FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Gigante Desconhecido
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 10:14 pm    Assunto: primavera Responder com citação

Caros colegas: esse fim de semana, eu e um colega, o Glauco, coletamos uma primavera. após certo trabalho, conseguimos finalmente encaixotá-la. gostaria de obter opinões e sugestões dos colegas, sobre qual o melhor trabalho a fazer com essa plantinha.
Penso, no futuro, em escarvar o tronco, ocar uma parte para causar um impacto visual, ao mesmo tempo em que reduzirei o tamanho. tiramos bastante na base, mas ainda deveremos reduzir a altura final. toda sugestão é bem vinda.

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21946&pid=620231&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21946&pid=620156&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=617164&size=3

Considerando o local de onde a retiramos, creio ser uma planta com idade entre 40 a 50 anos. não medi ainda a circunferencia do tronco na base, mas pelas fotos podem ver que é imensa. construimos um caixote reforçado para conte-la e plantamos usando somente areia grossa lavada. não havia galhos grossos quando da retirada, mas a brotação era intensa. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba Nicky, isso que é pescar um peixe grande...

Acho que aí você tem muitos caminhos e acaba se tornando pessoal... por exemplo, se fosse minha, pela primeira foto, eu serrava a parte da direita, reduzindo a altura dela, e esparava formar a copa... ou quem sabe, esperaria formar a copa antes de decidir... apesar de que você já viu ela com a copa formada, não foi?

Acho que essa espécie necessita cuidados na cicatrização, pelo tamanho da área de corte...

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

nussa....
Bota peixe grande nisso...

Mas ela nao ficou com pouca raiz nao?
Pra esse tamanho acho que tem que ter mais...

Mas de qualquer forma boa sorte e parabens....
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 11:25 am    Assunto: Responder com citação

Fala Nicky!!!!

Esse aí também é um gigante, hein! Só que é conhecido! Rsss

Brincadeira...

Muito legal seu achado! Parabéns.

Até mais,

Orlando (Lando)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Nick!

Acho que vai dá um mame legal!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing

Brincadeiras à parte, trata-se de um escelente material.

Bem, consederando que a bougainvillea pega fácil a partir de estacas, creio que você não terá problema na recuperação dessa planta.

Você plantou com esse volume de raízes (ou o que sobrou delas) ou reduziu um pouco mais. Na minha opinião. eu reduziria para caber num vaso proporcional ao tronco (futuramente).

Uma alternativa oara estimular o surgimento de raízes finas seria fazer perfurações na base da planta e colocar algum hormônio enraizador, AIB por exemplo. Quando a planta estiver recuperada e as raízes bem desenvolvidas, então a parte de baixo poderia ser eliminada. O uso de uma pasta cicatrizante, principalmente nas raízes grossssssas , é fundamental, pois evita o apodrecimento das mesmas..

Também esperaria a resposta da planta em relação à copa. Quando estiver com bastante galhos, mais opções, aí sim, definiria o que ficar e o que eliminar.

Um abração,

Sergivaldo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Mame, huaueaheahaehe,

Fala Nick,

Cara que achado hein, ta de parabens meu. Muito bontia irá ficar, assim tambem ja to achano ela linda. Flw amigao!!!

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 4:29 pm    Assunto: primavera Responder com citação

Valeu colegas, pelas excelentes opiniões. agradeço a todos. quanto às raízes, realmente cortamos bastante, mas ainda ficaram muitas. como disse o Sergivaldo, essa planta pega fácil e ausencia de raízes não é problema.
Quanto a copa da planta, quando a encontrei ela estava dessa maneira, alguem havia serrado anteriormente a parte aerea. estava com brotação nova, mas curta, o que retiramos para facilitar nosso trabalho.
depois dessa tiramos outras duas, cujas fotos postarei oportunamente. claro que nenhuma desse mesmo tamanho, mas igualmente proporcionadas.
o tronco poderá ser escavado, ao inves de cortado. o interessante não é reduzir o tamanho e sim tornar a planta mais atrativa. jin e shari não estão descartados. o futuro irá mostrar o que será melhor para fazer.
Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pozzana

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 12:40 am    Assunto: Responder com citação

Como andará essa planta hoje??
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
leonardo santana

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Por acaso, você já pesquisou algum tipo de (guamirim), existem muitos que se parecem com sua planta, que por sinal esta muito bonita e bem encaminhada!!

o fruto se parece muito com esse aqui http://www.flickr.com/photos/tatinski/3491663165/lightbox/
mas as folhas já são diferentes

nesse caso eu achei folhas e frutos parecidos ( Marlierea neuwiedeana ) http://www.flickr.com/photos/plants_of_russian_in_brazil/3614082533/lightbox/

espero que o tenha ajudado de alguma forma.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

novamente a pergunta:

como andara a planta hoje?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo W.M.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Sem palavras. Shocked
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: