|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Jul 17, 2012 6:41 pm Assunto: mini roseira |
|
|
OLa reis, por incrivel que pareca com dois anos de bonsai ainda nao domino a tecnica de aramar como o pessoal faz entao tenho minha prooria tecnica que e de colocar o arame juntor com o galhor ou como dizem os gauchos,apar...... E depois amarro com barbante ou linha de custura pois assim nao marca a planta mas uso arame que compro nas feragens aqueles que vendem em rolinhos quando nao tenho uso arame de cobre mesmo algumas plantas ate consegui aramar como e o certo mas omefeito final sempre consigo.Deu uma olhada no meu araca que postei em minha arvore e sua opiniao?
Abracos |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

Registrado: 27/03/12 Idade: 34 Mensagens: 126 Localização: Areado-MG
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2012 4:32 pm Assunto: A T U A L I Z A Ç Ã O ! ! ! |
|
|
Passados oito dias da ultima atualizaçao, resolvi aproveitar o inverno aqui do sul de minas e transplantar..
Areia grossa + esterco...
faltou um pouco de substrato pra igualar ao nivel do torrao.. completei com terra adubada q comprei pronta na floricultura..
Agora é deixar virar moita e adubar daqui 45 dias!
Abraço _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Tenho Azaleia também mas não cabe, rs
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 16, 2012 1:45 pm Assunto: A T U A L I Z A Ç Ã O ! ! ! |
|
|
Olá galera!!
Hoje, dia 16/08 venho aqui pra postar fotos atualizadas da roseira, floriu! passaram-se 26 dias desde a ultima atualização!
As vezes fico pensando, será que roseira dá bonsai? pq ACHO que ela é uma planta que sempre sofre podas para influenciar novas brotaçõs e botões, e isso fará com que ela sempre modifique sua forma.. Faz sentido???
Ela foi transplantada pra bacia com areia grossa + esterco + uma camada fina de terra por cima no dia 21/07, desde então estou regando um dia sim, um dia não, toma sol das 9h as 17h, to deixando virar MOITA pra desenvolver.. no prox inverno faço a seleção dos galhos, to no caminho certo mestres, ou é ilusão isso aqui? hahaha mas meus planos seriam estes, mas se possivel, com uma COPA:
http://bonsaisbecker.files.wordpress.com/2010/10/roseira-ii1.jpg?w=500&h=500
http://www.damaplantas.com.br/site/images/stories/planta_mes/primavera/bonsai/bonsai-2.jpg
Esqueci de fotografar mas ela nasce a partir de um tronco mais grosso que apresenta um toquinho de madeira morta.. pensei em deixar essa parte de fora da terra..
A dúvida é:
Deixo crescer livremente ou ja faço a seleção dos galhos? pq notei q o crescimento dela nao ta mt direcionado pro lado da cascata e sim no ponto mais alto da planta, que é o que naturalmente acontece... _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 10:04 am Assunto: mini roseira |
|
|
Ola reis linda sua roseira esta no caminho certo agora e so escolher la no comecxo da planta um galho pra dar continuaçao pra cima e formar uma nova compa entende proximo a primeira rosa.podes deixar ela crescer livre e aos poucos de precisar vai podando ela.Nao vejo hora daminha florescer.
Abraços |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2012 1:22 am Assunto: Re: mini roseira |
|
|
Andre Antoniazzi escreveu: | Ola reis linda sua roseira esta no caminho certo agora e so escolher la no comecxo da planta um galho pra dar continuaçao pra cima e formar uma nova compa entende proximo a primeira rosa.podes deixar ela crescer livre e aos poucos de precisar vai podando ela.Nao vejo hora daminha florescer.
Abraços |
Fala Andree tudo jóia?
nossa tava ancioso pra ler algum comentario e o seu me animou! vou escolher o galho e posso já meter a faca?
nossa, roseiras crescem rapido e florescem direto..
olha essa foto no otro dia, 17/08:
ela ta com a ponta da "pseudo-cascata" (hahaha) amarelando.. os botoes nesse lugar nao tao desenvolvendo legal... acho q os insetos tao predando
Malditos pulgoes que nao dao sossego!
Abraços! _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!!
Editado pela última vez por reisreis em Ter Ago 21, 2012 3:33 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 44 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2012 4:56 pm Assunto: |
|
|
eu retiraria as flores, pois isso demanda uma energia muito grande para uma planta em recuperação, apesar de acharmos lindo, muitas vezes a flores são um mecanismo de emergência para gerar novos indivíduos e assim assegurar a existência da especie, em plantas em recuperação, eu retiro flores e possíveis frutos. espero ter ajudado |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2012 10:37 pm Assunto: mini roseira |
|
|
Ola resis defina o novo galho apice e va trabalhando ele:-)pra crescer pra cima e com movimento,eu nao:-)retiraria as rosas somemte quando os boteos:-)secarem pois e uma etapa que gosto que a planta passe embora precise de muita energia como disse nosso amigo elcio e deixe a curvatura que voce deixou e quanto aos galhos secos deixeos quietos ate pra que ela va se definindo e deixe ela crescer livre por enquanto.A minha cortei um pouco as raizes e coloquei ela num prato pra ir se acostumando mas adoraria ver ela florescer depois posto umas fotos agora estoumtrabalhando num projeto de araca que tenho,mas vamos nos falando.
Abracos |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2012 3:30 pm Assunto: |
|
|
Grande elcio brignol, grande Andre Antoniazzi agradeço de coração a atençao e amizade..
Amigos depois dessas fotos eu removi alguns botões, tinha lido em algum lugar que nessa etapa a planta tem que desenvolver seu corpo, sua estrutura (raizes + galhos), e não gastar energia com flores e frutos... Apesar disso dexei uns 2 ou 3 ainda nela...
Surgiu mais uma dúvida, esse galho do lado ta crescendo mt, ele nao vai fazer parte da estrutura, meto a faca ou dxa a bixinha crescer quieta e livre?
 _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2012 3:31 pm Assunto: |
|
|
Andre, posta umas fotos aee da sua planta!! valeeu _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 21, 2012 5:50 pm Assunto: mini roseira |
|
|
Ola reis,nesta foto da pra ver dois galhos pelo:-)que estou vendo pode tirar este primeiro e deixe o segundo para o novo apice mas pelo:-)que estou vendo na foto acho que deve ter um palmp da terra ate o segundo galho ai comeca a curvatura e isso?se for isso eu trabalharia por ai,cou ver se tiro uma foto da:-)minha e posto por aqui ela:-)anda meio devagar mas esta indo agora que esta esquentando por aqui,mas valeu tmb pela amizade ok e vamos nos falando.
Abracos |
|
|
 |
jhonatanzacchi
Registrado: 07/08/12 Idade: 31 Mensagens: 44 Localização: São Paulo
|
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 28, 2012 3:24 pm Assunto: |
|
|
Oi amigo,
cara, eu ia dizer o que disseram lá só que não tão completo.. rs.. pq minha experiencia é minima, entao por isso resolvi esperar os amigos te responderem..
parabens pela saude da planta.. dxa ela quietinha.. jabu demora mt pra brotar.. vc desfolhou ela?
abraço _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 12:37 am Assunto: |
|
|
Ola galera,
vasculhando ae o forum achei uma reply do Sr. nickfury que encaixou nas minhas duvidas, resolvi postar aqui pq pode ajudar alguem que esteja acompanhando..
abraço
"Sugiro ao nobre colega, agora, efetuar cortes visando reduzir o comprimento de todos os galhos, deixando em cada galho apenas um par de folhas na ponta. Com isso, favorece a brotação de ramas laterais dentro de cada axila das duas folhas, o que deverá ser feito continuamente, para favorecer a ramificação fina no futuro.
Por outro lado, há muitas brotações partindo da base. Estas devem ser prontamente eliminadas, pois subtraem energia da planta, reduzindo seu desenvolvimento. Selecione os galhos mais bem posicionados ao longo do tronco, enquanto não surgem outros em iguais condições, e corte fora tambem os galhos que não seguem o estilo proposto.
Galhos mais curtos, em posições favoraveis, podem ser aramados, recebendo um leve movimento sinuoso, para ficarem em harmonia com o tronco. Na sequencia, mantendo o par de folhas ao final de cada um desses galhos, virão as brotações que indiquei acima"
-> Link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15253&postdays=0&postorder=asc&start=15
Desculpe a ousadia de colar isso aqui, mas acho que é pura informação... caso contrário tiro prontamente
Roseira eh planta de folha caduca?  _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 4:01 am Assunto: |
|
|
ae galera aproveitando a primavera dxei ela com alguns botões.
aproveito para perguntar se essa florzinha que nasceu do lado serve pra fazer um bonsai, ou um kusamono...
Bom galera tava apanhando muito para bolar um formato legal para a copa, o que eu fiz no final foi eliminar alguns brotos laterais da copa e amarra-la deitada junto ao movimento do tronco, fazendo com que a copa siga o mesmo sentido dos galhos...
Agradeço as opiniões!
Abraços! _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
reisreis 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 4:04 am Assunto: |
|
|
Mais duvidas:
- Como adubar mini roseira? TO + FO a cada 45 dias?
- Acho que a ponta dos galhos nao tao sendo bem nutridas, por conta delas tarem baixa, acho que a seiva e as auxinas se concentram na parte alta, como faço para corrigir isso? o q fiz de imediato foi inclinar o vaso... _________________ Meus mausais:
Mini Roseira
Pitangueira
Bonsai é interação!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|