|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 8:42 am Assunto: |
|
|
Natália! Boa sorte na caminhada! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Nathalia C 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 10:23 am Assunto: |
|
|
Sobre o clima é verdade Marco,obrigada mais uma vez!  |
|
|
 |
Capasciuti
Registrado: 02/10/08 Mensagens: 68 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 11:24 am Assunto: |
|
|
Marco,
sobre minha frase, não tive a menor intenção de ser ironico... apenas uma brincadeira, não sabia que seria interpretado desta forma, mas... como sempre penso, tenho que pensar muito no que escrevo pois escrever é muito diferente que falar ao vivo.
De qq forma, peço desculpas se transpareceu ironia da minha parte.
Apenas gostaria de colocar que estou sentido que vc quer que seu metodo de trabalho vire lei não aceitando opniões contrarias. Talvez isso tenha feito com que seu julgamento sobre minha frase fosse equivocado, pois já esta lendo as coisas na defensiva... Uma vez que estamos num forum, acredito que precisamos aprender a falar, ouvir, digerir e absorver o que presta e julgar importante.
No meu entendimento não existe verdade absoluta, muito menos o dono dela. Não estou falando que seus principios de como conduzir as plantas esta errado, apenas não faço com as minhas por ter outra linha de raciocinio... simples assim....
Como disse, não gostaria de ver um pinheiro meu com mais de 40 anos de idade secando porque não esperei 3, 4, 5, 6 meses, 1 ano, para fazer uma intervenção tentando quebrar paradigmas. Meu prazer e fazer bonsai e não dizer que faço transplante de pinheiro negro em pleno verão.
Bom, vc é uma pessoa inteligente e sabe bem o que estou escrevendo. Vou parar por aqui, pois tenho receio de ser mal interpretado novamente.
Um grande abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 11:50 am Assunto: Pinheiro |
|
|
Tudo bem, não vamos criar atrito!
As farinhas que misturo, prorcionam níveis de NPK 05-16-18 e alguns micronutrientes que ainda não me atrevo a relatar quais e em qual proporção!
O assunto é polêmico. Se tratando de um pinheiro negro, sensível ao toque. Pergunto: Quando Natália, moradora do Ceará, poderá mudar sua planta para um escorredor, sendo que ela não dispõe da temperatura do inverno? Bom acho que vai ter que adaptar uma câmara frigorífica transparente como viveiro....
Desculpem alguma coisa, não sou dono da verdade em hipotese nenhuma, mas estou sempre disposto a descobrir novas verdades. Se isso não fosse possível, estaríamos fazendo fogo com os pauzinhos ainda! Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Nathalia C 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 12:01 pm Assunto: |
|
|
Realmente pra mim que moro no Ceará é meio complicado,porque a época menos quente daqui ja começou,vou tomando os devidos cuidados com ele,para que eu não corra o risco de perde-lo.então devo deixa-lo no vaso que esta?devo aduba-lo?quando ele chegou veio cheio de matinhos,arranquei todos e percebi que tem raiz por todo o vaso,raizes bem pequenas,isso é normal?não devo coloca-lo em um lugar maior? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 2:32 pm Assunto: Pinheiro |
|
|
Oi natália! Melhor deixar como está, o pinheiro negro dizem que o transplante é feito entre 5 e 7 anos, não tenho um a todo este tempo. Quando comprei o meu, logo em seguida mudei e era dezembro com temperatura de 12 graus, dei sorte! Esperemos por alguém que entenda de Pinheiros negros e tb do clima de sua região.
Como o colega mencionou e vç é iniciante, adube com osmocote, será garantido!
As raízes é normal, elas vão ocupando todo vaso até não dar mais! Até mais! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Capasciuti
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 3:42 pm Assunto: |
|
|
Nathalia,
Anote o telefone abaixo e entre em contato com Mestre Hidaka. Na minha opinião, vc não irá encontrar pessoa que conheça mais de pinheiros no Brasil.
Talvez ele possa te ajudar nas duvidas.
(11) 4416 1038
Acredito que, pela pessoa que ele é, terá muito prazer em ajuda-la caso saiba responder suas perguntas.
Se falar com ele, não esqueça de postar aqui para aprendermos um pouco mais.
Abraço! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 5:20 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal. Em especial, a Natália!
No trato com o reino vegetal, temos que ser racionais e práticos. Digo isso no que diz respeito ao cultivo e não à arte!
Cultivar PN no nordeste é a mesma coisa do que cultivar Calliandra depauperata ou Acerola aqui em Curitiba, a 980 metros de altura do mar.
A planta sofre, não se desenvolve e acaba morrendo.
Digo por experiência própria. Comprei A depauperata aí da Rejane (Aldeia Bonsai) e ela sobreviveu por um ano.
Ganhei sementes; não germinaram.
Entretanto, pelo frio da região sul, o Pinheiro negro tem excelente desenvolvimento. Tem que fazer força para matá-lo!
Assim, Natália, mesmo "tirando o pó dourado das asas da tua borboleta", o fato é que o teu PN tenderá a apenas sobreviver. E isso com toda a dedicação que vc puder dar a ele.
Trata-se apenas não alimentar um sonho que poderá ser frustrado.
PN gosta de frio e sol (não calor!)
Mesmo a azaléia não é uma das espécies mais indicada para a tua região, já que ela gosta de frio.
Vc tem aí excelentes espécies para se fazer bonsai (fico até com inveja):
Callianda depauperata, pau mulato, Calliandra spinosa, etc, etc.
Quanto às época para se fazer intervenções mais radicais nas plantas (transplante, poda radicais, aramagem, fazer Jin e shari) aprendi no couro a respeitar as épocas.
Às vezes tenho uma recaída (rsrsrsrs!) mas ai me cerco de muitos cuidados para que planta sofra o menos possível e não interrompa seu ciclo vegetativo (ET.: Toda intervenção é um trauma para uma planta).
Outra coisa, o Marco diz que às vezes foge do ortodoxo como tentativa para novas descobertas.
Isso é perfeitamente válido pois abre um leque de novas e, às vezes, viáveis opções.
Porém, por conta e risco de cada um.
Fiz muito disso, hoje continuo fazendo, exceto naquilo que já foi consagrado como certo e que, num tempo remoto, alguém já trilhou o caminho das pedras.
Recentemente, se algum de vcs já viu, fiz uma postagem sobre uso do AMINOMIX.
Meses atrás surgiu uma febre de se usar AMINOMIX (conjunto de vários aminoácidos, usado para animais)
Alguém usava e dizia maravilhas.
Resolvi fazer o seguinte:
Comprei 10 plantas iguais e comecei do zero. Podando, transplantando e usando vários tipos de adubos (Biofert, Osmocote, AMINOMIX) em dois tipos de substrato.
Fui fotografando durante 7 meses e postando as fotos aqui no fórum.
Sem precisar dizer, as imagens mostraram que AMINOMIX não é adubo para bonsai. Foi o pior resultado. As plantas ficaram iguaizinhas àquelas que não coloquei adubo nenhum.
Marco, Capasciuti, Natália.....um grande abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Capasciuti
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 6:00 pm Assunto: |
|
|
Elio,
em poucas palavras eu iria colocar isso que vc explicou mas fiquei com um pouco de receio por não dominar totalmente o assunto... talvez por isso devo ser um pouco mais conservador... quem sabe daqui a alguns anos....
Mas fiquei pensando nisso mesmo... devido a não existir períodos de frio no Nordeste, principalmente no Ceará, talvez o PN não seja uma planta para ser cultivada lá.
Cheguei a essa conclusão levando em consideração o Acer Vermelho (Acer Artropurpureum)... mas não expus por insegurança... desde que comecei com esse negócio de Bonsai, sou apaixonado por essa planta, mas já vi que na minha região não vai (e olha que estou no sudeste e nem faz tanto calor assim)... já ai no sul, ficam lindos, então acabei desistindo....
Olha só ai em baixo que maravilha que tenho que me privar, mas... temos outras igualmente lindas para cultivar....
Abraço a todos!!

Editado pela última vez por Capasciuti em Qua Mar 07, 2012 12:32 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 6:59 pm Assunto: Mario |
|
|
Realmente o nosso país é grande, cada região com suas peculiaridades. Abç Élio e galera do fórum! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 8:21 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Capasciuti e Marco!
Devemos nos conformar com as limitações que o clima nos impõe, sob pena de ficarmos dando murro em ponta de faca!
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 10:35 pm Assunto: |
|
|
Só para aumentar as dúvidas rsrsrsrs...rsrsrs... Será que esta planta da Nathalia é um pinheiro negro? Estou achando que é um pinus elliotti, taeda, ou outro destes cultivados em escala comercial... Porque minha dúvida: as agulhas são meio longas, a coloração é de um verde mais claro, e não tenho notícia de pinheiro negro sendo vendido nestes vasinhos de mausai e sem nenhum trabalho de tronco...(se eu não tenho visto não significa que não haja, é claro...)
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 3:08 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Gostei da discussão, e como eu gosto de assuntos polêmicos, mas sem querer entrar nas peculiaridades da espécie, eu vou tentar repassar algo que eu andei lendo, não sei onde.
De memória é difícil lembrar exatamente o que o texto dizia, mas ele traz que, em geral, não é o frio o que faz a planta mudar seu ciclo de vida, mas o tempo de luz solar.
O tempo de luz solar varia, independentemente da nossa localização no globo terrestre, entre o inverno e o verão. Claro que à medida em que nos afastamos da Linha do Equador, essa diferença aumenta, chegando a lugares, nos polos, onde no inverno a noite dura entre 4 e 6 meses e o dia tem a mesma duração (contando-se o tempo de exposição solar, é claro).
No entanto, as plantas percebem essas variações, mesmo que mínimas entre o tempo de luz solar do inverno e do verão, que, como citei acima, ocorre também no Norte/Nordeste do nosso país, e é um dos responsáveis por haver estação chuvosa e estação seca nessas regiões, a pesar de as temperaturas permanecerem altas.
Só para ilustrar o porque das diferenças de tempo de luz solar entre as estações, segue abaixo essa imagem:
Bom, não sei se essas noções se aplicam ao pinheiro negro, foco da discussão, mas fica aí a dica para a maioria das espécies, para os criadores do Norte/Nordeste que têm dúvidas quanto às melhores épocas para as intervenções.
Abraços a todos. |
|
|
 |
Nathalia C 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 6:31 pm Assunto: |
|
|
Pessoal obrigada pela ajuda de todos,pelo interesse de me explicarem melhor sobre meu PN.Quando comprei ele nem sabia muito sobre ele,por isso perguntei aqui no forum se era um pinus como o rapaz que me vendeu havia me dito,não sabia que não era adequado para o clima daqui,achei ele lindo por isso comprei,foi mas por impulso,vou fazer de tudo para não deixar ele morrer,agora aprendi a lição,não se deve comprar PN aqui rrsrrs.Elio sobre a azalea que pena saber que elas não se dao muito bem aqui,hoje fui em uma feira de plantas que tem aqui e vi umas mudas de azaleas lindas ja com o tronco grosso,falei ate com o rapaz que depois iria pegar,queria fazer um bonsai,o rapaz disse que ele tem na casa dele mas devido ao clima daqui as flores são poucas,estou pensando em comprar para ver no que da.Procurei muda de caliandra rosa e achei apenas uma senhora que vende,irei comprar,acho muito lindo bonsai de caliandra.Também queria um bonsai de acer,mas devido ao clima daqui......se eu comprar as mudas postarei as fotos para vocês me ajudarem.
Abraços para todos vocês que tem me ajudado até agora.  |
|
|
 |
Nathalia C 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 5:25 pm Assunto: |
|
|
Boa atarde pessoal,aqui começou a chuver ontem,o tempo esta frio,percebi que ha nova agulha nascendo no meu PN,isso é um bom sinal?ele esta mais verde. gostaria de pedir ajuda para vocês,aqui perto de casa tem uma árvore não muito alta com umas flores bonitas meio alaranjadas,não sei que espécies é,queria pegar um galho dela para fazer estaquia,como posso proceder?obrigada! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|