|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|
...(eu tinha a intenção de postar algumas plantas depois espero ue vc anum deixe de dar uma opinião por causa dessa conversa,... , eu gostaria de ouvir a sua opinião sobre elas..., obs elas naum são bonsai... mas mudas, eu ainda anum fiz nenhum bonsai,...)
...
eu disse desde o comêço que anum tinha conseguido fazer nenhum bonsai,... mas a minha sugestão persiste!!! resetá essa planta começa ela de novo, os galho,... ou deixa ela como tá, e ame-a e aceite-a como ela é,...
naum eu naum tenho esperiência com enchertia em bonsai e muito pouca esperiência com encheria, senhor grande e sabio mestre nick,...
na verdade desde o começo a minha intenção era fazer com que mudassem o jeito de ver as coisas,... incentivar todos a pensar por si mesmo, grande mestre, por isso o monte de letrinhas aparentemente sem sentido, grande mestre,... e quanto ao porque fazer enchertia,... num moyogi ela, no caso de uma naum eliminação total dos galhos, a enchertia direcionaria o crecimento... mas tendo em vista que eu descobri que serrisa naum é muito boa pra enchetia,... que tal aquela tecnica que eu vi nesse forum mesmo,... consiste em tirar uma parte de cotiça acima da gema que se quer que se torne galho,...de modo a desviar a seiva para ela e faze-lá se desenvolver,... será que funciona em serrisa?... ^^
ela tem uma cicatrização boa,...
quanto ao encheto em serrisa...
pode deixar senho rrande sabio assim que eu aprender eu te encino,... eu o pequeno e insignificante ninguem,... que naum tem direito a voz diante dos grandes mestres...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 8:26 pm Assunto: |
|
|
ha,...
em um fukinagashi... a enchetia, que ao que parece é difissil,nos daria material para jin,... é bem comum encontrar jin em plantas nesse estilo,... mostrando a força do vento...
falando em cahestra,... eu descobri ante hontem, acho, que sinônimo de canhoto é sinistromano,... hahaha e agora canhaestra,... HAHAH^^
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 2:27 pm Assunto: |
|
|
Agradeço a todos que deram sua opinião.
Já está de bom tamanho.....
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Fev 11, 2008 7:03 pm Assunto: |
|
|
Caro Élio,
depois de algum tempo sem navegar no Fórun, e tentando voltar, deparei com tua mensagen e depois de acompanhar tudo com muita atenção resolvi pedir para postar foto do atual estado de sua planta.
Acho que como eu ,muitos foristas tem curiosidade em saber qual foi tua decisão final ,bom, se isso for possível.
Um abraço
Ivanil |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 1:36 pm Assunto: |
|
|
Meu caro amigo Ivanil,
te agradeço por ressusitar este tópico.
Na realidade em termos de estilização ainda não fiz nada. Está como estava.
É que procurei seguir alguns conselhos e fui aos poucos, por ordem: a primeira questão que tinha que ser vista era a do nebari, pois naquela lata o nebari estava todo enterrado.
Então certo dia resolvi tirar da lata e procurar o melhor nebari que casualmente era o mesmo da frente que eu havia escolhido. Então veio o segundo passo que seria plantar ela num recipiente menor, reduzindo as raizes que eram enormes. Podei muito as raízes e aproveitei para fazer dezenas de mudas com elas. Todas brotaram. O movimento natural das raízes da serissa se tornarão troncos interessantes no futuro.
Na procura por um recipiente me deparei com uma pedra, meio grande, e com uma grande cava e achei que por enquanto deveria plantar aí. E assim está, conforme a foto. Por enquanto serve para algum curioso que olha e diz: "veja parece que foi varrida pelo vento!!!" Claro que eles não sabem que existe o que nós denominamos de um defeito incurável: este tronco em forma de arco.
Agora ela já está novamente recuperada e creio ser a hora do próximo passo: Um alporque no meio deste tronco, transformando-a em duas plantas, pois este tronco do nebari até o primeiro galho tem 30 cm o que inviabiliza a idéia de colocar na vertical e fazer um moyogi: O arco permaneceria e ficaria uma planta muito pescoçuda.
No mais, por enquanto este arco não me lançou nenhuma flecha .... rsrsrsrs.
Estou esperando o que disse o mestre Hidaka: esperar a planta dizer o que e quando fazer...
abraços
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Fev 13, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Élio,
fico muito contente com a continuitade do teuTópico e principalmente vendo a execelente planta muito bem encaminhada pelo amigo.
Tua pedra foi na verdade um grande achado e na minha opinião o conjunto ficou muito bom.Você sabe, tenho pouca prática, mas acho que está sendo tudo bem encaminhado com bons resultados num futuro bem próximo.
Parabéns e sucésso!
Um abraço,
Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 14, 2008 4:14 pm Assunto: |
|
|
Valeu, garoto!!!
E continuo aceitando idéias e opiniões de todos os colegas foristas.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|