FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mame Bonsai...
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pô Sami, muito legal sua idéia. Pena q AINDA não possuo nenhum mame, mas com certeza esse concurso será muito interessante, nos apresentando belíssimas plantas e o q é melhor, nos passando mais informações sobre este "estilo". Parabéns amigo!
Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Penso que poderíamos fazer um concurso com julgamento popular, com certeza a maioria dos votos seriam de bonsaístas mas, poderá acontecer de um ou outro usuário da página participar. Imagino assim, veja o que acham:

1. Quando recebesse as primeiras 10 inscrições abriria uma página para votação através de e-mail com nome, cidade e CPF ou RG do votante. Não existe limite de participantes para inscrição. Poderão ser 10, 15 ou 30.

Serão postadas as fotos sem o nome do artista. A identificação será feita após o término do período estipulado.

Colocaria o nome (Somente o nome e cidade) do votante na janela da planta que ele elegeu. Todos veriam o andamento do julgamento dia-a-dia.
Teríamos assim a certeza de voto único. O CPF ou RG não iriam para a página ou seja, não apareceriam. Seria, exclusivamente, para verificação de voto único.

2. Neste caso as fotos podem ser de até 100KB. Fácil de receber e postar.

3. Cada participante pode inscrever uma árvore.

As premiações oferecidas seriam entregues pelo ofertante.
Vamos buscar prêmios entre conhecidos para serem oferecidos.

Seria muito bom encontrar uma definição correta para mame. Pedro Stumm, diz que são 15cm incluindo o vaso. Todas as orientações que vejo sobre padrões de tamanho são da base da árvore ao topo da mesma. Precisamos acertar este detalhe. Alguém que tenha algum livro com estas definições será bom para clarear o detalhe.

Gostaria de opiniões, sugestões e alterações necessárias. Após isto, organizaremos o regulamento e criarei uma página para hospedar o regulamento e após, as árvores.

Depois de organizado o regulamento definiríamos as datas.

Vamos fazer, se for do gosto de todos, com tranquilidade e cuidado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 7:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mario,

Gostei desta primeira base do regulamento. Tambem ja houvi dizer que os Mames sao ate 15cm de altura com o vaso. Ate no Concurso que haverá na Nipon Bonsai de Mames a regra de tamnho é essa tambem, porem nao sei direito, teriamos de apurar melhor. Achei muito bom a forma dos votos. Este concurso ja é uma realidade amigo. Obrigado por tudo. T+.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mario,

Olha eu aqui denovo. Gostaria de dizer algo, eu acho que seria muito bom se pessoas de outros paises pudessem votar, sei que parece absurdo, porem somente poderiam votar pessoas cadastradas no Forum, pois temos muitos amigos de Portugal e de outros paises como a Monique por exemplo, e o Vitor Verdura de Portugal e o Pedro Pires. É somente uma sugestao, opnem ai amigos. T+.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Illex, claro que poderão pois estarão acessando o site e, como disee, a participação é para qualquer usuário da home page.
Participar é que fica difícil visto que entregar a premiação é complicado por questões de postagem. Agora, se no regulamento ficar especificado que para estrangeiros ficaria impossibilitada a remessa de prêmios e, desde que aceitem, poderiam participar também.
Temos, aproximados, 35 participantes de Portugal mo Fórum.
SAMI KHOZAM
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, estou gostando da forma como vcs planejam,
é tudo muito rápido. Precisamos (acho eu) estabelecermos
datas p/ podermos dar o pontapé inicial. que acham?
Abraços
Sami
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SAMI KHOZAM
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci.......PRECISAMOS DE MAIS PATROCINADORES.......
Sami
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Embarassed Será que não dava pra incluir os shohin bonsai também Question Question Question Talvez uma categoria separada... Question Question Question

ABRAÇOS
Atila
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa... Achei essa uma ideia otima!

Agora realmente queria saber sobre o tamanho maximo da planta!
Se conta o vaso ou nao! Se realmente for 15 cm incluindo o vaso, acho que vou ter que encomendar um vaso um pouco menor com o Sami! Very Happy

Acho que a Cissa, o Ratto ou o Stumm podem esclarecer isso pra gente!

Editado pela última vez por Baduuuu em Qua Out 19, 2005 12:00 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa... Achei essa uma ideia otima!

Agora realmente queria saber sobre o tamanho maximo da planta!
Se conta o vaso ou nao! Se realmente for 15 cm incluindo o vaso, acho que vou ter que encomendar um vaso um pouco menor com o Sami! Very Happy

Acho que a Cissa, o Ratto ou o Stumm podem esclarecer isso pra gente!
Pedro Stumm
Visitante

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 6:34 am    Assunto: Responder com citação

Boa esta idéia de fazer o concurso. Terá de se pensar como fazer o controle do tamanho por foto... Não será complicado?

Quanto a classificação. A classificação dos Mame é um assunto antigo e polêmico. Algumas escolas consideram Mame aqueles bonsai com menos de 7,5 centímetros de altura. Outras escolas já consideram com menos de 15 centímetros de altura. Também é muito discutido incluir o pote quando medir a planta. Nós aqui em Joinville fazemos um concurso com mame há anos e consideramos mame com menos de 15cm de altura com vaso incluido.
O Shohin é menos de 25cm com vaso.
Espero ter ajudado.
Pedro
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Também achei super legal a idéia de um concurso nessa categoria.

A respeito da classificação quanto ao tamanho, concordo com o Pedro: é um assunto muito polêmico.

Há diversas opiniões favoráveis que esses padrões de tamanho sejam definidos pelos juízes ou comissão organizadora dos concursos. Aí também pode ser discutida a questão de incluir (ou não) o vaso na definição da altura da planta.

No link http://www.shohin-europe.com/ARTICLES-whatisashohin-bonsai.html há uma matéria bastante interessante. Em síntese, shohin é um bonsai pequeno, com altura até 25 cm de altura, medidos a partir da borda do vaso. O mame e o mini são sub-divisões do shohin, segundo o site.

Um abração,

Sergivaldo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 7:22 am    Assunto: Responder com citação

Parece que, por uma questão de lógica, a medida seja esta apresentada pelo Morten Albek, no seu site: a partir da base da árvore. Todos os padrões de tamanho são medidos a partir da base da árvore pois, medimos uma árvore e não uma árvore com o vaso. Podemos optar por um por outro mas, se pudermos definir pelo mais correto, melhor.
Vamos aguardar mais algum pesquisador de plantão.
Pedro Stumm
Visitante

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Mário
Eu discordo de você.
Partimos da origem da palavra:
Bonsai significa: "árvore em pote ou bandeja".
Portanto eu não vejo como medir um BONSAI sem medir junto o POTE ou BANDEJA. Está se medindo o BONSAI e não a árvore.

Eu acho que podemos dialogar sobre o tema, é um assunto fértil. E ainda não chegaremos a um consenso.

Se não me engano, O Bonsai Club International, considera a medida com o vaso.

É apenas mais dados para discutirmos sobre o assunto.
Pedro
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2005 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

OBA !!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

GENTEM!!!!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

ESTA DISCUSSÃO É SUPER POLÊMICA E EU ADOOOOOOORRRRRRROOOOOO QUALQUER TIPO DE POLÊMICA !!!!! Surprised Surprised Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Bem, vamos pesquisar:
Diz Vânia Fortes em seu livro Bonsai- Arte e técnica, passo a passo:....." É COSTUME TAMBÉM CLASSIFICAR O BONSAI QUANTO À ALTURA. OS MINIS TÊM ESTA INFERIOR A 15 CM; OS PEQUENOS SÃO AQUELES DE 15 A 30 CM; OS MÉDIOS, DE 30 A 60 CM, E OS GRANDES, OS QUE SUPERAM 60 CM. EXISTEM AINDA OS MEME BONSAI, DE APENAS 6 CM; E OS INCRÍVEIS BONSAI SHITO, TÃO PEQUENOS QUE PODEM SER CULTIVADOS EM UMA CASCA DE NOZ "

Acho que vale a pena ouvir esta grande pessoa que é a Vânia.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

Ir para: