FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

KENGAi DE PAREDE.!!!!!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Kinashi

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 1:24 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Maravilhoso o contexto destes últimos tópicos, na qual embora, aparentemente, apresentem-se com temática, repetidamente, similar, seus detalhes têm promovido um interessante debate! Este saudável “entretenimento” demonstra em plena transparência, o ciclo vicioso de informações, em sua forma mais sólida.
Tenho muito interesse, no momento do futuro desfecho final, com “Chave de Ouro”, pelos nossos foristas, da polêmica e heterogênea série temática “Afinal...”, proposta pelo Sr. Marçal.
Uma promissora e humilde dica! Em função da adequação, e organização do mecanismo em si, a utilização, futura, do fórum “Outras Artes Outros Assuntos”, na página principal, não seria melhor direcionado?

P.s.: Sr. Nickfury, erroneamente, a tradução literal direta do kanji japonês, não é “árvore em vaso”, mas sim, “cultura em vaso”. O ideograma “Sai” vem de “saishoku”, “saibai”, o cultivo, propriamente dito. Todavia, o mesmo não vem a depreciar sua explanação... Wink

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Amigos

gostei das perguntas e das respostas, altamente esclarecedor, coisas que muitas vezes queremos saber, mas não sabemos perguntar, Marçal e Nick, a aula tá muito boa,

Obrigado,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 11:27 am    Assunto: chave Responder com citação

KINASHI, Muito legal tua fala!!!!! ATT. LUCIANO.
Jorge Ribas

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Sobre essa tendência de dizer o que é e o que não é bonsai só pelo significado da palavra em si, acho ser um grande equívoco. Seria como na palavra "astronomia", onde astro se refere a corpo celeste e nomia se refere a dar nome. O astrônomo seria obrigado então a somente dar nome aos astros e esquecer todo o resto. Concordo portanto com o Nick.

http://www.jorgeribas.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 4:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Kinashi san,

Bonsai, quer dizer, literalmente, a arte das árvores anãs, (em miniatura).

Saishoku, por sua vez, significa "a alimentação vegetariana" e os kanji ou ideogramas são diferentes dos kanji para bonsai.

Saibai, significa o cultivo, a cultura, e, para grafar essa palavra em nihon go (japonês), usa-se o segundo kanji da palavra bonsai. Mas a cultura ou cultivo aqui, refere-se a algo maior, como o plantio de arroz, por exemplo, ou de frutiferas com o fito de produção, não de bonsai, arvores em miniatura, ainda que frutiferas.

Claro, posso estar equivocado, ao querer simplificar as vezes a interpretação do kanji bonsai, ao escrever arvore em vaso. Talvez, doravante, para evitar esse tipo de erro, eu deva estar escrevendo corretamente: BONSAI - arvore anã (miniatura) em vaso.

Bibliografia consultada:

Dicionário Universal Japonês/Português, edição 2007, editora SHOGAKUKAN.

Domo arigato gozaimashita, Kinashi san.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Kinashi

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 7:03 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Sr. Nickfury, Very Happy

Como em ocasião anterior, em similar situação, acredito estar havendo uma “diminuta” disfunção de gramática e ortografia, sendo pois, a língua japonesa, como já citado em propícias ocasiões anteriores, um universo, completamente, obscuro em função de suas milhares de nuâncias promoverem sentidos diferentes para mesmas construções, ou mesmo, construções iguais para sentidos diferentes.
Tal como na língua portuguesa, os detalhes gramaticais para sua correta utilização, são, extensivamente, complexos. Os ocidentais são felizes nesse aspecto, pois despendem seu tempo para o aprendizado de somente 26 caracteres alfabéticos, não é mesmo? Risos!
Vamos lá!
Sr. Nickfury, “alimentação vegetariana”?... O significado “Saishoku” encontrado pelo Sr. não é o citado por mim... Crying or Very sad Os dicionários dispostos no Brasil, mesmo aqueles de compilação japonesa, não abrangem todo o leque gramatical, por óbvio motivo: a imensa quantidade de construcões ortográficas existentes de variantes derivativas sem fim. Conheço seu dicionário, sendo este, infelizmente, um dos exemplos daqueles que têm “escassa” quantidade de contexto de consulta. Nada tenho contra a publicacão, no entanto, os melhores, lastimamente, são publicações, também de origem japonesa, compilados para versões estrangeiras, em inglês (pelo menos, no que refere-se à quantidade de termos para consulta…).
Com relação ao sentido da palavra “saibai”, não se comenta o sentido da palavra em si, sendo esta uma distinta palavra, o cultivo… O prenome “sai” em si, em único ideograma, já possui o sentido de cultivo, Sr. Nickfury... Crying or Very sad
Não sei se seria conveniente, novamente, tentar ensinar um japonês, sua própria língua pátria, não é verdade? Mera brincadeira! Embarassed
Seu esforço em “tentar decifrar” a língua do arquipélago, é algo surpreendente, como já citado por diversas vezes por minha pessoa. Mas reconheçamos que tal como os costumes, cultura, e o mais importante, nossa prioridade maior, o Bonsai, não estão ao alcance de um momento, ou seja, de uma absorção instantânea, como as dinâmicas pesquisas que podem ser feitas, atualmente, pela internet, ou demais mecanismos à mão. Um bom exemplo para tal, trata-se deste tópico sobre a polêmica dentre escolas, ou mesmo, a mera identificação do que possam ser (a nível de estilos ou de escolas). Um tópico, claramente, simples que pelo contrário, passaria desapercebido dos demais existentes, no entanto, com a apresentação de uma pequena ressalva: o encontro da limitacão de informações, a barreira verde-amarela.
Todavia, sabemos que o objetivo do tema do tópico em si, nada se refere ao assunto em questão (linguístico), não é mesmo? Não me leve em desgosto pela causa em si, nobre Sr., visto que não estou a tentar promover um debate das variantes envoltas na palavra, impreterivelmente, básica para os japoneses: "Bonsai" ou melhor, "Bon ni saibai wo suru " (o cultivo sobre bandejas).
Acredito em comum, que podemos utilizar o termo Bonsai, para o sentido e/ou sinônimo internacional proposto por você, “BONSAI - arvore anã (miniatura) em vaso”, sabendo-se, logicamente, que sua tradução literal, isto é, a tradução de seus respectivos ideogramas, tenha outro sentido (muito familiar, por sinal). Acredito que, seu esforço em compreender a linguagem, será contemplado por muitos frutos, sendo que, como deve saber, poderá além de pesquisar, diretamente, nas fontes japonesas, viajar com o entusiasmo e a satisfação de uma criança, e navegar pelas centenas de páginas chinesas existentes, e achar os porquês de infinitas dúvidas, inclusive a que envolve este tópico, onde facções tentam explanar todos os porquês de seus conhecimentos, notando-se ter chego ao fim do muro… Mas a língua não é a solução para a conteplação final da arte, é somente mais uma ferramenta, pois a internet não é obrigada a comportar 100% de todas as informações sobre o verdadeiro Bonsai, infelizmente. Como já dito pelo Sr., em anterior comentário, estamos a enxergar somente “o pico do iceberg”, sendo representado pelos populares canais de comunicação, mediante a internet ou publicações estrangeiras. O restante de “seu corpo” encontra-se do outro lado do planeta, à disposição de qualquer um que o queira de boa fé.
Peço minhas escusas antecipadas, Sr. Nickfury, porém não tente gastar sua boa fé e seus saudosos debates com minha pessoa (em construtivo e positivo sentido), mas sim, com os demais participantes deste fórum, onde acredito de coração têm ajudado a muitos iniciantes da Arte.
Descupem-me o “off Topic”, pelo que peço sua retirada / transferência, em função de sua conveniência, caros moderadores.

P.s.: Somente mais uma “pequenina errata”, me desculpe. Não existe a palavra / expressão empregada em seu post, de outro tópico, sob o termo “konbanwa gozaimasu”, seja em formato clássico, popular, variante regional, ou mesmo, por tentativa de sarcasmo... Acredito que estava a tentar dizer, a simples palavra, “boa noite”, não? Não estou a “pegar em seu pé”, somente o ajudando, o que poderá ser, certamente, confirmado junto a sua nobre instrutora linguística.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5689

Abracos!
marçal lemos pereira
Visitante

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 7:34 pm    Assunto: ola Responder com citação

cara.

Eu vou é ficar maluco com tanta regra e conceitos, já num bastam os de Arquitetura que ja da trabalho e como , agora inventei de saber de uma arte milenar ,que na verdade ninguém tem domínio da mesma , pelo que ando vendo nem aqui, nem mesmo la na China ou Japão.

eita , so espero um dia conseguir fazer um bonsai, hehehe!!!!

no mais tudo bem, nada como o tempo pra nos ensinar algo.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Marçal,

toda essa discussão é inútil e sem sentido se não entendermos a questão que você mesmo colocou "esses chineses"!! Chinês faz penjing, japonês faz bonsai. Se não levar isto em considerção nada tem sentido ficar postando plantas aqui para análise. Mas se isto está bem claro e colocado de forma a esclarecer os visitantes todos, sem problema.

T+
marçal lemos pereira
Visitante

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 2:12 pm    Assunto: ola Responder com citação

Grande Darkaso!!

Cara mas penjin, num ´e isso ai que postei naum cara?

Penjin é outra coisa, então plantas chineses que são postas em bandeja ou vasos nunca serã consideradas penjin?? Isso é dificil pra entender eita!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 2:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marçal e Darkaso,

Peço escusas aos nobres colegas pela digressão, fugindo ao sentido inicial do post, com as referencias linguisticas colocadas por mim, com as respostas do sr. Kinashi.

Certamente, concordo com o Dark, no que tange à inutilidade desse tipo de discussão, vez que isso em nada contribui para a arte ou para o enriquecimento do conhecimento necessário à sua prática. Shocked

Sr. Kinashi, certamente não teria eu lançado mão de pesquisar em um dicionário publicado no Brasil, para fazer as colocações que fiz. O dicionário em questão citado por mim, foi totalmente editado no Japão, bem como adquirido lá tambem, recentemente.

Quero crer, então, que para o futuro, deverei desprezar esse livro, e estar apenas indagando de V.S.a, sobre qualquer termo que porventura precise esclarecimento, vez que seu conhecimento desmesurado do idioma, apenas por ser o senhor de origem japonesa, como apregoa, ser maior que o compilado nesse portentoso livro, que doravante irá apenas adornar minha estante, enquanto as aranhas tecem sobre ele suas teias. Evil or Very Mad

A verdade é que não somos donos dela.

Data vênia, peço escusas ao nobre colega. Principalmente por ter "errado" na grafia do boa noite dito em romaji, uma tentativa canhestra de proferir o nihon go, vez que meu teclado não comporta a grafia kanji ou hiragana. Mas é claro que o nobre senhor compreendeu seu significado muitissimo bem, ainda que tergiversando sobre isso, pois não se constituiu, para mim, de nenhum tipo de "tentativa de sarcasmo".

Mas, em se falando em sarcasmo, que tal deixarmos nosso renhido embate gramatical de lado, para não estar mais confundindo os demais colegas, e passarmos unicamente a tratar do assunto aqui discutido? Creio que todos ficariamos mais satisfeitos com isso.

Dou o primeiro passo nessa direção, sugerindo que o nobre colega esteja postando aqui, para o deleite e apreciação de todos nós, fotos de suas plantas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
madureira2007
Visitante

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

...
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe se estou sendo enxerido mas acho perfeitamente normal o Nick dar um boa noite em japonês do tipo que o fez, pelo simples fato que como bom dia é OHIOGOZAIMASU, pode simplesmente qquer pessoa, não sei se é o caso do Nick, mas que não conviveu no Japão e com isso não pegando certas expressões do tipo KOMBAWA, apenas, sem o GOZAIMASU.

Acho ainda que é muito legal tentar divulgar a língua japonesa neste site, pois relativamente segue junto com a arte. Por isto, não é legal desmotivar quem tenta, e corrigir acho bom, mas neste caso, como iria constranger, acho que seria mais apropriado uma MP.

Também percebi o erro do Nick, mas não achei que seria importante para ninguém, mesmo através de MP, corrigí-lo, pois são raros aqui que entendem nihon-go, e se entendem mesmo, não precisaria explicar.

Abraço
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Madureira

Qual sua intenção aqui neste fórum?

Eu estou confuso com suas colocações, inclusive uma quase idêntica em outro tópico, não entendo sua agressividade com pessoas as qual não conhece, pedindo que n sejam agressivas?!?!?!?!?!

Ou educadamente, converse e pergunte, pois quase todos aqui são mais velhos que vc e não te conhecem, tenha mais respeito.

Se vc perguntar, terá sua resposta atendida na medida do conhecimento de cada um, agora, pega leve mano, se aqui não é tua praia, desencalha!

FLW
madureira2007
Visitante

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

...
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 6:51 pm    Assunto: Re: ola Responder com citação

marçal lemos pereira escreveu:
Grande Darkaso!!

Cara mas penjin, num ´e isso ai que postei naum cara?

Penjin é outra coisa, então plantas chineses que são postas em bandeja ou vasos nunca serã consideradas penjin?? Isso é dificil pra entender eita!!

Caro Marçal

Vamos lá a ver se consigo dizer isto, sem ferir algumas suscetibilidades.

- O Penjing, é uma arte Chinesa, cuja essência assenta sobre o "Taoismo" de Lao Tse - o Yin&Yang - é mais fluida e livre, tal como acontece na pintura, caligrafia e muitas outras artes, inclusive até as Marciais.

O Bonsai, embora possa ter parecenças, tem como essência, o "Zen"... e o Zen mais não é, que a Fusão do Taoismo Chinês, mais o Budismo que se praticava na China de então e, que foi herdado da India através de Bodhidarma...
O Zen também teve origens na China, mas foi no Japão que ganhou raizes...não é Budista, nem Taoista...contudo é ambos, porque os carrega dentro de si.

Logo, por terem essências distintas, não são o mesmo, embora existam semelhanças.

Segundo alguns relatos, que não posso confirmar por nunca o ter presenciado, existem gravuras numa pirâmide do Egipto com oferendas des árvores, em tudo igual às que pretendemos ter...só que ali seria por motivos medicinais...e terão sido esses talvez, os seus primeiros passos, não os estéticos, como existem agora.

O Penjing contráriamente ao que pensa, não se resume às paisagens, mas também à árvores isoladas tal como acontece com o Bonsai " Japonês"...
http://www.fukubonsai.com/5a16a.html

http://www.fukubonsai.com/2a2.html
Espero que seja do seu agrado...

Cptos.

Castro

Editado pela última vez por Antonio Castro em Qua Maio 02, 2007 7:00 pm; num total de 4 vezes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

Ir para: