|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Seg Abr 23, 2007 10:46 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Não deve ser somente aqui no Brasil que existem essas discussões, eu penso da seguinte maneira: se pretende fazer bonsai japones você deve seguir as regras estéticas desta escola se for seguir a escola chinesa então existem outras possibilidades. Para mim tudo é válido, em primeiro lugar, na minha opinião, é a planta que diz qual o estilo ao qual ela melhor se adapta é uma questão de ter olhos para ver, em segundo lugar o bonsai deve agradar a quem o faz ou seja ao bonsaísta. Para mim esta pitanga pede pequenas alterações mas é sem dúvida algo a ser buscado nesta espécie.
Não precisamos ir contra nada, mas sempre a favor do que queremos.
um abraço a todos e muita calma nessa hora !  _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Abr 23, 2007 3:16 pm Assunto: |
|
|
Caros,
Pensei muito nisto neste fim de semana e creio que Campolina escreveu tudo o que eu iria lhes redigir...só que sem ser superficial...
Campolina escreveu: |
No meu ponto de vista, a compreensão destes aspetos se torna muito mais fácil quando quando tomamos consciência de que apesar de semelhantes e geograficamente próximas, as culturas tem preferências estéticas diferentes, assumindo e respeitando estas diferenças inclusive na denominação das artes. Bonsai é Bonsai, Penjing é Penjing ( que não se limita às paisagens "água e terra"). Cada uma segue padrões estéticos e filosóficos próprios.
O Japão ao absorver a arte, modificou-a de acordo com suas preferências estéticas de deu-lhe uma nova denominação=Bonsai. Os japoneses não ficaram criticando ou tentando modificar a orientação chinesa. No japão também existem paisagens na bandeja, mas esteticamente diferentes das chinesas. São chamadas Bonkei ou Bonseki. Não há "Penjing Formal" ou "Bonkei Natural".
|
Acho tbm que aqui estamos com uma tendência enorme à fazermos o q Duprat sugere, fazermos regras para surgimento de um bonsai brasileiro, mas acho que assim como mudou nomenclatura, estilos, regras e tudo mais que nos identifique e mais, identifique nossa regionalidade qdo se ver tal trabalho, assim como é na China, Japão e assim por diante nos países no qual tem a arte como tradição a mais tempo.
Mas, para mudar de Bonsai para árvore na bandeja, ou algo deste tipo, creio que não estamos preparados, tvz nós estejamos, mas vc vai vender bem mais bonsai do que árvores na bandeja, comercialmente falando, para leigos e pessoas que gostam da arte.É triste, mas nosso país é de curta cultura e pouco apego à nossos valores, tvz seja por isso...mas essa é uma discussão bem mais longa e não tem a ver com esta que é apropriada para a ocasião.
Acho que temos que levar isso em conta, superficial ou não, pontos de vista de quem está começando e quer estar dentro do que interessa.
Abraços
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 8:09 am Assunto: flores e frutos |
|
|
AMIGOS, Discussao apaixonante!!! Eu nao sei como fazer , mas alguem teria condiçoes de ver ou transferir para aqui , um topico do mesmo forum, esta no arquivo da MAIN GALLERY! O topico se chama FLOWERS AND FRUITS from TAIWAN, algo assim! Mostrando uma exposiçao de bonsai em TAIWAN, com plantas de flor e frutos! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 11:11 am Assunto: |
|
|
Luciano,
Aque site vc se refere? fiquei curioso.
Certa vez fui a uma exposição no Japão, província de Fukui, e vi vários bonsai de frutas, inclusive de pera com frutas enormes, isso está dentro do estilo japonês?
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
JUSTO VERÍSSIMO
|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 1:10 pm Assunto: não vi |
|
|
saudações
Amigos não vi farpa alguma no comentário bem humorado do Luciano!
Eu mesmo já brinquei dizendo serem ruins as plantas dele e depois disse 'para mandar pra mim'.
Realmente é um moyogi muito lindo, quem me dera ser meu!!
Pouco se comentou do estilo, é uma pena.
O conceito 90/10 diz que 10% é o que recebemos em ação. 90% o que fazemos, isto é, a nossa reação. Se reagimos mal sempre veremos o mal no que nos cerca. Não importa o que se diga ou que se explique.
Como dito, não há nenhuma assim aqui no país.
Gosto muito das várias escolas, muito das chinesas.
bonsai natural sempre me faz lembrar o "PRIMEIRO ESTILO" do texto na página inicial do atelierdobonsai.
inté _________________ é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo! |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 8:36 pm Assunto: site |
|
|
FABIANO, O Nome do site e :internet bonsai club! A materia que falo esta no arquivo da MAIN GALLERI, pagina 10 do arquivo, terceiro topico. Intitulado:from taiwan 2-fruit and flower, autor BUDI SALISTO, alias todas as materias deste autor sao demais!!!! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 9:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Justo,
Farpa, no caso, foi uma colocação do amigo lusitano Antonio Castro, significando, no idioma dele, "uma brincadeira", uma forma de "satirizar algo", sem ofender.
Fabiano, o site recomendado é o:
http://internetbonsaiclub.org
É um dos melhores sites sobre bonsai e complementos que tive a oportunidade de conhecer e sempre visitar. É surpreendente as matérias, cursos, dicas e informações fornecidas pelo site, além, é claro, das discussões altamente técnicas.
O nome correto do indonésio é:
BUDI SULISTYO, e o trabalho dele, realmente vale a pena conferir.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 9:27 pm Assunto: correçao |
|
|
OBRIGADO, pela correçao e reafirmo que este topico deve ser visto! Tambem os topicos aonde aparecem as CASUARINAS, sao de estremecer qualquer bonsaista! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 11:15 pm Assunto: |
|
|
Caro Justo,
Também me vem a mente o lido texto do Mário.
Par quem não conhece transcrevo para cá pois vale a pena reler.
Citação: | O PRIMEIRO ESTILO
Mário Alberto Garcia Leal. .
Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido Bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via.
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou:
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.
Tranquilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição?
- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".
- O Senhor vai me perdoar mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor.
Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar. |
_________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 10:15 am Assunto: |
|
|
Luciano e Nick, meus amigos no bonsai,
Agradeço imensamente pelo atalho que me fizeram percorrer para descobrir este tópico e este site, estou com dor na boca até agora pois meu queixo caiu e n consigo pô-lo no lugar de novo!
Que obras fantásticas, que coisas maravilhosas, realmente de encher os olhos, e provavelmente de esvaziar os bolsos... se é que ele vende, e deve vender...
Eu pensava até agora que o site do bonsai4me.com fosse o mais completo em questão de técnicas avançadas, então agora depois de desmiuçar este todo, vou levar algumas semanas até ler tudo deste novo, novo pra mim, né?
Um grande abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 12:53 pm Assunto: |
|
|
E se a arvore colhida(sofreu interferencia) tivesse ficado no mesmo lugar, será que ela teria aquela mesma aparecencia apresentada no vaso?
Com cortes de raiz, e sem redução das massa folhar ele deve ter sofrido muito, quem sabe por isso não agradou!
Estou apenas viajando no texto... _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 1:05 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
duprat escreveu: | O PRIMEIRO ESTILO
Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido Bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via.
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro.
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou:
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo.
Tranquilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição?
- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO".
- O Senhor vai me perdoar mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico.
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor.
Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar. |
Uma bonita Fábula, como tantas outras que existem por ai, apenas isso....
O primeiro Estilo, se existe é o da Natureza, onde verdadeiramente o homem não intervem...
Serão tantos os primeiros estilos, quanto o numeros de exemplares existentes, pelo simples facto de não existirem duas coisas iguais.
"...que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA"
Esquecendo que se trata de uma fábula, reflectindo um pouco,... acreditam mesmo nisto????
É que a mim parece-me que o simples acto de colectar uma árvore, colocar num vaso...o cortar das suas raizes, o adubar essencial para a sua subsistência/sobrevivência, ou simples acto de a regar, estou em crer que já será uma interferência, mais que suficiente...
O facto do seu confinamento a um pequeno espaço (vaso), será o suficiente para impedir que se torne semelhante às suas congénes da natureza, onde reina o Primeiro Estilo.
Faz-me lembra uma outra Fábula acerca do primeiro principio:
“Uma vez um novato perguntou a um Mestre Zen; Mestre qual é o primeiro principio?
Sem hesitação o Mestre replicou: “Se eu lhe dissesse, ele se tornaria o segundo principio”.
O primeiro principio não pode ser dito.
A coisa mais importante não pode ser dita, e o que pode ser dito não será o primeiro principio.”
Não pretendendo pronunciar-me acerca do restante conteudo do texto, pelo que percepcionamos na narrativa, será uma árvore em tudo idêntica às que normalmente adquirimos num qualquer "Horto", com o intuito de transformar em Bonsai...
Outra coisa que me parece (a mim) como algo claro, é que quando se critica Bonsai, não se está em momento algum a criticar a natureza...
A natureza pouco influi no Bonsai...tem obviamente o seu papel, mas grande parte do mesmo, terá sido substituido pelo homem, seja qual for a vertente escolhida...
Caro Justo Verissimo
Por cá o termo "Farpa", chama-se ao acto de alguém, que meio na brincadeira tenta atingir outro de uma forma subtil, sem que este se torne verdadeiramente ofensivo...ou não dependerá da interpretação do/s receptor/s.
Por vezes é feito de forma Voluntária, noutras não...
Pessoalmente posso estar redondamente enganado, mas este tópico de ingenuidade não teve/tem nada, desde o inicio foi uma dessas farpas..mas oK , não foi/é ofensivo e permite-nos debater ideias, logo amadurecer-mos uns com os outros...
O conceito que refere na sua msg...chama-se "causa&efeito"
Se aquele exemplo, era acerca da minha pessoa, fique a saber que também o gosto de seguir...não é uma questão de ver mal as coisas, mas sim de uma forma diferente.
Ver de uma forma diferente, não é ser desagradável.
Como não temos todos o "Dom" da escrita, ao expressarmo-nos, se for de uma forma "menos clara", aliado a essa outra perspectiva de percepcionar as coisas corre-se sempre o risco de ser mal interpretado.
Não pode/deve chegar ao ponto, de quem responde ser avaliado depreciativamente...como já se nota por cá, em membros mais activos que participavam quase diáriamente, hoje se coibem de responder ou reduzem-no ao minimo...pelo triste facto, de parecer que tudo o que respondem estar constantemente a ser entendido doutra forma.
Se respondemos negativamente a determinado assunto, em resposta só podemos receber algo no mesmo contexto...contudo ainda assim, parece-me ser preferivel, reagirmos da forma que nos parece ser a mais correcta, mesmo que possa parecer "menos bem" ao seu receptor (desde que com educação), ou então resolver ficar calado (um amigo que nunca trai)...
mas ficar calado, é o que fazem/fizeram inumeros membros de valor que passaram por cá desde o inicio desta comunidade...e se calhar para não causarem algum desconforto no seio da mesma, preferiram optar pela sua ausência...infelizmente.
Uma vez que este não é o único do género, se ler outros tópicos mais lá para trás, vai reparar que existem muitos membros com ideias bastante semelhantes às minhas, só o facto de não estarem a pronunciar-se neste aqui, já é um bom indicador daquilo que acima citei, uma vez que até ao presente momento não me pareceu ler/ver nada que indicasse terem mudado de opinião ...talvez...esteja errado
É apenas a minhão opinião, e vale como tal.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Editado pela última vez por Antonio Castro em Qua Abr 25, 2007 5:37 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 1:18 pm Assunto: |
|
|
Oops Demorei
O Sergio Turbo já tinha respondido também .
Cptos.
 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 4:33 am Assunto: |
|
|
Caro Castro,
Reparei que ao recortar a fabula citada você retirou dela sua autoria. Não era necessário. O autor, nosso anfitrião, tem uma grande alma, certamente não ficará aborrecido.
É uma pena que você considere as fábulas menos verdadeiras que a realidade. Sinal de que você cresceu e agora é gente grande, sabe refletir sensatamente e de maneira séria. Entretanto, deixou de perceber que o senhor Tanaka na fábula falava de estilo. Reenvasar e cuidar de uma árvore nada tem com o estilo. O estilo diz respeito a forma e nem todas as árvores da natureza ou de um viveiro têm um bom estilo. Na maioria das vezes elas nem o tem. Somente algumas, e mesmo assim, sempre são difíceis de encontrar, pois foram modeladas pelos duendes, e estes têm a mania de escondê-las. São eles que também esculpem e escondem alguma pedras, a que os adultos quando encontra, esculpem uma base e chamam de suiseki.
Não pretendo pronunciar-me sobre o restante conteúdo de sua mensagem, pois não compreendo o que foi que lhe aborreceu. Para mim prefiro procurar as raras pedras que foram escondidas pelos duendes a estas que os adultos colocam no meio do caminho.
Só espero que minhas palavras infantis não lhe aborreçam, pois o tenho em grande consideração. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 7:35 am Assunto: |
|
|
Caro Duprat
O facto de ter tirado a autoria do texto, prende-se unicamente pelo facto da tentativa de explanar, se possível, o conteúdo da fábula sem no entanto o relacionar ao seu autor, pelo qual tenho um grande apreço…
Eu considero as fábulas como algo que nos leva à reflexão, sem no entanto me apegar a isso, nem tão pouco as aceitar como uma realidade, talvez desconhecer o que será a “verdadeira” realidade das coisas…
Concordo que o respectivo senhor da fábula falava de um estilo, não pondo em questão se bom, se mau, o meu ponto de vista seria/foi, que se ele procedeu ao simples facto de a manter viva naquele estado, seja por uma simples rega ou nutrição, terá sido o suficiente para que tenha havido interferência da parte humana…e isso modifica por completo a natureza das coisas.
Considero que todas as arvores têm o seu estilo, características de cada espécie e serão essas características que devem levar-nos a escolher, ou pelo menos tentar…sobre qual o estilo devemos inseri-las/enquadrar nesta nossa arte, para que de certa forma não estejamos a contrariar a sua própria natureza.
Não estou de modo algum aborrecido pela sua mensagem, também gosto de duendes/elfos, que nos levam a apreciar coisas subtis, de igual forma gosto de ler/intuir coisas dessa natureza que se encontram nas entrelinhas…
Obrigado pela consideração que me tem, o sentimento é recíproco.
[ ]s
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|