FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Visitando o viveiro de Emanuel em Feira de Santana
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Nick, Bergson e Angela

Fico muito contente que vcs tenham visitado este tópico não só para elogiar como também para fazer críticas construtivas para o engrandecimento e aperfeiçoamento da arte.

Nick,
Se não respondi antes é (não sei o pq) que embora eu tenha criado este tópico de uma hora para outra deixei de receber as notificações de respostas, por isso achei que nimguém estava olhando não verifiquei mais, coisa que não deixarei mais acontecer. Quanto a seus comentários, devo concordar com vários pontos e discordar de outros. Concordo que a maioria das plantas de Emanuel precisam de uma definição e acabamento melhor na distribuição de galhos e principalmente na formação da copa, creio que se olharmos pelos padrões japoneses elas estão devendo muito em definição de estilo. Mas creio que Emanuel optou por trabalhar suas plantas exatamente como ele encontra na natureza, seria tvz sua versão do bonsai original, como disse anteriormente ele faz um trabalho antes e depois da coleta (ele tem o privilégio de possuir uma propriedade muito rica em matéria prima). Inclusive, muitos dos galhos que encontramos em suas plantas foram enchertados posteriormente por ele, utilizando uma técnica de aplicar resina de batata para selar o cavaleiro ao cavalo, coisa que me deixou bastante curioso e pedirei que demonstre no próximo encontro. Agora não concordo quando vc diz "a seu empenho amadorístico", sinceramente não acredito que alguém que faça bonsai a mais de 15 anos, que seja agrônomo, que também seja paisagista profissional, e que tenha feito vários cursos ainda possa ser visto como amador. Concordo com vc também quando diz que os tópicos ultimamente tem sido usados apenas como troca de elogios, creio que além dos elogios devem, vir tb as críticas (desde que sejam construtivas) como vc o fez neste tópico, acrdito que seja essa realmente a finalidade deste fórum, ou seja, troca de informações e orientação de quem sabe um pouco mais para quem sabe um pouco menos. Vou aproveitar tb para explorar um pouco mais seus conhecimentos, adquiri com Emanuel uma planta que me parece ter um bom potencial, irei colocar uma foto dela para que vc possa me orientar qual a melhor forma de trabalhar sua copa(se não for explorar demais é claro, rsrs). De resto quero agradecer o carinho e cuidado com que vcs se preocupam com o andamento e o progresso deste fórum que nos tem sido muito útil. Abraços fraternos.

Bergson e Angela,

Por favor, continuem sempre sendo gentis e principalmente exigentes, pois é a única forma para que nós consigamos crescer na técnica sem desanimar. Muito obrigado pela colaboração de vcs. Abraços fraternos.

Outra coisa, neste sábado dia 14 de abril, teremos um encontro no Viveiro de Emanuel, tentarei postar novas fotos e ficarei aguardando ansioso pelos comentários, mesmo que sejam críticas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 10, 2007 11:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Glauco, agora é minha vez de agradecer sua atenção e consideração em dar explicações quanto às plantas do Emanuel, vez que ao postar as fotos, ficou faltando dizer mais a respeito do tipo de trabalho que ele gosta de fazer. Shocked

Ao olhar apenas as fotos postadas, foi que fiquei na dúvida sobre o cultivo delas, no sentido de que por isso usei o termo de "amador", ao constatar, visualmente, que estaria faltando "algo" nas plantas desse bonsaista. Shocked

Certamente, 15 anos de estrada é um tempo razoável, mas a profissão de agronomo e sua experiencia em paisagismo não faz dele um bonsaista, desculpe. Há bonsaistas e bonsaistas, assim como há cultivadores, produtores de mudas e colecionadores de bonsai, o que não os torna bonsaistas tambem, em razão desse tipo de atividade, ainda que possam estar integrados à arte, mas isso é papo para outro tópico. Rolling Eyes

O Estilo dito NATURAL é descrito em livro de bonsai do autor/bonsaista DAVID JOYCE. Mas, mesmo dentro desse parametro ou critério, ainda há que se observar certas regras de construção e desenvolvimento de uma arvore, para que esta possa ser enquadrada dentro desse conceito, que não é abstrato, mas algo bem concreto. Seria interessante, se voce puder lembrar-se, de inquirir seu amigo Emanuel a respeito desse tipo de trabalho que ele desenvolve.

Pergunte se ele estudou algum autor, antes de lançar-se na elaboração desse estilo, e se positivo, qual. Seria interessante, para todos, inclusive, uma abordagem mais pessoal junto a ele, para que possamos todos, além de admirar-lhe o trabalho, estarmos entendendo o tipo de trabalho que ele vem desenvolvendo todos esses anos. Very Happy

Um abraço, e mais uma vez obrigado por sua consideração. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, como disse anteriormente eu concordo com quase tudo que vc disse em relação as plantas de Emanuel, embora sejam plantas belíssimas, com troncos, nebaris e uros imponentes, falta alguma coisa em refinamento que as deixaria melhores ainda. Me recordo dele ter comentado comigo de ter feito curso não sei se com Marcelo Miller, ou com Gerpe. Em relação a qual autor ele se inspirou para desenvolver seu estilo eu realmente não sei, mas tão logo esteja com ele farei esta pergunta. Tentarei tirar o máximo de informações possível, para saber se foi por conta própria ou seguindo uma linha. Novamente agradeço a sua participação neste fórum e fico sempre no aguardo de novos comentários. Abraços.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 3:54 pm    Assunto: ver Responder com citação

GLAUCO, Eu ja vi este topico umas 10 vezes e estou revendo de novo , para me deliciar com os trabalhos do EMANUEL. ATT. LUCIANO.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Luciano,

Fico contente em tê-lo conosco por mais tempo e não vou tocar mais no assunto pois não ajuda em nada, as lições são para serem apreendidas e não comentadas. Estive este fim de semana com Emanuel novamente, pena que não tenha tirado boas fotos, até uma em que eatão Léo e Emanuel eu tirei de um ângulo ruim e o sol atrapalhou a nitidez.
Veja abaixo:
Léo (lado esquerdo) e Emanuel (lado direito)

Gostei muito desta planta, creio que com um pequeno trabalho de educação nas folhagens e ela ficará ótima, creio que o Léo também tenha gostado pois comprou e levou logo pra casa, rsrsrsrs.
Tem uma planta que que quando estiver totalmente limpa vou colocar neste fórum, é uma Umburana(só pra variar, rsrsrs) que tem tronco triplo, estava em estado bruto e desta vez fui eu que não aguentei e adquiri com Emanuel, como sou paciente deixei com o produtor para uma limpeza e estarei indo buscar mês que vem.
Segue abaixo foto deste exemplar após uma poda de limpeza superficial, ela trabalhada e assim que estiver bem encaminhada colocarei novas fotos. Abraços fraternos.

Editado pela última vez por Glauco Bastos em Seg Abr 16, 2007 9:53 pm; num total de 1 vez
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano, postei fotos de uma Umburana e uma Sibipiruna no tópico "minha planta sua opinião", se possível dê uma olhadinha. Abraços.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Editado pela última vez por Glauco Bastos em Seg Abr 16, 2007 9:55 pm; num total de 1 vez
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco,

Tomei a liberdade de corrigir as fotos, reduzi e recoloquei em seu tópico.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Muito obrigado, estou aqui a mais de meia hora batendo cabeça para tentar reduzir as fotos e substituí-las, muito obrigado mesmo, e não se preocupe que acho que prendi a reduzir um pouco, rsrsrs. Abraços fraternos.
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco,

Podemos e devemos ajudar uns aos outros, na realidade estamos aprendendo juntos.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 8:02 am    Assunto: Responder com citação

Belas

Belas, Belas fotos Laughing Shocked

Belissimas fotos, porque os modelos em questão são simplismente

de

tirar o folego.........
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 8:39 am    Assunto: isolamento Responder com citação

GLAUCO, As vezes o isolamento e uma coisa ruim! Mas as vezes e algo muito bom! Permite que voce se torne auto-suficiente e desenvolva o teu estilo. Isto aconteceu de modo muito GENIAL, com varios bonsaistas de renome nacional. Vejam os trabalhos de SERGIVALDO, BERGSON, ALVES, P. TORQUATO,LUIS FLORES, ALEXANDRE, LUIS GALVAO,REJANE, isolados dos grandes nucleos de bonsai, desenvolveram uma variante VERDE e AMARELA da arte. AGORA TEMOS O EMANUEL!!!! Estilo proprio, com NATIVAS e praticamente auto-suficiente! So me resta APLAUDIR!!!! ATT. LUCIANO.PS. O EMANUEL tem que sair de FEIRA DE SANTANA , e ser exportado para o resto de sua regiao !
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Glauco, bom dia!!

Eu diria que estas plantas, por meio de tuas fotos, são um alimento para a alma ... simplesmente fantástico.

Um abraço.

Natalino Sampaio Very Happy
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Fotografar também é uma arte e que arte difícil. Às vezes posicionamos uma planta e quando o MEU FOTÓGRAFO olha e diz.....o sol está atrapalhando ou tá faltando luminosidade....a gente não entende.

Glauco, quando puder, fotografe novamente e se possível com fundo escuro......acho que estas 2 plantas postadas vão ficar muito bonitas.

Fico muito assustada com plantas tão grandes....

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 12:09 am    Assunto: Responder com citação

Oi Pessoal,
Ainda bem que gostaram da minha planta.Quando ela rebrotar eu posto uma foto.Estou pensando em coloca-la num vaso retangular(jáencomendado) O que vcs acham? Quanto a luminosidade da foto em que apareço com a planta e o Emanoel não sacrifiquem o nosso fotógrafo(Glauco),pois a planta é pesada e o nosso Emanoel tinha tido uma crise de coluna naquele dia e eu tb, assim como o Marçal,sou "colunável".Aliás por isso não gosto muito de bonsai gigantes, esse é o meu primeiro.
Tive vontade de ter uma planta deste bonsaista e fiz opção por planta grande por achar que esta espécie e o próprio estilo do Emanuel combina melhor com este tamanho (na minha modesta opinião).Acho que ela vai ficar muito legal na entrada de minha casa, fazendo par com uma mangueira que venho cultivando no chão e que vai pro vaso em breve.
Abraço a todos,
Leo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para: