FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus troncos múltiplos
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira, é por respostas deste nível que lhe tenho tanto respeito, à você, e à vários amigos deste convívio no qual fazemos parte, que não sub-julgamos ninguém pelo seu conhecimento inicial, mas devemos sempre honrar quem quer atingir maior nível do mesmo.

Muito obrigado pela aula e pelo esclarecimento, vou imprimir isto separado, colocar na pasta de nível avançado, pois jamais vi uma resposta tão sucinta e simples, de algo tão complicado! parabéns pela didática, percepção e lealdade, meu amigo! Razz

Grande abraço, agora sei o que fazer,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 8:16 pm    Assunto: Re: Nova projeção Responder com citação

Ferreira escreveu:
...uma leve assimetria no lado esquerdo da copa, mais para sugerir do que realmente mostrar que são duas árvores com troncos fundidos?...

Olá Amigo Ferreira

Ora aqui está uma coisa, que raramente se vê/lê por cá...gostei Wink
O "acto de sugerir", dando espaço ao observador...penso que é uma visão, que senão lá, está próximo da Asiática, Wink hein Very Happy Very Happy...como o vazio Rolling Eyes Smile Very Happy

Olá Amigo Fabiano

Gostei dos "Virtuais", agora quem tem a batata quente nas mãos, é o meu amigo.
Pelo tempo que tem pela frente e pela importância que terá a árvore, com todas essas caracteristicas...se fosse eu, tentava controlar qualquer tipo de impulse por enquanto...guardava-a a num canto e estudava-a durante uns tempos...demorava-me à vontade.
Afinal ela já terá uns anitos e qualquer passo menos correcto, depois é um problema, por isso...manda a regra n.º 1 Paciência; n.º 2...Paciência...

"A impaciência tem as suas raizes na frustração. Recusamo-nos a prestar atenção porque os resultados não aparecem com a celeridade desejada ou com recompensas suficientes. A mente prefere "pular" para se afastar desta fonte de potencial desconforto."

Na altura se não te sentires à vontade, poderás ponderar ou não, fazê-lo por exemplo numa possivel aula com: Roberto Gerpe/Tramujas/Zezão, entre tantos outros que existem por ai, porque não, é árvore para isso Wink

A propósito antes que me esqueça, é bem bonita por sinal Wink

Boa sorte

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro Castro, obrigado pela sua presença neste tópico.

Concordo plenamente com você sobre a impaciência e a propósito, muito bacana esta sua citação, acho que vale a pena relê-la sempre que a ansiedade nos tomar, obrigado por escrevê-la.

O Tramujas já deu seu palpite, que não difere dos amigos no qual participaram aqui, e elogiou muito os virtuais também. É lógico que sabemos que para ficar parecido como a projeção do Paulo, com a copa bem fechada, temos muito chão pela frente, mas acho essa idéia ótima.

Estava falando com Tramujas sobre isso, como é excitante o andar da carruagem, o fim, na verdade, se isso existir, se torna amedrontador, o caminho realmente faz valer a pena, imagino, se Deus ajudar e eu não estragar... Confused o longo caminho que ela terá comigo, e já me dá satisfação desde já, no início de tudo, é bom saber disso, não é verdade? Enquanto muitos se desesperam em chegar ao fim, nesta, eu vou me demorar... Wink

Grande abraço amigo,
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 9:04 pm    Assunto: Agradecimentos Responder com citação

Amigos Fabiano e Castro

Muito obrigado pelos elogios. Saberei não deixá-los "subir à cabeça"!

Castro, seu avatar me lembra esta mesma idéia: ying yang, mostrando e ao mesmo tempo escondendo o bonsai ao fundo! Sempre o achei genial!

Quando o material é de alto nível, os colegas mostram o seu melhor, como os excelentes virtuais do Luciano e do Paulo.

Abraços,

"Recife (PE)"
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

fabianoscosta escreveu:
Concordo plenamente com você sobre a impaciência e a propósito, muito bacana esta sua citação, acho que vale a pena relê-la sempre que a ansiedade nos tomar, obrigado por escrevê-la.

Não é minha, mas + ou menos por outras palavras, de "Deepak Chopra" Wink

fabianoscosta escreveu:

O Tramujas já deu seu palpite, que não difere dos amigos no qual participaram aqui, e elogiou muito os virtuais também....

Sim a ideia está mais ou menos consolidada, mas eu falo na intervenção mesmo.
Na altura seria preferivel fazê-la com alguém do nivel deles, por árvore não ser um pré-bonsai...uma coisa é percepcionarmos um desenho, outra é pô-lo em prática e ultrapassar os possiveis obstáculos, se possivel ultrapassares-te a ti mesmo...por isso, achei ser mais conveniente e seguro...
Olha bem a atenção do Roberto Gerpe, no tópico do Penjing que o Marçal colocou...para uma árvore desse género, se pretendes ter um resultado mais conciso/palpável, é necessário alguém com aquela segurança, nem que seja só por perto, como se de um workshop se tratasse Wink

Apenas a minha opinião Wink, e

Boa sorte seja qual for o passo que seguires Very Happy

Ferreira escreveu:
Castro, seu avatar me lembra esta mesma idéia: ying yang, mostrando e ao mesmo tempo escondendo o bonsai ao fundo! Sempre o achei genial!

Confesso que não foi com essa intenção, mas sim apenas, representar o movimento ininterrupto dos opostos (que se complementam)....de facto esse é outro bom ponto de vista Smile Very Happy

A propósito de Vazio, o tal que fica entre as nuvens de folhas ( patamares) que tanta vez se recomendam, tantas vezes os Bonsaistas os executam, sem saberem porquê,...limitando-se ou não a fazê-lo.

O “Vazio” que para nós é algo resulta como inquietante/desconcertante, não é visto pelos Orientais como uma ausência/isenção “de tudo” tal como nos foi ensinado, mas sim como “aquilo-que-a-tudo-envolve”...onde paramos para “respirar”, descansamos e sentimos a ressonância ao contemplarmos a Obra...um ponto de fusão entre o “eu” e objecto de contemplação.

Por isso a arte Japonesa não tinha molduras, para que a respectiva obra não fosse limitada no sentido físico, nem espiritual...pretendia-se que esta tivesse uma alta demanda, no que tocava à participação activa do observador.

Na nossa arte (Bonsai) um bom exemplo desse tipo de demanda, talvez possa ser por ex: a composição de Bonsai com o Kusamono, onde não se trata de colocar uma árvore com uma simples planta de ênfase, como à primeira vista possa parecer, mas sim evocar de um sentimento mais profundo, uma possível paisagem, ou estação do Ano, reforçado tantas vezes com um Kakemono, onde poderá esse mesmo vazio se fazer sentir num poema “Haiku”.

Fabiano, as minhas desculpas pelo Off-tópic Embarassed

[ ]s

Castro

fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Castro, essa sua sugestão é muito apropriada, tenho apenas o problema de que esta criança é meio grande e pesada demais para levar à um lugar destes, quero dizer, aonde tem estes workshops, geralmente são longe de minha cidade, pois moro no sul do Brasil, quase na ponta, mas o Tramujas não está tão longe, mesmo assim dá algumas horas.

Quem sabe eu combino com ele ou algum grande amigo que tenha bastante conhecimento à este nível, muito obrigado pelo conselho.
Vai que numa destas ele está passando por aqui...

Foi bem lembrado o semblante do Gerpe olhando aquela planta, isso sim é análise, parece que ele se concentra tanto naquilo que esquece tudo ao redor, conhecimento e sabedoria juntos, além de ser uma pessoa com uma simplicidade, generosidade e delicadeza fora do comum.

Sobre o off-topic, gostei muito, sempre aprendo com você.

Grande abraço,
Fabiano
cristiano_fpolis

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo bem Fabiano

Muito bom material. Parabéns pela iniciativa. Um material deste não poderia fiacar muito tempo em um jardim.

Os primeiros passos para esta planta ja foram tomados que foi a poda maior no chão e samgria.

Eu planejaria um desenho e retiraria todos os galhos dispesáveis e aplicaria uma adubação boa sem podas nos brotos que você deixou e sem aramagem por 1 ano.

Com isso você notará brotações mais internas e outras possibilidades de estilos. O Buxus é imprevisível.

Um abraço

Cristiano C. Garcia
BonsaiArte
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Cristiano, tudo bem meu caro,

Amigo, domingo, na nossa segunda reunião do Clube Floripa Bonsai, você me explica direito sua sugestão, e podemos também marcar lá em casa para você vê-la pessoalmente, daí terá uma melhor visão da coisa!
Grande abraço e obrigado pela ajuda,

Fabiano
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2008 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos por ser muito extenso colocarei apenas o desenvolvimento fotográfico, caso tenham alguma dúvida, me perguntem.

A foto final é o meio caminho andado, ou o primeiro passo no qual ela começa a se ajeitar, os jin e shari serão refeitos pois mudei o esquema de estilização no meio do caminho, o Luciano me sugeriu com várias copas e estava tentando mas como houveram algumas baixas no andar da carruagem, tive que mudar o produto final então fiz com copa cheia e adotei a projeção mais lateral a esquerda do Paulo. É claro que com alguns jin e shari diferentes, além de ela ter que ficar em somente 3 dos 5 troncos que tinha anteriormente, mas acho que ainda dá caldo!

Cobertura completa:
http://www.facebook.com/album.php?page=1&aid=2003229&id=1437726399

Preciso de ajuda para jin, shari e tudo mais, por favor sugestões!!!

Grande abraço,
Fabiano.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2008 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Demais esse Buxus. Qual a preferência dessa espécie por substrato Fabiano??? Ele aceita bem desfolha total???
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2008 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, essa minha ainda está em substrato de recuperação, eu uso apenas areia grossa e casca de pinus compostada 70/30% respectivamente, mas para buxus vc pode usar substrato para bonsai que está acostumado para suas plantas normalmente, pode variar por causa de sua região, isso vc sabe.

O buxus não aceita bem desfolha total, pode perder galhos importantes ou até levar a planta a morte, eu sempre tiro a folha que faz brotação em seu "sovaco" Embarassed , até para aligeirar o desenvolvimento do mesmo, sempre parcial, nunca total!

Abraço e obrigado,
Fabiano
Tanovi

MensagemEnviada: Qua Set 03, 2008 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Fabiano, sua planta é maravilhosa (comentário da primeira foto).
Antes de qualquer coisa propague ao máximo os galhos que serão eliminados, pois, além de ralizar o bonsai neste ótimo material, você terá outras tantas para começar sua coleção dessa espécie... todas "filhas" desta.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 04, 2008 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

Grande fabiano

Grande atualização... muito bom ver esta árvore depois de um ano das postagens!!!

Está bem encaminhada, parabéns pela dedicação!
Eu reduziria o tronco da direita e talves usaria apenas um ou dois para formar a parte viva. Uma árvore masculina Exclamation

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 05, 2008 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Tadeu, muito obrigado pelo seu comentário, sobre a multiplicação por estáquia em buxus, eu não tenho muita sorte, fiz dezenas e nenhuma delas pegou... grossas, finas...

No mais, valeu o toque!

Abração
Fabiano.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 05, 2008 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre meu brother, que idéia legal e excelente projeção! Muito obrigado pelo tempo que vc usou para fazê-lo! No andar da carruagem, em sua recuperação após saber quem comparece entre vivos e mortos... Rolling Eyes vou analisar com muito carinho esta excelente visão.

Muito obrigado e grande abraço,
Fabiano
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para: