FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

I ENCONTRO BAHIA BONSAI
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> EVENTOS - ESTE FÓRUM É ABERTO POR SUA UTILIDADE GERAL.
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 28, 2009 12:19 am    Assunto: Responder com citação

Agora vamos a apresentação do Rock Júnior.
Vejam só a atenção do público.

Aqui Rock está iniciando sua palestra sobre técnicas e suas aplicações, salientando a importância de uma boa estrutura dando ênfase a conicidade. Esta planta é um fícus retusa oriundo de meu 1º Yamadori, retirei de um viaduto no Barbalho, depois de 08 anos de cultivo vi minha planta ser trabalhada pelo Rock.

Gosto muito desta planta, e no momento ela estava cabeluda por solicitação do próprio Rock que queria usar como exemplo.

Este Taxódium ele usou como exemplo de nebari, é uma planta fantástica, fiz uma poda radical a menos de 45 dias e já havia brotado todo.

A turma foi dando opiniões sobre a melhor frente. Esta foi a frente nº 1. (na realidade foi a frente projetada por mim durante estes anos todos).

Frente nº 2.

Frente nº 3.

O (*) mostra a frente escolhida por Rock, claro que explicou o pq, mostrando como o nebari era mais valorizado e que daquele ângulo valorizava mais a conicidade do tronco, no final todos concordaram com o cara, até eu, rsrsrs.

Começaram os cortes (que tesoura amolada o cara tem, rsrsr).

Falando sobre ramificação e conicidade tb dos galhos.

E o massacre continua....... não sei pq, mas cada galho que Rock cortava todo mundo olhava para mim, rsrsrs.

Vejam só o que restou de minha bela planta, depois de tantos anos de cuidado.......... kkkkkkkkk.

Dando acabamento nos cortes e aplicando a pasta cicatrizante.

Planta finalizada. Vejam meu sorriso, eu não sabia se sorria com a bela estrutura que ficou, faltando apenas trabalhar a nova copa, o que é mais fácil do que refazer uma estrutura principal, ou se chorava por ver meu fícus completamente depenado, kkkkkkkkkkk.

Projeção programada pelo Rock.

Ps. Estas duas últimas fotos eu peguei emprestadas da postagem do amigo Victor, rsrs.
Só faltam agora as fotos do Workshop.

Abraços fraternos a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 28, 2009 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!
PELAMORDEDEUS !!!!!!!!!!!
Falat o quê ?
Calar, observar e tentar copiar é o que me resta.
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
eu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 30, 2009 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

ola a todos

Glauco obrigado pelos elogios, gostei muito de estar ai com vcs e foi um grande aprendizado poder trocar ideias com todos e logicamente aprender com os palestrantes e os presentes ( o melhor ensinamento é uma boa pergunta) , ja tenho tarefa de casa, pois durante o evento percebi, mais quatro coisas que não se sabe ao certo a resposta dentro do funcionamento de uma planta como bonsai, então ja elaborei e apliquei os experimentos e espero que no máximo em 5 meses ja ter respostas conclusivas, o que será melhor pois terei mais informações para o livro (que agora acho que será em inglês mesmo e lançado fora do Brasil) e voltar a ver péssoas tão apaixonadas pela arte como você, Rock e meu mestre Sergivaldo, sinto pena pelas pessoas que tiveram a chance e ir e não aproveitaram, acho que tecnicamente nunca houve um evento tão informativo, pelo menos não que eu saiba, mas nos eventos do nordeste o repasse de informações técnicas tem sido uma constante por isso aproveito e convido aos bonsaistas das outras regiões para virem ver nossos eventos, o próximo é o da Rejane Liberal na Aldeia bonsai que tenho certeza que será muito bom.

Gostei muito de ter te conhecido pessoalmente e a sua família bem como ao Silvio e Sergio, Victor, Leo e Ricardo, sai dai com uma otima ideia dos baianos e dos rumos do bonsai ai na Bahia e me coloco a disposição para ajudar não so a vc mas a qualquer pessoa que pense em organizar um evento sobre bonsai.

Foi muito bom conhecer o Vc e Rock pessoalmente que são pessoas muito bacanas e sei que daqui para frente mais dois amigos (vc ja era), neste mundo do bonsai.

Parabens pelo evento e que ela seja o primeiro de muitos, mas que no próximo todos os bonsaistas da bahia estejam presentes.
Abraços
Pedro Torquato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 07, 2009 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Pedro,

Amigo, com certeza o prazer foi nosso em conhecê-lo e este sentimento representa a minha opinião e de minha família e de todos que participaram do evento, quem o conhece apenas por postagens de fórum não tem idéia da grande figura que vc é (eita rasgação de sêda, rsrs), uma pessoa brincalhona, bem humorada e super prestativa, as portas de minha casa estão abertas para quando vc quiser novamente comer um carajé (com camarão c/casca, Rolling Eyes ). Bom, fico muito contente que tenha gostado do evento e saiba que só foi bom em função do empenho e dedicação de vcs instrutores que se esmeraram em passar informações com tanto cuidado e dedicação, acredito realmente que quem esteve presente às aulas com certeza mudou a imagem que tinha sobre a Arte.
Cara, bom saber que se decidiu a terminar o livro e que ainda por cima ainda vai enriquecê-lo mais ainda, mas se possível deixe uma versão em português para os amigos, rsrsrsrsrs.
Abraços fraternos.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 07, 2009 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Após um pequeno período de afastamento por motivo de força maior, volto com as fotos do Workshop.
Comecemos com o Rock Júnior trabalhando esta cerejeira, Pedro (proprietário) estava todo sorridente até Rock começar a cortar, rsrsrs.

Eita alicate amolado, rsrsrs.

Cortando e explicando os motivos, sempre uma boa aula.

Alguns rostos ficaram um pouco chocados, kkkkkkkkkkkkk (mas a estrutura ficou bem melhor).

Reenvase e mais um a oportunidade para falar sobre substrato e relação com enraizamento.

O dono tb tinha que colocar a mão na massa, afinal era um Workshop, rsrs.

Por opção do proprietário esta cerejeira foi direto para um vaso do Sami.

Agora é só esperar a recuperação.

Vamos agora a algumas das demonstrações do Pedro Torquato.
Bom, pra variar um trabalho com uma Caliandra Spinosa do amigo André.
Os. Sinceramente, se André tivesse visto esta cara de alucinado do Pedro acho que ele teria desistido e pedido ao Sergivaldo para trabalhar sua planta , rsrsrsrsrs.

E começou o estrago...

Aqui explicando ao André a intenção de fazer uma redução e mudança de ângulo de inclinação.

Proposta aceita e demarcação e início dos Jin’s e Shari’s.

Olhem só a ferramenta que usaram para rachar o tronco da Spinosa, parece até com um pé-de-cabra, rsrs.

E o massacre continua...

Infelizmente não encontrei as fotos com este trabalho finalizado, mas irei manter contato com o André e depois peço para ele postar uma foto atual.
Mais uma Spinosa na mão do Pedro, só que esta era minha (lembrei da cara de alucinado dele no início do post, rsrs)

E lá vamos nós novamente no corta-corta.

Vejam isso, além de cortar a coitadinha toda ainda dá língua pra ela, rsrs.

Xiiiiiii, Pedro com uma Makita nas mãos, tadinha da Spinosa...

Vcs pensaram que ele estava satisfeito ? Negativo, ele envolveu a parte da planta a ser preservada com pano umedecido e recobriu com papel alumínio, depois me pediu o maçarico...

Olhem só a cara de prazer dele ao testar a chama... (e continua dando língua para minha planta, rsrs).

E tome fogo...

Uma boa escovada para finalizar...

Aqui o trabalho finalizado, ficando apenas a dúvida... será que irá sobreviver após todo este “carinho” ? rsrsrs.

Para não deixar o suspense eu informo que já começaram as novas brotações e logo logo estarei pondo uma foto atualizada, rsrs.
Ps. Este trabalho usando maçarico foi gravado pelo amigo Victor e que disponibilizou o vídeo no You Tube.
Segue o atalho:
http://www.youtube.com/watch?v=XQu3ZwfFttg
Bom, agora só falta o Workshop do Sergivaldo, esta semana termino as postagens.
Abraços fraternos a todos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> EVENTOS - ESTE FÓRUM É ABERTO POR SUA UTILIDADE GERAL. Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: