|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 10:01 am Assunto: |
|
|
Galera,
agora acho que não perco mais este fícus, algumas brotações, raízes saindo pelos lados e o corte está estabilizado. Eu voltei a planta pra dentro de casa, porque ao final da tarde o tronco ficava muito quente. E também as raízes que estão saindo pelos lados do engradado, estão morrendo porque não encontram terra. Alguém aqui disse que o sombrite que segura a terra no engradado ajudaria as raízes, mas elas saem pra fora e morrem. Para solucionar o problema, pensei em passar algumas camadas de plástico pvc, aqueles para embalar comida, ao redor do engradado, e voltar a planta ao ar livre.
Em comparação a outros fícus, o crescimentos está muito lento e somente de um dos lados. Acho que é porque está dentro de casa, mas estou com receio de perder estas brotacões se colocar a pleno sol.
Fiquei frustrado porque não há brotações perto dos cortes, onde eu tinha imaginado o ápice.
O que acham?
 |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 12:21 pm Assunto: |
|
|
Flávio, não se preocupe com as raizes que saem do engradado, pois quando elas secam, promovem o surgimento de novas raizes dentro do substrato, aumentando a massa de raizes proximo ao nebari, aliás, quando fazemos a dobradinha "ecorredor e mamadeira, é justamente isso que fazemos: deixar as raizes do fundo do escorredor irem para a bacia (que depois serão cortadas) e as que saem pela lateral do escorredor, morrem e promovem ramificações nas raizes que estão no substrato.
Boa sorte com seu ficus...
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 12:24 pm Assunto: |
|
|
Outra coisa, tente ri virando seu ficus para que ele receba sol em toda a sua volta, pois o sol estimilar a brotação, e provavelmente as botações começaram justamente no lado ensolarado, certo?
Quanto à altura das brotações, já tive muito esse problema, de nascerem brotações muito baixas...uma saida é "enterrar a plnata até a altura em que quer as brotações, comigo funcionou!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:19 am Assunto: |
|
|
Paulo Henrique,
Obrigado pelas dicas,
O crescimento dos brotos está devagar, quase parando, noto um crescimento sim, mas é muito lento. Imaginei que podia ser porque as raízes que crescem dos lados estão morrendo, porque não está num recipiente fechado.
Quando vc disse que as raízes dos lados vão morrer e então forçar o crescimento de outras, interiores, me lembrei que eu quase não deixei espaço para o crescimento das raízes neste recipiente. Mesmo sendo grande o pote, o corte das raízes foi feito apenas para caber no engradado e também não desenrolei o bolo de raízes. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:26 am Assunto: |
|
|
Código: | Paulo Henrique,
Obrigado pelas dicas,
O crescimento dos brotos está devagar, quase parando, noto um crescimento sim, mas é muito lento. Imaginei que podia ser porque as raízes que crescem dos lados estão morrendo, porque não está num recipiente fechado.
Quando vc disse que as raízes dos lados vão morrer e então forçar o crescimento de outras, interiores, me lembrei que eu quase não deixei espaço para o crescimento das raízes neste recipiente. Mesmo sendo grande o pote, o corte das raízes foi feito apenas para caber no engradado e também não desenrolei o bolo de raízes. |
relaxa brother, isso vc resolve no proximo emvase, só adiantar um pouco ele pra não ter prejuisos com o nebary no futuro, dentro de um ano talvez.
mas da proxima vez, pode cortar raizes sem medo, arrisco dizer que cortei 80% das raizes dessa planta;
e ela ta vivinha e feliz aqui em casa
pra adiantar esse crescimento, agora sim seria um bom momento pra colocar a planta em sol pleno!
já mostra sinais de recuperação, com os novos brotos... tem mais de 30 dias da poda de raiz que foi muito leve, portanto... SOL, ainda não recomendo adubação para que os entre nos não fiquem muito compridos, dificultando a estilização um pouco mais pra frente.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 18, 2010 8:03 am Assunto: |
|
|
Fiz uma nova mudança para um recipiente que julgo mais adequado para minha situação.
Fiz por vários motivos, e ao final do transplante, vi que fiz o certo.
Foi muito difícil cortar a raiz principal, de fora a fora, levei muito tempo porque a planta é muito pesada. Achei que seria só levar numa madeireira e eles cortariam num segundo, mas em todas que levei eles se recusaram a cortar, por causa da terra na raíz.
Cortei 5 centimetros da pivodante. Agora está com 10 cm.
Vou mantê-la dentro da casa por um tempo, até que comece a brotar novamente, se brotar...
Sei que arrisquei demais, mas se deixasse pra reduzir após formar a copa, com certeza eu não conseguiria fazer sem quebrar os galhos, por ser muito grande e ter que cerrar manualmente. Isso iria danificar os galhos.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 18, 2011 5:23 pm Assunto: |
|
|
Preço ajuda aos mais experientes para sugerir uma poda neste fícus. O que devo fazer agora? Não tenho idéia de como conduzir. Ouvi dizer que fícus não aceita madeira morta, é isso? Como tratar os cortes adequadamente, já que a parte de cima apodreceu. Qual sugeri uma projeção ? Infelizmente so tenho estas fotos.
Vale a pena comprar um vaso grande, quero dizer, não quero correr o risco de comprar um vaso tão grande e posteriormente perder a planta. Corro este risco por causa da madeira podre nos cortes?
A planta não está tomando sol direto, tem uma cobertura de plástico no local, por isso as folhas estão grandes.
 |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
está bem frio aqui, mas comprei um vaso mais adequado para este ficus, então posso fazer um falso transplante agora? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 5:40 pm Assunto: |
|
|
Poder pode, mas eu esperaria a primavera agora, mesmo porque está pertinho...
Ela está bonita! Eu optaria por um estilo hokidachi e cuidaria desta madeira que já está apodrecendo. No meu, parecia igual ao seu, eu pensava que era só na parte do corte, mas fui retirando e já tinha descido uns 2 cm. Cuidado...!
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
Há duas semanas fiz uma poda, tentando uma triangulação. Os galhos cresceram apenas de um lado e estou tentando aumentar a ramificação do lado esquerdo.
O vaso que pretendo colocar é este, mas é oval,então terei que cortar um pouco da raíz.
Como devo cuidar desta madeira morta?
Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 8:30 pm Assunto: |
|
|
Ola Flavio ...
Calma , paciencia ....Este projeto tem apenas 7 meses , ainda é muito recente para vc estar preparando a planta para um transplante novamente ...
Quando a primavera chegar , em agosto/setembro faça uma desfolha parcial , mantendo algumas folhas me cada galho . Feito isso fotografe e mostre para que possamos ajuda-lo na escolha dos galhos .
Vc deverá escolher apenas alguns deles , mantendo os que estiverem em posições ideais , o mais radial possivel . Geralmente surgem varios galhos no mesmo ponto , o que deverá ser corrigido mantendo apenas um em cada direção . Esta profusão de galhos não mostra primor ou tecnica, apenas uma planta bem cuidada .
Depois de escolhido os galhos vc irá aramar e baixar tentando um angulo de 90 graus em relação ao tronco aproveitendo para forçar leves movimento simuosos neles . Nada de transplante ou falso transplante , mantenha onde esta e caprixe na adubação por mais um ano , apenas fazendo podas de manutenção e eliminando os brotos indesejados .
Troque os arames a cada 60 dias para que não marquem demasiamadente os galhos , mas não deixe de recolocar para que os galhos não percam as formas sinuosas que vc imprimiu no começo ..
Em agosto/setembro de 2012 os galhos primarios escolhidos estarão bem mais grossos e proporcionais aos troncos , será a hora de corta-los novamente mantendo apenas as primeiras bifurcações o que dará inicio aos galhos secundarios ...
Neste momento começe o trabalho nos cotos { pontas dos troncos } que já estarão bem secos e prontos para serem corrigidos , na tentativa de dsfarçar os cortes feitos com serras vc devera trabalhar com formões ou refificas transformando os crotes retos em shari, ou seja dando a aparencia de que os troncos foram rachados por acidentes naturais.
Creio que dado ao tamanho das cicatrizes o chefamento integral levará uns 10 anos , intão a melhor opção a meu ver será trabalhar para que os cortes fiquem mais apresentaveis e se tornem um atrativo no seu bonsai .
Mais 1 ano com os mesmo procedimentos e teremos os galhos terciarios.
Mais 1 ano e teremos as ramificações finas que formará a copa cheia e frondosa do seu ficus ...
Creio que em menos de 5 anos terá um belo bonsai pronto para ser envasado num vaso oval na cor terracota ou num tom mais forte como azul cobalto contrastando com o verde da copa ..
Concluindo todas as etapas com calma e cuidado terá um trabalho mais harmonioso e muito mais tecnico .
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 3:45 pm Assunto: |
|
|
DEPOIS DA PODA
o sISTEMA DE PODA PARA ESTE FICOS É NA BASE DA TOSA GERAL, SEM MUITOS MIMOS.
O QUE ACHAM???
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 5:46 pm Assunto: |
|
|
Nossa, com certeza um belíssimo material, vai dar o que falar.
Acompanhando. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 02, 2012 10:49 pm Assunto: |
|
|
Alguém tem uma ideia de quanto posso pedir por este ficus?
Acho que vou vendê-lo, por falta de espaço, mas não sei o quanto valeria. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|