|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sáb Jul 24, 2010 1:29 am Assunto: |
|
|
Oi Guilherme, a amora se propaga muito bem por estacas, pra vc ter uma idéia, fiz essas no frio de inverno( a aproximadamente 1 mês atrás) e com exceção do monstrinho, que ainda não brotou mas ainda está verde, todas pegaram rápido e já brotaram, dá pra ver muitas raízes se formando dentro das pets, que foi onde plantei, apenas com pedriscos, lavados de rio, por cima cobri com humus de minhoca.
Quanto mais grossa a estaca, mais demorada é a brotação e enraizamento, segue algumas fotos das estacas que pegaram, com uma tampinha de refrigerante em cima para ter uma noção do diâmetro, abraços.
Uploaded with ImageShack.us
Detalhe do enraizamento.
Compilação, resumindo a evolução, pra melhorar a visualização.Até rimou...
Aproveitando a deixa para postar a evolução, primeiras intervenções de direcionamento de galhos, apesar do frio, está crescendo rápido.
Desfolha básica...
 _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Editado pela última vez por hraphi em Seg Out 11, 2010 5:36 am; num total de 6 vezes |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sáb Jul 24, 2010 2:12 am Assunto: |
|
|
nossa cara na casa da minha visinha tem um pé de amora o qual eu sou tirar algumas estacas, pretendo postar aqui pra vcs verem!
até! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Diga Guilherme blz? Já coletou as estacas?, se ainda não fez, é melhor deixar o calor da primavera vir, para brotarem melhor, o frio aumentou de vez, se fizer agora, acho muito difícil pegar, tendo em vista que as minhas quase que pararam o metabolismo, e vinham enraizando e brotando bem... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 10:23 pm Assunto: |
|
|
- hraphi: Se quiser ramificar bem, escolha a altura e desfolhe ali. Para cada folha cortada nasce um novo ramo.
Estou realizando testes com uma pequena estaca aqui. Em todas as intervenções que tenho feito, o resultado tem sido positivo.
outra... nao deixe os frutos enqto estiver preparando a copa. eles costumam sugar um pouquinho da planta.
Quanto às raízes, vc terá uma bela e "cabeluda" surpresa daqui uns 6 meses.
Rega constante mas com o substrato bem drenante. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 11:03 pm Assunto: |
|
|
Obrigado por postar Laudir,
Estou deixando crescer a vontade, para engrossar esses galhos, depois vou desfolhar como sugeriu e na sequência podar curto e deixar crescer bem para engrossar. Repetindo vária vezes esse processo.
Depois que eu fizer isso umas quatro ou cinco vezes, deve ficar show.
Quanto aos frutos eu tirei muitos, a maioria, (justamente para não roubar muita energia da planta) só deixei em dois galhos e mesmo assim só alguns, pq quero que ela frutifique para ver os frutos maduros.
Agora o substrato me preocupa um pouco pq está bastante compactado, tendo em vista que não mexi no torrão da coleta para ela se recuperar rapidamente, só vou mexer daqui a uns seis meses mesmo, no mínimo, e acho que vou ter que desmanchar com água, ou existe uma técnica melhor?
A folhagem está pequena tb, pq será?, não diminui as regas, não tem sol, pelo contrário, só chuva, e as folhas já nasceram com um tamanho, aproximadamente, 33% menor que antes, ou seja diminuíram 2/3, alguém sabe o motivo? Tomara que continuem pequenas após a primeira desfolha.
Abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
Editado pela última vez por hraphi em Seg Out 11, 2010 5:29 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 27, 2010 9:31 am Assunto: |
|
|
quanto ao substrato:
Meu amigo coletou uma de um calibre mais ou menos até...
só que ele detonou tudo q é raiz. nao deixou nenhuma... só um pedaço de uns 15 cm da pivotante.
Plantei em substrato na proporção de 40% terra e 60% de areia grossa (aquelas de construção mesmo).
Tive um agradável espanto qdo eu fui fuçar... estava cheia de raizes capilares...
outro teste que estou fazendo é o seguinte... peguei uma estaca já brotada... plantei num copo feito com garrafa pet e com 4 furos embaixo... depositei este conjunto perto da torneira que vive pingando água (novidade kkk).
as raízes capilares simplesmente sairam pelos furos do fundo deste copo e fizeram um tapete branco.... tudo fora do copo...
é claro q esta experiencia é feita na sombra...
tudo experiencia... talvez lhe ajude em algo _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 05, 2010 8:59 am Assunto: |
|
|
Pra nao ficar somente em minhas palavras:
Detalhe do gotejamento (enxarcamento)
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 23, 2010 2:24 am Assunto: |
|
|
Editado pela última vez por hraphi em Seg Out 11, 2010 5:31 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 12:48 pm Assunto: |
|
|
Nossa muito bom trabalho e obrigado pela dica. no quintal da minha visinha tem uma amoreira e eu vou retirar algumas estacas e vou fazer a esperiencia. vc utilizou algum tipo de enrraizador?
Até mais e continue postando pra vermos o desenvolvimento! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 39 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Set 03, 2010 7:14 am Assunto: |
|
|
Opa opa
=P
quero mais atta qui.. e como esta o monstrinho?
Vou pegar umas boas estacas de amora este final de semana
abraços |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 03, 2010 12:48 pm Assunto: |
|
|
Pois é Vhalveruth, o monstrinho infelizmente não brotou nada e secou o tronco, regado com tiamina e no mesmo processo de recuperação dos demais, mas acho que sei o que deu erado, o mosntrinho era muito grande e não coube todo dentro da garrafa pet, ficou enterrado só a ponta e desidratou, no processo de estaquia o ideal é enterrar dois terços da estaca, justamente para evitar essa desidratação...
As outras estacas seguem firmes e fortes, inclusive já fiz intervenções e tudo, retirei com o maior cuidado das garrafas pet, quase uma cirurgia pois as raízes estavam muito frágeis ainda , cortei as pets com dremel e replantei com muitísimo cuidado mas não é recomendado, fiz só para trabalhar nebari desde cedo, replantei em cima de tampas de achocolatado, para ficarem bem radiais.
A planta principal no último post;
e atualmente;
Estaca 1 , antes;
e depois;
Atualizando estaca 1...
Estaca 2, antes;
E depois, com escolha de uma nova frente;
Editado pela última vez por hraphi em Seg Out 11, 2010 6:01 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 4:25 am Assunto: |
|
|
hraphi, ainda não coletei as estacas, vou seguir seu conselho de colhé-las na entrada da primavera.
Vc usou tiamina nestas estacas?
estou pensando em utilizar o suco de erva tirica, alguns dizem que funciona bem.
Até mais! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Set 07, 2010 11:50 am Assunto: |
|
|
Com amoras tem segredo não
é so colocar a estaca na areia ou ate mesmo terra e molhar
de 20 a 30 dias esta enraizado e brotando. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:38 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o Tópico do Hraphi coloquei esta foto de uma das minhas amoreiras tem 02anos ,aqui ela esta amarelando as folhas ,a foto foi tirada no outono,não é uma brastemp mas funciona.......
 |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 4:52 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Luz escreveu: | hraphi, ainda não coletei as estacas, vou seguir seu conselho de colhé-las na entrada da primavera.
Vc usou tiamina nestas estacas?
estou pensando em utilizar o suco de erva tirica, alguns dizem que funciona bem.
Até mais! |
Usei Tiamina sim, mas amora é tão fácil de pegar que acho que nem precisava, abraços. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|