| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 6:58 pm Assunto: |
|
|
Paulo, este tipo de ficus é muito vendido como mausai, tenho alguns, são difíceis de encher a copa, pois a brotação não é tão farta, mas conheço por mini-benjamina ou ficus hawaii, se for o q penso.
abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 44 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 7:11 pm Assunto: |
|
|
Acho que tenho um desses também pois fiz uma desfolha nele e não encheu a copa de jeito nenhum, vou tirar umas fotos e postar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rafael Gomes

Registrado: 23/02/08 Mensagens: 19 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Seg Fev 25, 2008 9:24 pm Assunto: |
|
|
Não tinha idéia que existissem tantas espécies e variações de fícus ....
Mais informações, alertas, críticas e dicas a respeito de estilização, podas e afins dessas espécies e sub-espécies serão bem-vindas!
Abraços !! _________________ Rafael Gomes de Lima
"Tu és, time de tradição/
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 3:33 am Assunto: |
|
|
Fabiano, pode ser esse mesmo. a muda que tenho foi feita através de estacas, tirei os galhos de arvores plantadas em uma calçada. são duas árvores plantadas na porta de uma floricultura, já estão antigas , mas o proprietário mantem elas bem baixas, podando sempre. realmente são diferentes do boni, os galhos são resistentes como o Benjamina.
Marcos coloque as fotos que vou tentar tirar fotos da minha muda, para a gente ver se é da mesma variedade.
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 44 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 1:37 pm Assunto: |
|
|
Paulo aí as fotos depois de dois meses após a poda:
A grossura do tronco é de um dedo mais ou menos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 12:15 am Assunto: |
|
|
Rafael,
Por que ser tão radical e reduzir sua planta a um toco e começar uma estória toda nova?
Por que não aproveitar o que vc, intencionalmente ou não, permitiu que surgisse em 2 anos?
No meu caso, adoro plantas com troncos estranhos e não tenho muita preocupação com estilos formais/teóricos. O estilo que me agrada é qualquer um que me satisfaça visualmente, principalmente quando consigo enxergar o que foi produto das minhas intervenções.
Como exemplo, se esse ficus fosse meu, eu estaria cogitando de podar quaisquer 2 dos 3 ramos mais grossos. Qualquer 1 que sobrasse teria um movimento estranho e a partir daí começaria a pensar em trabalhar a copa, etc.
Tento apenas despertar sua atenção para uma outra opção.
Um abraço. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:34 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela dica, Sambarilove !
Com certeza você conseguiu despertar minha atenção para mais essa possibilidade! Este foi o principal motivo do meu post: recolher o máximo de opiniões/dicas/críticas para quando o "inverno" carioca chegar, eu já ter definido o que fazer e onde podar o meu fícus!
Valeu mesmo!
Abraços _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 8:44 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
somente pra tirar as dúvidas quanto as espécies citadas... todas são Ficus benjamina com variedades diferentes. Exemplo, o quebradiço ficus boni é Ficus benjamina var. boni  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 51 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 9:05 am Assunto: |
|
|
Como vão amigos?
Quanto ao substrato, este que está presente realmente não é o ideal, mas como o colega fez o transplante recente, crei que deva esperar um pouco mais para novo transplante, para não enfraquecer ainda mais a planta...
Abraços |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 9:24 am Assunto: |
|
|
Caro amigo Franz Lopes,
Você acabou de dizer exatamente o que eu havia pensado quando li os comentários dos colegas a respeito do substrato. Vou esperar mais um tempo até fazer a troca.
Para tentar melhorar um pouco a situação, tenho molhado bem lentamente a planta, esperando que a terra absorva toda a água.
Mesmo não sendo o substrato ideal, parece que a planta não está odiando, pois desde o transplante, não param de surgir brotos novos!!
Voltando ao comentário do amigo Sambarilove,
Você poderia postar aqui algumas fotos de seus Bonsais com troncos “estranhos” para servir de inspiração para mim!
Forte abraço a todos! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Sáb Mar 08, 2008 6:54 pm Assunto: |
|
|
Nobres colegas,
Gostaria da ajuda de vocês para escolher o melhor substrato (mistura) para colocar na mamadeira, pois as raízes já começaram a surgir pelos furos inferiores do escorredor!!
Qualquer dia desses eu posto aqui uma foto de uma estaca que eu podei deste Fícus e plantei, há quase 2 semanas. Vou esperar um pouco mais para ver se ela vai vingar mesmo. Estou pensando em aproveitar o seu tamanho e característica e fazer um mame. Gostaria de saber a opinião de vocês, se tem futuro, e se tem "macetes" para se manter um mame.
Abraços _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 08, 2008 7:06 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Não há uma fórmula determinada...
Há um consenso que diz que deve ser rico em matéria orgânica (adubo).
Eu uso 60% de terra vegetal e 40% de farinha de osso com torta de mamona (meio a meio).
Mas alguns indicam 50% de terra vegetal e 50% de esterco.
Abraços. |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Sáb Mar 08, 2008 7:11 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Franz!!
Final de semana que vem comprarei esse material e prepararei a mamadeira.
Forte abraço e bom final de semana! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Rafael Gomes

|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 2:38 pm Assunto: |
|
|
Nobres colegas,
Tenho sempre acompanhado o fórum, sempre tentando aprender o máximo com a dicas e sugestões dadas por vocês!
Essa semana vi a foto de um Fícus de 16 anos de trabalho aqui no fórum que despertou minha atenção, pois achei que seria uma bota meta para o futuro do meu pré-bonsai.
Segue a foto do Bonsai mencionado:
E esta é a indicação de onde eu cortaria o caule:
Agora gostaria de saber a opinião/crítica de vocês! Vocês acham que seria uma boa idéia??
Estou muito ancioso para começar a dar forma esse meu arbusto!
Se os comentários forem positivos, estou pensando seriamente em fazer a poda hoje, aproveitando que o dia está meio frio e chuvoso aqui no Rio, e deve permanecer assim até terça-feira, pelo menos.
Forte abraço a todos! Desde já agradeço a ajuda de todos! _________________ Rafael Gomes de Lima
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 5:52 pm Assunto: |
|
|
Como vai amigo,
Eu não faria esta poda que você pretende. Eu aproveitaria a estrutura apresentada por sua planta que tem um ar de rusticidade e exotismo, devido às curvas dos galhos secundários.
Seguindo as fotos postadas em fevereiro (terceira foto), eu retiraria um dos galhos do centro que aparentemente estão se entrecruzando.
Por enquanto deixaria a planta se desenvolver. Podas mais drásticas, só no começo da primavera.
Abraços e boa sorte.
Franz |
|
|
 |
|