FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsaista de Apartamento
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Joel,

Tem realmente umas dicas interessantes nela... Bem úteis.

valeu!

Franz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2008 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Encontrei este site com algumas dicas interessantes. Apesar de ter achado um tanto focado em climas mais frios.

Acho que vale a pena dar uma conferida. Wink

Abraços.

Franz

http://www.bonsai.com.br/bonsai-de-interior.htm
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 19, 2008 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos foristas,

Volto a tocar no tema com uma demonstração clara de como a intensidade luminosa sobre as plantas tem uma interferência, não apenas no desenvolvimento global das plantas, mas também, no desenvolvimento de algumas técnicas, tais como a redução de folhas.

Sabemos que maior intensidade luminosa tende a diminuir o tamanho das folhas naturalmente, pois a planta não precisa mais de grande área de absorção de luz, caso permanecesse em baixa luminosidade. Pelo menos é o que aprendemos para boa parte das espécies.

Segue abaixo fotos de um ligustrum presenteado a mim pelo amigo mestre Sergivaldo e que permanecia no interior de meu apartamento recebendo luminosidade mediana vinda de uma janela próxima. Há alguns meses, coloquei-o em um batente de janela que fica no meu banheiro, onde passou a receber luz solar direta, tendo apenas um vidro texturizado como anteparo.

Antes de transferi-la para este local fiz uma desfolha parcial, onde mantive apenas as folhas indicadas pela seta azul, estas eram da época em que permanecia no interior do quarto. As folhas indicadas pelas setas amarelas brotaram após a instalação neste novo local mais ensolarado. Percebam a diferença de tamanho entre ambas. Abaixo segue foto comparando o tamanho de ambas as folhas a maior é do período anterior a transferência à janela ensolarada e a menor brotou e se desenvolveu apos a transferência. Percebam a diferença de tamanho...

Não posso afirmar com certeza que esta diferença se trata de maior luminosidade recebida, porém fica registrado. Confused

Abraço a todos. Wink

Franz lopes

Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 20, 2008 8:56 pm    Assunto: msg Responder com citação

colega, antes eu morava em aptº, cheguei a ter no máximo 5 bonsais, há 2 anos me mudei para uma casa com quintal ( era meu sonho ) quando me mudei tinha só 3 bonsais, agora vem o outro lado da moeda, hoje tenho 25 bonsais e umas 50 plantas entre mudas, plantas, frutiferas e o tempo está ficando curto pra cuidar de tanta planta...rsssss

Rafael, Bonsai vicia......minha esposa as vezes me passa sermão....e tenho que admitir as vezes ela tem razão.....
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 7:52 am    Assunto: Responder com citação

Pois é amigo Alex.

Aproveite bem o espaço... Mas sempre otimizando o tempo.
Espaços assim dão grande possibilidade de práticas e escolhas.
Podes, inclusive, plantar direto ao chão. O que dá grande desenvolvimento a planta.

Abraços.

Franz Lopes
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 10:03 am    Assunto: msg Responder com citação

Esqueci de um detalhe importante tamêm: pragas, fica muito mais dificil controla-las, pra vc ter ideia, tenho que pulverisar 1 vez por semana com oleo de neem para não ter problemas....

Sem falar naquelas formigas fazendeiras, que tranzem pulgões para plantas....
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 10:15 am    Assunto: Responder com citação

É verdade amigo...

Cuidar de plantas em apartamento tem suas vantagens. Não tenho muitos problemas com pragas. É mais difícil ocorrerem com meus exemplares.
Mas algumas pragas como fungos, conseguem se proliferar bem, se não obseravdos e combatidos. O ambiente menos arejado do Apartamento pode beneficiar esse tipo de invasor. Evil or Very Mad

Mas, no geral, não tenho muito problema com pragas.

Abraços. Wink

Franz Lopes
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 11:09 am    Assunto: AP Bonsai Responder com citação

Pessoal

Também sou aprendiz de bonsaísta de apartamento e o sonho de um local apropriado parece bem distante. Sempre cultivei plantas, mas minha experiência dos últimos anos para aprender a cultivar para bonsai não tem sido fácil. Mas nem penso em desistir.

Tudo tem que ser adaptado ao meu local, pois não basta manter a planta viva. Tive que mudar a iluminação, pois em certa época do ano não bate sol. O tamanho das folhas não é uma de minhas preocupações, ficará para o futuro. Por enquanto me contento com algumas espécies de folhas naturalmente pequenas.

Foi fundamental utilizar um substrato extremamente drenante, o que obriga a duas regas diárias e até três no verão ou épocas de ventos fortes. O sistema de adubação precisou ser permanente, durante todo o ano, mas com pouco adubo.

Para evitar pragas, borrifar calda sulfocálcica (0,1%) com óleo de nim (1%) a cada 15 dias, principalmente na face inferior das folhas onde se escondem cochonilhas e pulgões. Tudo isso e uma vigilância atenta à saúde de cada planta.

Minha preferência por plantas pequenas ajuda a ter um número razoável de plantas em espaço pequeno, mas é um sufoco e um desafio de engenharia quando alguma deve ir para a bacia. Agora já consigo controlar o impuso de adquirir uma nova espécie ou um exemplar melhor da que já tenho. Não é fácil, mas o autocontrole me fará bem e às plantas sobre as quais tenho responsabilidades.

"Recife (PE)"
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu o depoimento Ferreira,

Realmente a questão da quantidade de plantas que podemos ter nos exige um controle do impulso em desejar novas aquisições sempre. Compartilho isso com você...

Ainda tenho uma margem, pois, dependendo do tipo de aquisição, posso manter a planta por um tempo indeterminado na casa de parentes (o que claro, não é o ideal). Smile

Como adubação, estou partindo para o osmocote. Além das vantagens que todos conhecemos, tenho feito escolha por fertilizantes químicos, por não produzir mau cheiro e não atrair insetos (coisas problemáticas para apartamento... rsrsrs).

Mas gostaria de te perguntar o porquê da observação específica que você faz em relação ao substrato drenante. De que forma a composição do substrato pode otimizar o desenvolvimento das plantas em apartamento?

Obrigado e abraços. Wink

Franz Lopes
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 9:10 pm    Assunto: Fungos Responder com citação

Franz

O substrato drenante aumenta a aeração que favorece o crescimento das raízes, acelerando o crescimento das plantas. Nas minhas condições, com pouco sol direto, se o substrato não for muito drenante ele mantém umidade excessiva por longo tempo, favorecendo o enfraquecimento das raízes e facilitando o ataque de pragas. A pior delas são os fungos, um inimigo silencioso e traiçoeiro, cuja ação muitas vezes só percebemos tarde demais. Este foi meu maior problema durante muito tempo.

"Recife (PE)"
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2008 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelo esclarecimento Ferreira,

Realmente, com menor intensidade de luz solar a maior tendência de acúmulo de água no substrato.

Tenho percebido isso ocorrer especialmente quando há componentes orgânicos no substrato.

No meu caso, o equilíbrio hídrico ocorre melhor nos substratos com pouca base orgânica. Apesar de sempre gostar de uma boa composição orgânica no substrato. Isso exige maior cuidado na rega. Já perdi plantas por excesso de umidade. Crying or Very sad

Sua colocação me fez relembrar estas ocorrências.

Abraços. Wink

Franz Lopes
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 26, 2008 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos foristas,

Tenho observados comentários e buscas de soluções por praticantes da arte que moram em Ap. em comunidades na Net. E percebo que um dos problemas que é compartilhado por mim, está na sujeira provocada nas manipulações (especialmente no transplante).

Eu utilizo uma forração no local onde manipulo as plantas.

Utilizo um banner que consegui gratuitamente numa gráfica (eles iam jogar fora...).

Forro o piso com este banner e procedo com a planta dentro de uma bandeja de açougueiro. Rsrs

Ao terminar, basta recolher o banner, recurva-lo e despejar os detritos no lixo. Em seguida passo um pano úmido no material.

Ajuda muito a evitar sujeira no apartamento e a garantir a satisfação à esposa... (que não reclama da sujeira). Laughing

Abraços.

Franz lopes
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2008 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Caros amigos foristas.

Nas experiências que tenho adquirido e observado e de outros bonsaistas, algumas espécies realmente merecem o título de campeões de resistência a interiores: Fícus, Acerola e carmona (fora outras que ainda não são de minha experiência).

Mas me surpreende a resistência das bougainvileas. Shocked

Sempre soube que são admiradoras de sol pleno, mas tenho obtido resultados satisfatórios com esta espécie em ambientes de interior.

É uma espécie que realmente recomendo para quem pratica bonsaismo em ambientes internos.

Exemplo: Há alguns meses desloquei um de meus exemplares de bougainvilea do meu apartamento para a casa de meu sogro onde há abundância de luz solar. Observando o desenvolvimento desta em relação as que ficaram em meu ap, não notei muita diferença no desenvolvimento global. Claro, tirando-se alguns fatores como regime de rega, adubação e composição de substrato. Confused

Fato diferente nos fícus. Estes notoriamente vão bem em ambientes internos, mas quando são contemplados com luz solar diária, agradecem com um desenvolvimento bem mais acentuado.

Posteriormente postarei fotos da referida bougainvilea.

Abraço a todos. Wink

Franz Lopes
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2008 8:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ivanil, particularmente adoro serissa chinesa. Não sei se é do seu conhecimento, mas o bonsai ideal para formar com essa plantinha é fazendo uso das raízes, iniciando estacas a partir delas. Com isso, o tronco ganha movimentos os mais incríveis, permitindo que vc faça uma estruturação no estilo que desejar. Very Happy

A vantagem é que vc pula a etapa do uso de arame para formar o tronco, preocupando-se tão somente com a estrutura aerea (galhos/copa). Uma boa saída é pegar uma planta de tamanho razoável, podar todas as raízes, deixando o minimo para a recuperação da planta, e estaquear todas as raízes, como fazemos com estacas normais. Após a pega, separar plantando em sacos plasticos médios (preto), até que as raizes saiam pelos orificios no fundo. Depois, escorredor, para engrossar o tronco. Ao final de tres ou quatro anos, terá em mãos lindas plantas, com que formar mini e shohin bonsai. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: