OH EMBARCADO !!!!!
O Jackson já deu todas as dicas.... agora é aguardar e ver os resultados... tenho certeza de que o sucesso será total !!!!
Agora uma pequena coisinha... você deu DRAMIN para elazinha ??? Quem sabe está "mareando" ????
Beijos
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 10:14 pm Assunto: Angela |
|
|
Hahahahahaha!!!! Dramin?!?!?! Ai, ai... Vai ver que é esse o problema dela né, rs rs...
Vou dar uma passadinha na enfermaria pra ver se consigo algum comprimidinho pra ela lá.
Beijão!!
Fábio |
|
|
 |
|