|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 7:46 pm Assunto: |
|
|
Exatamente isso que o Ferreira disse.
Às vezes deixamos nos enganar e deixamos de questionar alguma coisa.
A folha evoluiu para absorver luz e realizar trocas gasosas, a raíz para absorver água e nutrientes e prover o suporte mecânico para as plantas.
Alguns nutrientes são eficientemente absorvíveis pelas folhas como citei (Cu, Co, Mo) mas não é todas as espécies de plantas que tem potencial para fazer isso.
O ideal, é sempre usar um pouco de adubo orgânico juntamente com o velho NPK, que assim vc estará fornecendo macro e micronutrientes de maneira ideal para as plantas, e ainda contribuindo com a flora microbiológica.
Valeu.... |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 9:13 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Está a ficar interessante
Segundo alguma informação que li, o mecanismo que a folha utiliza para evapotranspiração, será o mesmo que utilizará para introduzir água nela.
Tal particularidade é que lhes permite a absorção dos nutrientes, ainda que infimos, mas provalvemente mais eficazes do que o solo, aquando do excesso de determinados nutrientes, assim como a aplicação de outros produtos de fitossanidade, tais como insecticidas e fungicidas sistémicos....
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 29, 2008 10:11 pm Assunto: Unidirecional |
|
|
Castro
Sim, a evapotranspiração ocorre através dos hidatódios, órgãos localizados principalmente na borda e ponta das folhas. É devido a este sistema que as pontas e bordas secam quando se exagera nos adubos e a planta tenta livrar-se do excesso (que "queima" o local). No entanto, a menos que eu esteja desatualizado, também não há comprovação científica de que o fluxo de substâncias possa ocorrer "ao contrário" (ou seja, entrando) através dos hidatódios. O funcionamento destes órgãos não é uma simples difusão por osmose, de maneira que o fluxo de substâncias é geralmente unidirecional. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 11:02 am Assunto: |
|
|
Ferreira,
Realmente não há comprovação científica para absorção via hidatódio, diferente das vias estomatais.
Só pra complementar, os hidatódios não são a mesma coisa dos estômatos, são estruturas diferentes e eliminam água em sua forma líquida e não gasosa, e poucas espécies o possui, como o morango e o chorão.
Abraço a todos. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 11:02 am Assunto: |
|
|
Caros amigos Ferreira e Ezequiel,
Quero parabenizar aos dois pelas informações mais que valiosas postadas neste tópico, este tema em questão já vem rolando em vários fóruns onde cada um dá seu depoimento voltado para o que ouviu de alguém ou em função de ter dado certo com suas plantas, e outros simplesmente diziam não dar certo e pronto, depois desta discussão todos podem avaliar e principalmente entender por conta própria como o sistema funciona .
Quero aproveitar e pedir autorização aos dois para postar estas citações no Fórum que sou o responsável, o Bahia Bonsai Clube, creio que seria de grande valia para os membros aqui da Bahia e do Nordeste.
Aproveitando também, gostaria de saber se realmente é viável a reprodução do Pinheiro Negro por estaquia aqui no Brasil, alguém por cá já conseguiu ? Qual a taxa de sucesso e quais os precedimentos ?
Abraços fraternos a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 11:17 am Assunto: |
|
|
Glauco, pode citar...
Caros amigos companheiros do bonsai, achei uma matéria interessante e vou postar aqui para que os interessados a leiam, segue:
A Água e os Vegetais
Todos sabemos que a água é o elemento principal para o metabolismo de todas as formas de vida. No caso dos vegetais a água representa de 80% a 90% do seu peso fresco. No solo a água penetra por infiltração, onde uma parte dela fica retida por adsorção, em torno das partículas, ou, por capilaridade, dentro dos poros. Sabemos também que a maioria das plantas terrestres retiram a água do solo através do seu sistema radicular (pêlos absorventes), principalmente; embora existam casos em que outras partes da planta possam se adaptar a essa função.
Vamos agora compreender como se dá a absorção da água em nível celular. Para tanto teremos que dar uma noção de certos conceitos e idéias como a difusão, as propriedades coligativas das soluções, a osmose e etc.
Podemos começar idealizando um sistema físico representado por um tubo em U, como mostra a figura abaixo. Este tubo estará dividido ao meio por uma membrana semipermeável. Uma metade do tubo conterá uma solução concentrada de sacarose, enquanto a outra metade conterá apenas água. As duas metades deste sistema estão sujeitas à pressão atmosférica normal, e a mola M está em relaxamento. Na metade A a presença do soluto (sacarose) torna a solução mais concentrada que a da metade B, que contém apenas água; portanto a pressão de difusão da água através da membrana será maior no sentido da metade B para a metade A. Assim, ira se formar um fluxo de água no sentido B® A. Com o tempo a água que penetra na solução de sacarose vai aumentar o volume da metade A do sistema, empurrando a mola M. Esta por sua vez vai exercer uma contrapressão equivalente, o que acarretará num estado de turgor da solução na metade A do tubo. Quando esta pressão for igual a diferença de pressão de difusão da água, existente entre a metade A e a metade B, o fluxo de água vai cessar e o sistema entrará em equilíbrio.
Assim a difusão das moléculas de água através de uma membrana semipermeável se dá no sentido da solução mais diluída (onde tem mais água) para a solução mais concentrada (onde tem menos água), fenômeno que conhecemos por osmose. Como no exemplo acima onde a água flui de B para A, empurrando a mola M, até que o sistema entre em equilíbrio.
Na osmose o sentido da difusão das moléculas de água vai do lado em que a pressão de difusão for maior para o lado em que esta mesma pressão for menor; no exemplo acima, da água pura para a solução de sacarose. Generalizando, de uma solução diluída para uma solução concentrada.
No exemplo acima vimos uma solução (sacarose) separada do solvente (água) por uma membrana semipermeável. A pressão de difusão é maior na água pura do que na solução de sacarose, portanto a água flui neste sentido, empurrando a mola M. Vimos também que num dado momento a mola compensou a diferença de pressão de difusão da água através da membrana semipermeável, exercendo uma contrapressão à solução de sacarose, e equilibrando todo o sistema. A esta pressão da mola damos o nome de pressão de turgor (PT). A pressão que se deve exercer sobre uma solução (quando esta se encontra separada de seu solvente por uma membrana semipermeável) para impedir o fluxo de moléculas, do solvente puro para a solução é a chamada pressão osmótica (PO). Assim, quanto maior a concentração de uma solução maior será a sua pressão osmótica.
No sistema anterior o fluxo de água no sentido B-->A é controlado pela pressão osmótica mais a pressão de turgor (exercida pela mola).
Vamos agora tentar transpor todo este mecanismo para uma planta. A membrana plasmática, funcionaria como uma membrana semipermeável e a parede celular por ser rija e possuir certa elasticidade funcionaria como a mola do nosso sistema. O suco celular seria equivalente a solução de sacarose, e a água do solo poderia ser comparada com a água presente na metade B do sistema físico.
De acordo com nosso sistema, a solução do solo estaria mais diluída que a solução do suco celular, portanto a difusão vai se dar neste sentido (do solo para as células). A água começa então a penetrar na planta através dos pêlos absorventes da sua raiz. Da mesma maneira que no nosso sistema, o fluxo de água da raiz para as células vegetais vai depender da pressão osmótica (PO) do seu suco celular e também da pressão exercida pela parede celular, a pressão de turgor (PT). A entrada de água será diretamente proporcional à diferença entre PO e PT, ou seja, à parcela da pressão osmótica do suco celular não compensada pela pressão da parede. Assim, a penetração de água nas células vegetais depende de seu déficit de pressão de difusão (DPD) que podemos identificar como:
DPD=PO-PT
Na célula murcha como não existe fluxo de água para o seu interior, a sua parede celular não exercerá nenhuma pressão contrária. Assim teremos:
PT= 0,
portanto:
DPD=PO
A esse estado damos o nome de plasmólise.
A medida em que a água flui para o interior da célula a parede celular começará a exercer pressão, ou seja, a pressão de turgor vai aumentando. Quando a célula estiver saturada de água, teremos:
PT=PO,
portanto:
DPD=0
Nesta situação o fluxo de água para a célula cessará. Esse estado é referido como deplasmólise.
Existem plantas, que mesmo saturadas continuam a absorver água, eliminando o excesso através de poros localizados nas extremidades das folhas (hidatódios) a este fenômeno dá-se o nome de gutação ou sudação. Existem dois tipos de hidatódios: o hidatódio epidermal, que é uma única célula epidérmica que excreta água por transporte ativo, provavelmente; e o hidatódio epitemal, chamado também de estômato aquífero. Tal estrutura é formada por duas células estomáticas, que delimitam um poro permanentemente aberto. Este último tipo de hidatódio é o mais frequente. Nele existe uma câmara subestomática, que está preenchida por um parênquima aqüífero (epítema) onde desembocam vasos do xilema.
A sudação ou gutação cessa ou se torna lenta, quando as raizes estão mergulhadas em água destilada com ou sem aeração. Se a raiz for mergulhada numa solução aquosa de sais sem aeração, a sudação também se torna lenta. Todavia, se a raiz for mergulhada numa solução aquosa de sais com aeração e a atmosfera estiver saturada de vapor d’água, a sudação é ativa e prolongada.
Outro fenômeno relacionado a absorção de água pela planta é a exsudação. Assim se cortarmos o caule de uma planta, esta começa a eliminar a seiva bruta na região do corte. Tal fenômeno ocorre porque a absorção contínua de sais, eleva a pressão osmótica no interior do xilema, fazendo entrar mais água. Isto cria no interior da raiz, uma pressão denominada de pressão da raiz, responsável pela exsudação quando cortamos o caule da planta.
Estou traduzindo um artigo que o amigo Antônio Castro me enviou, muito interessante.... Assim que terminar posto aqui...
Abraço a todos |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 1:42 pm Assunto: |
|
|
Amigos, o q pode estar acontecendo com folhas de plantas que mal são adubadas, ou nunca foram, queimar as pontas da mesma forma? será que pode ser a falta de água? Se for, pq isso ocorre? Sendo que o acúmulo de sais proveniente de uma super-adubação é compreensível a queima destas extremidades, porém, a falta de água pode ocasionar a perda de folhagem, bem como a queima também, tipo num ficus, pq isso ocorre?
Obrigado e me desculpe me aproveitar...
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 2:32 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
Teria como vc postar uma foto pra ver os sintomas?
Ajudaria muito.
Deficiência de potássio:
Bom, muita gente já sabe sobre estômatos e que eles têm uma aberura, por onde sai água em forma vapor, e que esta mesma abertura que absorve oxigênio e gás carbônico para respiração e fotossíntese.
Acontece que o potássio é o nutriente responsável diretamente pelo mecanismo de abertura e fechamento de estômato, ele funciona mais ou menos como o sódio funciona no organismo de animais, mas não dá pra substituir em pelo outro não heim.
Acontece que quando a planta fica com pouco potássio, o mecanismo de abertura e fechamento de estômatos fica comprometido e não se fecha, daí sai mais água das folhas do que a que entra pelas raízes, por isso as folhas tendem a amarelarem e secarem, do ápice para a base e da borda para o centro, e isso ocorre primeiro nas folhas mais velhas.
Não sei se fui claro, expliquei o mais simples possível, aí vai uma imagem que pequei na net de sintoma de deficiência de potássio, mas não dá pra saber, amigo Fabiano, qual o problema com sua planta com exatidão apenas com a descrição que vc deu, por que a posição que a folha seca pode ser resultande de diversos fatores além da deficiência de potássio (que me parece ser o mais provável no seu caso).
Espero ter ajudado.
Um forte abraço |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 3:49 pm Assunto: |
|
|
Caro Ezequiel, acho q ganhamos uma aula extra de deficiência de potássio por eu n saber me expressar direito!
Na verdade, eu trabalho em floricultura, isto inclui bonsai, plantas ornamentais, flores, etc... então, o que eu gostaria de saber de forma científica, é o q acontece na planta qdo ela seca as folhas até a perda das mesmas, por falta de água, parece simples, mas o caminho da coisa toda é meio confuso...digo cientificamente...perdão...
Explicação citada por Ezequiel sobre a falta de potássio:
Acontece que quando a planta fica com pouco potássio, o mecanismo de abertura e fechamento de estômatos fica comprometido e não se fecha, daí sai mais água das folhas do que a que entra pelas raízes, por isso as folhas tendem a amarelarem e secarem, do ápice para a base e da borda para o centro, e isso ocorre primeiro nas folhas mais velhas.
Eu gostaria de entender desta forma como vc explicou acima, a influência da água, neste processo de perda de folhagem e até seca de galhos, ao invés do potássio.
Me desculpe se fiz entender q tenho uma planta com esse problema, na verdade acho q tenho algumas sim, hehe, mas tenho caso de clientes q compram palmeiras raphis, e se queixam em poucos meses que secam as pontas das mesmas, por acaso tem relação??
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 4:05 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
"Eu gostaria de entender desta forma como vc explicou acima, a influência da água, neste processo de perda de folhagem e até seca de galhos, ao invés do potássio."
é simples, se vc entendeu como o potássio funciona na planta, com os estômatos não sendo possíveis de serem fechados, a planta perde água excessivamente, mesmo que vc a molhe todos os dias... não é nada mais que isso... lógico que existem algumas particularidades dentro desse processo, mas é fisiologia mais específica e daí não dá pra te explicar aqui...
Uma coisa leva a outra... a falta de potássio leva perda de água e isso leva secamento das folhas... essa é a influência da água....
Me desculpe se não entendi sua pergunta...
Se não, pode refazê-la...
Abraços |
|
|
 |
sandroguchilo
|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 4:22 pm Assunto: |
|
|
sempre achei estas "aventuras" perigosas / arriscadas demais para aplica-lás as plantas que tanto amo,, ainda mais porque não encointrava uma explicação plausível para o uso destas substâncias ,, nosso colega ezequiel conseguiu sanar estas dúvidas --- obrigado pela participação e pesquisa-- agora qunato a usar ,, acho que continuo nos básicos !!!!!!
he abraços a todos!!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 01, 2008 5:16 pm Assunto: |
|
|
Sandro, minha dica é que quando pensar em usar algo novo, dê uma pesquisa sobre o produto e sobre a planta... tem sempre algo novo à aprender, vc não precisa usar nada que alguém diga que funcione. Talvez não funcione em suas plantas... consulte sempre 3 fontes diferentes na dúvida...
Abração!!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Mar 03, 2008 10:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Ferreira e Ezequiel!
Obrigado pelos esclarecimentos ao meu questionamento.
Muito claro!
Valeu!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 9:22 am Assunto: |
|
|
Pessoal, me desculpem por desenterrar este tópico, mas depois de ler uma matéria sobre o uso da glicose na Bonsai Passion, confesso que fiquei tentado a fazer um teste nas minhas mudinhas...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Mar 20, 2012 10:01 am Assunto: |
|
|
INTERESSANTE, |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|