FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Flamboyant
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 22, 2008 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, olhem como o meu flam desenvolveu bem !!
Ele esta com 4 galhinhos, só que um galho desenvolveu muito mais do que os outros. Rolling Eyes

Vejam o nebari!!

Editado pela última vez por Franciane em Sáb Out 04, 2008 3:58 pm; num total de 6 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 23, 2008 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa Franci o Flam do Pinha é 10. Não sei como ele fez aqueles movimentos no tronco. O tronco da Flam é bem firme??? Aquenta bem a aramação???
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2008 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marcos, o tronco do flam ainda jovem é bem flexível e aguenta sim aquelas curvas. Ficou muito bacana o flam dele não é !! Very Happy
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 02, 2008 7:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos, será que estou indo pelo caminho certo??
Vejam !! Very Happy

Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 02, 2008 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Está ficando muito bom. Deixe esse galho engrossar agora, o que aparece na primeira foto. Com o tempo deixe mais uns dois ou três, e escolha uma frente.
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Vejam!!

Editado pela última vez por Franciane em Sáb Out 04, 2008 4:02 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leandro MM
Visitante

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 6:48 pm    Assunto: Tirando a dominância apical Responder com citação

Bem Franciane, como vejo pelas suas postagens, você como eu, é uma pessoa dedicada a arte do bonsai. Também temos a coinscidência de moramos em apartamento, e isso nos restringir muito a quantidade de plantas, mas não nossa dedicação, e paixão não acha?
Bem, já tive um bonsai de flamboyant, é uma planta muito interessante sim, mas tem o "problema" do rápido crescimento e da intensa dominância apical. Costumo dizer para aqueles que se interessam por fazer trabalhos nessa planta que ela é como um cavalo bravo, "que adora correr, disparar, sem olhar para trás ou para o lado, assim é importante ir controlando sua velocidade de crescimento, sem contudo puxar demais o freio para não machucar a boca do cavalo"...
Mas como temos de transformar as adversidades em oportunidades, acredito que o intenso crescimento da planta, que pode parecer um problema, como disse acima, pode se tornar uma vantagem para a mesma, principalmente para aqueles bonsaistas que tem pouca paciência para esperar o crescimento da planta.
Eu sempre conduzi minhas plantas em vasos maiores, para que elas pudessem ficar mais a vontade ainda, sem contudo descuidar das podas e aramações (cuidado com as marcas nos galhos, eles crescem rápido e depois se tornam muito evidentes caso se descuide), somente as levando para o escorredor quando apresentavam uma boa estrutura de caule e raízes.
Normalmente, por se tratar de uma planta com um grande potencial de emissão de brotações laterais (quando feita a desponta e retirada da dominância apical) eu começo trabalhando a planta como uma casa, primeiro as fundações, faço o estímulo para emissão de raízes, com anel de arame(fazendo um bom nebari), depois deixo crescer para engrossar o tronco, e já vou pensando nas curvaturas da planta, caso o estilo peça(moyogi), e somente depois de uns dois ou três verões eu penso nas ramas laterais e na redução do tamanho das folhas.
Bem desculpe se me estendi muito, mas fui pensando e escrevendo, como fiz com algumas plantas de flamboyant que tenho e gosto muito.
Boa sorte e suas plantas se mostram muito bem cuidadas sempre, parabéns.'.
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Leandro, lendo sua dica para o Flamboyant da Franciane, fiquei curioso em ver foto de sua planta. Posta aí pra nós, para que possamos ver e quem sabe nos inspirar a tentar fazer algo parecido.
Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Deco-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 12:14 am    Assunto: Responder com citação

Leandro,

Tudo bem?

Acho o flamboyant uma espécie muito bonita. O movimento de "abrir e fechar" das folhas, a beleza das flores... Em minha rua há vários deles. Nunca vi um bonsai finalizado, por assim dizer, desta planta, com exceção do colega Pinha. Então faço coro com o amigo Paulo: mostre sua planta! Wink Quanto mais obras, mais nos auxilia na condução dos trabalhos! Laughing Wink

Abraço!
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 8:19 am    Assunto: Responder com citação

Realmente é uma planta que cresce muito rápido, quero conseguir uma pra mim. Por enquanto tenho uma muda de Timbaúva "Enterolobium contorstisiliquum" que tem o crescimento ainda mais rápido, estou esperado se desenvolver para postar uma foto.
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Oi Leandro, obrigada por elogiar minhas plantas. Em apto é realmente meio complicado pra mexer com bonsai, mas a paixão é tanta que vou dando um jeitinho aqui outro ali e tudo se encaixa, hehehehhe.

Amigos, talvez eu tenha me preciptado em podar o galho apical, não acham?
Para o estilo Hokidashi, será que fiz errado ?
Me aconselharam retirar a aramação, para evitar marcas nos galhos que crescem rápido e este arame seria muito fino para eles.
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 10:53 pm    Assunto: Estilo Responder com citação

Ei Fran!
Olha, vou te falar uma coisa...
...sempre vejo as pessoas me perguntando e perguntando a outros qual estilo vai adotar. Pois sempre que penso em fazer um bonsai de uma planta a última coisa que penso é em estilo. Esse negócio de moyoge, hokidashi.. etc.... o que penso é tentar reproduzir a imagem de uma árvore adulta em uma planta com no máximo 80cm de altura, independente do estilo a ser adotado. O que acho é que se vou fazer um Bonsai de Pitangueira, ele deve seguir o estilo que a árvore tem na natureza. Se for de Jabuticaba, a mesma coisa. Para o Flamboyant também não acho que seja difente. Vou tentar fazer da forma como observo as árvores nas ruas, praças.. etc... com copa fechada e arredondada. Complicado, mas temos que tentar fazer.
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Fran, não sei se consegui passar para você o que penso, se vc entendeu. Uma pergunta por exemplo: Por acaso, vendo o Flamboyant florido, você consegue imaginar algum tipo de estilo que ele se encaixa? Já que ele crese com troncos retorcidos e copa arredondada.
Abraços!!!
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 7:26 am    Assunto: Responder com citação

É você foi direto ao ponto.
Na verdade até consigo imaginar um guarda-chuva, não muito certinho né.
Mas vou observar os flams daqui, vai me ajudar mais, obrigada!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: