FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pessegueiro (atualizado 26.11.09)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 08, 2009 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui tem alguns bonsai de pessegueiro
http://images.google.com.br/images?q=peach%20bonsai&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi

Sua planta é linda, assim que cheguei nesse forum tava atras de especies para começar, tentei enraizar um galho de nectarina, mas nao conssegui, nao sei se essa especie pega bem de estaca
é uma pena ter vida curta :/
vai ficar ainda mais linda quando ficar tortinha sem esse entortador hehe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 09, 2009 9:28 am    Assunto: Responder com citação

Olá Matheus!

Obrigado pelo Link! Dei uma boa olhada!
Quanto à propagação, Alporquia e estaquia não são boas opções, até porque essa espécie é enxertada.
Sugiro procurar em um viveiro uma muda enxertada.
Espero que ele sobreviva à agressão sofrida. Parece aquelas pessoas que colocam aparelho corretivo dentário..rsrsrsrs!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 09, 2009 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Hm entendi,
mas se por acaso pegasse uma estaca sem enxerto ia acontecer oque?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 09, 2009 4:43 pm    Assunto: Responder com citação

Como disse, Matheus, o pessegueiro não é uma espécie cuja reprodução se dá bem com estaquia ou alporquia, mesmo se pegar a estaca sem enxerto (cavalo) e o que aconteceria, caso pegasse, é que não teria boa frutificação pois, provavelmente, seria de pessegueiro bravo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 09, 2009 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

entendi
obrigado Elio
era só curiosidade mesmo, nunca conssigo enraizar ele, ja tentei 2 vezes, até brotou, mas nao enraizou
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Elio....

Belo trabalho...

Algumas questões sobre enxerto.

Você mencionou que se a estaca pegar, sem enxerto, provavelmente seria "pessegueiro bravo". Isso é ruim? Se meu interesse for pelas flores e não pelos fruto?

Já li sobre enxertia mas não consigo "pegar" sua dinamica, sua logica...

Abs e atualize com a florada deste inverno!!!

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Márcio, se o interesse for só pelas flores então pode ser qualquer tipo de pessegueiro.
Márcio, sinto não poder atualizar com a florada deste inverno pela simples razão de que ele não aguentou a tração.............morreu!
Mas, já estou recuperado............hehehehe!

abraço

marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Elio meus sentimentos pelo falecimento do seu pessegueiro........

Isso mostra a vantagem de trabalhar com mudinhas e desenvolve-las desde pequenas, não corremos o risco de perder um material mais caro ou que foi mais difícil de conseguir. As mudinhas, se morrerem, não causam tanto desgosto.

Abraço!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Puxa Élio, que pena, pena mesmo. Ainda bem que ja recuperou. Bola pra frente
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 7:40 pm    Assunto: Duvida Responder com citação

Eu queria saber como faço para obter um pessegueiro a partir da semente, eu já tentei mas ela não germinou alguma sugestão ? Question Question Question Question Question Question Question
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 8:00 pm    Assunto: muito boa esta planta Responder com citação

eu sempre quis ter um pessegueiro mas não conseguir obter uma muda por semente alguém tem uma dica ? Question Question Question Question Question Question Question
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa Elio, que pena, sinto por seu pessegueiro....

Mas é o risco que corremos não é mesmo? Te digo uma coisa, o melhor conselho que recebi neste ano e pouco de forun veio de varios amigos que não vou citar para não esquecer nenhum, você incluive foi um deles em um destes tantos topicos. O inicio, para nos principiantes, pode ser muito frustrante devido ao trabalho de longo prazo que a arte exige, portanto devemos sempre procurar plantas já desenvolvidas para termos resultados mais imediatos.

Porem com este expediente corremos este risco de perder algumas... Eu perticularmente fico me remoendo de vontade de fazer algo mais radical nas minhas plantas, e a "doma" deste sentimento esta sendo para mim a parte mais dificil. Tenho um velho ficus do carrefour, trançado, que uso nas experiencias e "treinos" de algumas tecnicas. Ate agora o velho querreiro esta firme e forte, suportando minhas loucuras.

Mas fica a boa dica para todos que se aventuram pela bela arte do Bonsai. Paralelo a planta que pretendemos é sempre bom ter outras para brincar.

Este logicamente não é teu caso, afinal deves ter dezenas de plantas em diversos estagios, e como dizia meu falecido padrinho, o diabo não é esperto porque é o diabo, ele é esperto porque é velho.
Veja bem, não estou chamando o amigo de velho, quero dizer que tens uma grande convivencia com a arte, o que certamente facilita bastante... eheh Very Happy

Mas voltando ao pessegueiro, eu moro em Veranopolis, na serra gaucha, trabalho em um complexo de 3 usinas hidroeletricas e um dos municipios que os reservatorios atingem e que passo seguido é o de Pinto Bandeira (emancipou-se este ano de Bento), pois bem, Pinto Bandeira é o maior produtor de pessegos de mesa do Brasil, nesta epoca do ano passamos de carro ao lado de plantações quilometricas, e todas floridas, bonita cena aquele mar rosa. E é isso que me chamou a atenção e também a minha esposa, e como são elas que mandam, pretendo um pessegueiro aqui para meu pequeno pomar (já tem maça, pitanga e roma).

Abraços

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 12:36 am    Assunto: Responder com citação

que pena que seu pessegueiro morreu, Elio. eu tava acompanhando esse tópico e tava achando muito legal a evolução de sua planta. ele tava lindo cheio de frutas.
aqui em Minas é mais difícil de trabalhar com pessegueiros, por causa do clima.
compre mais mudas dessa espécie e continue.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 11:25 am    Assunto: Responder com citação

Marco, realmente a vantagem de se trabalhar com mudinhas é que vc não terá que fazer intervenções drásticas, no futuro. O duro é esperar...........rsrsrs!

Nikkei! Valeu a força. Como diz na bíblia: O Choro pode durar uma noite mas, alegria vem pela manhã (Sl.30.5)

Rafaranter, infelizmente eu sei muito pouco sobre semeaduras!

Paulo César! Valeu, esta semana já me programei a procurar nos viveiros uma muda enxertada que não precise fazer mudanças no tronco.

Abraço

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Márcio, obrigado pela atenção ao meu tópico.
Eu acredito (isso agora, antes pensava erroneamente) nós podemos e devemos ter plantas em vários estágios. São trabalhos diferentes e nos levam, pela prática, a um melhoramento pessoal na arte.
O importante é saber ( e se controlar..........rsrsrs) o que fazer em cada estágio e, em cada época, principalmente).
Embora eu tenha me tornado mais comedido, ainda cometo erros não só por trabalhos radicais indevidos como, principalmente, por desconhecimento sobre a espécie (fundamental!)

Márcio, embora no Brasil o termo velho seja encarado pejorativamente, eu ainda estou na 3ª adolescência.......hehehehehe!

Um grande abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para: