|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Abr 17, 2006 5:43 pm Assunto: |
|
|
Olá
Este ano começei a rebaixar-lhe a copa
Levou uma "placa" para estimular o crescimento radial, do sistema radicular.
Acer Deshojo após o Transplante
Acer Deshojo, já refeito...quase, quase "Zen"
Acer Atropurpureum após o Transplante
Acer Atropurpureum
Todos eles levaram a mesma técnica da 1.ª foto inclusive o Junipero
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Jakson 2.o PASSO

Registrado: 25/07/06 Mensagens: 333 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Dom Set 03, 2006 8:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Antonio
Como estão suas plantas após 4 meses?? Achei interessante esta técnica da "placa". Tenho aqui um Deshojo, que fiz 3 alporques e um Kaede, estou pensando em usar esta técnica
Outra coisa, essa pasta cinza que você utilizou é uma pasta cicatrizante?
Nos mantenha atualizado
Abraços _________________ "Arte é o caminho do criador para a sua obra"
Ralph Waldo Emerson |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 05, 2006 6:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Jakson, Tudo bom?
Citação: | Como estão suas plantas após 4 meses?? Achei interessante esta técnica da "placa". |
De momento, estão todas restablecidas daquela intervenção.
A unica coisa que me parece estar a mudar, talvez seja o tronco do Acer estar a perder aquele aspecto cilindrico na base, provavelmente por causa das raizes se estarem a desenvolver na horizontal...mas lá por baixo, não sei o que se passa.
Citação: | Tenho aqui um Deshojo, que fiz 3 alporques e um Kaede, estou pensando em usar esta técnica |
Pode ser feita sem problemas, agora acresce em muito é a possibilidade de ele se fragilizar, por secar bem mais rápido, já que as raizes se encontram mais acima do que o normal...e têm pouco substrato a cobri-las...os receios são muitos, porque agora é o calor e logo, logo são os frios do inverno
Citação: | Outra coisa, essa pasta cinza que você utilizou é uma pasta cicatrizante? |
Correcto, é uma pasta cicatrizante com uma consistência "tipo" a Plasticina...esta sai facilmente ao fim de algum tempo, ou ela mesmo acaba por sair sozinha conforme a arvore for cicatrizando, tambem tenho outras em tubo uma Japonesa e outra da Flortis, ambas bem mais dificeis de sair, mas para pré-bonsai, tambem não tem grande problema.
Citação: | Nos mantenha atualizado |
Ok, quando houver algo digno de registro coloco aqui.
Obrigado
[ ]s
 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 24, 2007 7:55 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Para actualizar
O Acer deshojo, foi transplantado este ano, devido ao facto daquele vaso que se vê acima nas fotos, com o passar dos tempos ter começado a evidenciar alguns problemas, apresentava manchas brancas, sinal indicativo de elevados niveis de calcário da água da rega ( água da Companhia) e manchas verdes, que são indicadores de retenção de água.
O solo era bastante aberto, pelo que a única explicação que encontrei terá sido o furo no fundo ser insuficiente, aliado à sua profundidade...para evitar problemas de maior e antes que fosse tarde, resolvi proceder ao transplante para um escorredor, até para tentar a técnica do mesmo...
Com isso, fiquei a saber como estava o Nebari após aquela experiência da placa na base...como na altura estava sozinho, tirei umas fotos, mas está um pouco tremidas, por isso na altura certa coloco umas aqui ... para já só posso adiantar, que ultrapassou em muito a minha expectativa...vale a pena tentar
Existe um tópico na Luso acerca de um Plátano, que está bastante parecido, que aliás terá servido de exemplo para eu tentar esta experiência.
No ano do transplante, não é/será aconselhado que se faça desfoliação, mas como não teve corte do sistema radicular e por ter respondido de forma bastante positiva ao mesmo, resolvi faze-la
Acer após Desfoliação no Inicio de Julho/07
Estado dele a 22-07-07
As folhas maiores, são devido a serem das poucas que deixei, não foi uma desfoliação total como costumo fazer, mas sim aprox. 90/95% pelas razões que acima referi.
Este ano vai continuar livre, para o ano, se tudo correr bem vai levar um alporque, para ai sim começar a trabalhar na estrutura principal, como se pode ver tem uma cicatriz de boas dimensões, naquilo que seria a parte de trás da árvore, por ser algo que será difícil de disfarçar, assim como a monotonia do tronco ( demasiado direito ) vou separá-lo em duas na próxima época...até lá descansa, para ganhar energias...vou deixá-lo mesmo despenteado, apenas lhe vou podando os rebentos para não ficar com entrenós demaisado espaçados, e consequentemente com ramos desinteressantes.
Cptos.
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jul 25, 2007 9:34 am Assunto: |
|
|
Beleza Castro!
As cores deste acer estão fantásticas.
bom colocar a evolução deste trabalho aqui. Acho que fica uma lição muito boa de paciência, espera, programação a longo prazo, para os apressadinhos (como eu). Parabéns.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 5:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio Secchi
Muito Obrigada pelos comentários
Se existe alguma lição a tirar nisto tudo, talvez seja que será muita pretensão da nossa parte, querer programar/prever o futuro, ainda mais de outro ser vivo ...não está seguramente ao nosso alcançe .
Existe sim, é um desejo, aliado a uma esperança, de que tudo corra como objectivamos...será ai, que muitas das vezes perdemos o melhor que esta arte tem/terá...o entretanto; o presente... talvez possa até servir, para o nosso dia a dia...o prazer do "aqui e agora".
Eu não fujo à regra, sou iniciante, sou apressado, cometo os mesmos erros que todos os outros ...faz parte da aprendizagem.
A Paciência é um estágio algo distante para mim, mas conhecendo essa minha limitação, tento (sem obsessão) não ser impaciente...
A respeito das cores, uma das minhas preocupações é tentar criar um efeito cromático no meu espaço, para evitar alguma monotonia, logo tento adquirir espécies que respondam às estações.
Esta era a cor dele em Abril deste ano, como se pode ver tem umas cores bem mais vivas, não tarda passa a verde
Mais uma vez, Obrigado
[ ]s
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 12:39 am Assunto: |
|
|
Oi Castro
Parabéns pela evolução desta planta e pela maneira sempre bem explicativa que demonstras nas postagens
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 3:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Alexandre
Muito Obrigado pelos comentários
Ela e Eu vamos evoluindo, a nossa percepção de tempo é que é uma barreira dificil de ultrapassar.
A nós nos parece-nos uma eternidade, como se estivesse parado, e nada de concreto se tivesse passado...debruçando-nos um pouco sobre o sobre o assunto, todos facilmente verificamos que se passaram inumeras coisas...desde o seu começo, até então...resta-nos aprender com ela.
Como entrámos na era digital, eu agora tenho o hábito de pelo menos uma vez por mês, tirar umas fotos delas, estejam elas como estiverem.
Depois coloco-as separadas por directórios, cujo nome será a data desse conjunto, assim torna-se de alguma importância para existem problemas nos sites Hospedeiros e é preciso repor fotos nos foruns .
[ ]s
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 11:42 am Assunto: bonsai |
|
|
Castro, meu amigo, parabens por seu laborioso e paciente trabalho, visando formar essa planta.
Realmente, dá gosto ver esse vermelho vivo intenso nas folhas, coisa que aqui onde moro é quase inexistente, pois tão logo saem as novas brotações, em vermelho não tão intenso, logo, logo ficam verdes, secam e caem, restando a planta quase que totalmente desnuda, sem folhas, vistosas ou não.
Mas é o que dá, quando teimamos em cultivar uma espécie mais adequada ao cultivo em paíse de clima frio que ao meu, tropical.
Quanto a técnica da plaqueta, estou há algum tempo fazendo uso de uma, confeccionada em argila, visando formar o nebari caracteristico do acer que vemos nas revistas especilizadas, que com esse trabalho, formam uma só estrutura, depois de alguns anos de cultivo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 31, 2007 5:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Luiz Fernando
Muito obrigado pelos comentários
Ele de momento já está quase todo verde , agora tenho pena de não ter conseguido manter o Ginalla Flame que nasceu no ano passado, porque devia ser um espetáculo 5 estrelas...
Tal como suponho que será quando o meu Ginkgo tiver maiores dimensões...aquele amarelo vivo, junto do vermelho do acer desse ser espetáculo ...acho que este ano promete, a juntando a esses os Carvalhos vermelhos (no Outono) + Folhas douradas dos Carvalhos brancos, vai ser bonito.
Quanto ao Nebari, tem centenas de raizes em forma radial, que quando crescerem e se fundirem também devem ficar bem interessantes.
Algumas por cá também não se dão muito bem ( ex: Aceres ), não um que resista ao calor seco e ventos quentes...por isso de vez em quando lhe faço a desfoliação.
O periodo pior, passa numa altura em que está a rebrotar, chegando dessa forma ao outono, com as folhas bem mais apresentáveis...não o faço todos os anos.
[ ]s
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 2:41 pm Assunto: |
|
|
ta muito bonito seu acer .
parabens _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Nov 26, 2007 8:16 pm Assunto: |
|
|
Amigo castro como anda essa beleza???  _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
Olá Caro Alberto
Alberto Alves escreveu: | Amigo castro como anda essa beleza???  |
Infelizmente ainda não começou a ter cores de Outono, já se nota algum frio durante a noite e manhãs, mas os dias ainda estão demasiado ensolarados...tanto parece que vem ai o Outono, como passadas algumas horas a Primavera...facto esse que em poucos dias tive Carvalhos que descartaram totalmente as folhas, sem mudança das cores como seria normal.
Passado alguns dias rebrotaram como que a anunciar a Primavera ... e não foram só eles, a juntarem-se à festa, foram também os Aceres campestres, os Carpinus coreanos; Macieira e o Ulmeiro, só que nem todos aconteceu com desfolia total.
Na presente data, à semelhança de um outro ( Acer Palmatum aureum) , já se encontra com o Alporque ( feito em 23-10-07 )...agora é aguardar que corra bem e que vinguem...
não devia ter sido feito já , o recomendado seria mais para a frente ( mais 2 meses aprox.)...mas como me pareceu vigoroso tentei antecipar um pouco, é aquela luta danada pela "Paciência" , e que por vezes não é a que fala mais alto , coisas de principiantes )
Gosto tanto dele, que deverá ser a única espécie que ficarei com 2 exemplares, ou então numa possibilidade remota, embora não descartada, poderá ser talvez para trocar com algum que também tenha igual preferência, vamos ver.
Quando houver mais novidades coloco fotos a actualizar , até porque desta fotografei minimamente o processo de ambos.
Não coloquei musgo algum...foi vaso de plástico pequeno e substrato como faço com a maioria deles...a rega tem sido só água sem qualquer tipo de hormonas.
Se não for bem sucedido também poderão ser uteis, para se saber como não se deve proceder .
Obrigado
Cptos.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|