FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primeiro Bonsai - Shimpaku (Atualizado 27/09)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Se na caixinha informa 1 colher de café para um litro de água, para o bonsai faz uma colher de café para dois litros de água, como nunca fiz o falso transplante o pessoal mais experiente pode informar se deve adubar e com que prazo!

Abraço!

Nicolau Copérnico
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nightblood

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 9:27 am    Assunto: Responder com citação

Eu to ligado no esquema de diluição Luiz...minha dúvida maior era se realmente tem q usar metade da dose, mesmo sendo, aparentemente, tão pouca. Mas tipo...vamos dizer q eu dilua essa colher em 2 litros...eu fico usando essa agua pra regar até acabar os 2 litros? ou o tanto que eu usar na primeira rega é o tanto q vai ficar e o resto jogo fora? ou uso todos os 2 litros "lavando" o solo?

Att.
Felipe
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 11:11 am    Assunto: Responder com citação

Felipe, faça o transplante e não precisa adubar agora. A planta precisa se adaptar à tua região, já que ela veio de região com clima bem diferente do teu.
O falso transplante irá desafogar as raízes. Daqui um mês use o adubo, metade da dose. O que não usar, joque fora (ou em outras plantas, horta, jardins, etc.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nightblood

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Uhm...ok então Elio...vou buscar fazer o falso transplante então.

Att.
Felipe
nightblood

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2011 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Nunca pensei que fosse tão difícil achar um vaso para Bonsai aqui em Itabuna...rodei todas as lojas possíveis e impossíveis e não achei nenhum! Quanto mais, maior que o meu, q tem uns 21x28x10 cm...=S
Acabei não fazendo o falso transplante ainda, porque em uma das lojas, o dono disse que tinha feito o pedido e que estava aguardando chegar, e eu nao queria fazer o falso transplante para uma bacia ou vasilha qualquer...
Acabei de adubar ele...completou 1 mês que ele está em minha mão, e apliquei um adubo N-P-K 10-10-10 nele, na metade da dose que o fabricante recomenda, que era de uma colher de chá para 1 litro de água...coloquei então, meia colher em 1 litro...
Espero que dê certo em meu bonsai...

O adubo utilizado foi: Fertilizante Mineral Misto para Orquídeas - Vitaplan - Fórmula 10-10-10 - Farelado

Apliquei agora à noite seguindo recomendações do fabricante, mesmo sendo referentes à orquídeas...fiz certo?

Att.
Felipe
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2011 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Kara vaso maior, qualquer vaso, destes de R$ 1,99 de plástico, ou numa bacia de 30, por 15 de altura e não vaso de bonsai. Coloque no fundo brita moída e depois o substrato pedrisco e areia grossa sem peneirar, para deixar bem drenante. se for na bacia fure para não encharcar as raízes.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
nightblood

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2011 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

é Leao...eu queria vaso de bonsai, tanto pela estética quanto por espaço, já que deixo ele no meu quarto, durante parte do dia...mas pelo visto, vou ter q fazer algo do tipo mesmo...pq aqui tá dificil...
nightblood

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

E a adubação que eu fiz, está correta?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

10-10-10 está de bom tamanho. Sendo farelado não era para aplicar 01 colher por litro de substrato? ou litro de água?
Se é litro de substrato não é para diluir em água, apenas colocar nas bordas do vaso.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nightblood

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Elio...é farelado sim...mas mandava dissolver em um litro de água e aplicar. Mas como eu disse, ele vem dizendo que é pra orquídeas, então provavelmente as instruções devem ser pra orquideas. Por isso fiquei na dúvida se a forma de aplicação para Bonsai seria a mesma. Mas fiz assim, agora é esperar. Ele já tava cheio de brotos, agora, to com a impressão de q surgiram outros. Mas deve ser o psicológico mesmo...hehhee...mas demooora pra crescer...realmente é de crescimento ultra-lento, como diz na net...hehehhe
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 10, 2011 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza, a questão de "comercialmente" colocarem: Adubo para orquídeas ou adubo para bonsai, ou adubo para sei lá o que, na realidade, para as plantas, pouco importa.

10-10-10 serve para qualquer planta. É a formulação mais básica! É o nosso "feijão com arroz"

Outras formulações, com micronutrientes inclusive, entram nos detalhes das necessidades individuais de cada espécie e nas épocas certas do ano. São os complementos dos "pratos de comida" de cada planta.

abraço

nightblood

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Já tem alguns dias que apareceu uma espécie de "pó branco" sobre as raízes (ou nebari..nao sei...hehe) expostas do meu Bonsai...acabei relaxando pq, mesmo sabendo q poderia ser fungo, preferi achar q nao era, então, dava umas esfregadas com o dedo, sumia o branco e pronto. Passava um ou dois dias tava lá de novo. Será q é fungo mesmo? Como tratar? Quais as consequencias disso pro Bonsai?

Att.

Felipe
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe, pode ficar tranquilo! Normalmente ou é água da concessionária com muito cal ou do adubo mesmo.

abraço

nightblood

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 4:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Elio...do adubo que eu apliquei, nao foi...pq já estava lah antes de eu aplicar. Sobre a água, pode ser...mas isso traz algum prejuízo pra planta? Como contornar? Usar água filtrada naqueles filtros de carvão ativado ou água mineral é uma boa?
Engraçado que fica só sobre o nebari e rente à base do tronco...
Se for por adubo, só se forem de adubos utilizados pelo pessoal de Holambra, que não sei quais foram...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza água filtrada ou mineral ou mesmo da chuva é melhor do que água de concessionária, por conta da Cal e Cloro que são adicionados.
Porém depende da concessionária, se ela usa muito ou pouco produto químico para fazer a correção.
Na minha cidade, Curitiba, uso água da concessionária há 8 anos, sem problemas.

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para: