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ESCRITOS DO DIA A DIA

ESTÉTICA DO BONSAI - Estrutura de galhos
30.12.2011
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duprat
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MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2008 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Castro,
Não sei se é o caso de se estabelecer a assimetria como vantajosa em relação ao seu oposto. Particularmente também prefiro formas assimétricas, mas não podemos esquecer, fazendo um paralelo suspeito com a pintura, que muita coisa boa e original foi feita com a simetria. A arte do renascimento, as esculturas arcaicas gregas, a arte árabe e, no nosso caso, as arvores do estilo ereto formal, são exemplos notáveis de como a simetria pode parecer “natural”.

Você escreveu “desequilíbrio/assimetria”. Deu para entender, mas, entretanto, são estes conceitos diferentes. Desequilíbrio é quando algo está na eminência de sair determinado lugar. Algo que parece instável no local em que se encontra.... o “desequilíbrio” me parece sim tem um sentido de erro. O exemplo montado pelo Sergivaldo é um belo exemplo disso – a árvore era mais simétrica mas aquele galho estava desequilibrado, querendo sair dali. No projeto alterado, mais assimétrico ficou muito mais estável e equilibrado. Não há ambigüidade.

O assunto é relevante e merece uma desdobrada pois se aplica as nossas árvores. Rudolf Harnhein, um teórico da percepção, dá um exemplo bacana.



Ele observa que a figura A é bem equilibrada, que há bastante vida na combinação de quadrados e retângulos de diversas proporções. Tudo permanece em seu lugar, nada está procurando mudar. Não figura B, por outro lado, aparentemente mais simétrica, as diferenças de proporção são tão pequenas que ficamos vacilantes de contemplar a simetria ou assimetria, a igualdade ou desigualdade, quadrado ou retângulo. A figura é ambígua. Claro ele faz a ressalva que pode ser este justamente o efeito que o arista pretende, mas estes são casos raros e na maioria das vezes procuramos evitar tal ambigüidade.

Hora nos bonsai em especial isto tem bastante importância como podemos ver nos exemplos todos citados até agora. Quando o galho dentro da curva é mesmo para ser um galho dentro da curva, ele funciona. Se voltarmos ao nosso fatídico exemplo do bonsai em flor (que o autor não nos ouça), percebemos que o galho dentro da curva está ali para fechar o triângulo da copa mais que por si mesmo. Ele por ele cai naquela ambigüidade, naquela estranheza, como se estivesse mesmo escondendo e prejudicando a dinâmica do tronco - assim sobrando.

Quando um bonsai está equilibrado a sua idéia plástica se fecha - nada fica ambíguo, nem sobra nem falta. O bonsai daí por diante “transformando-se, repousa!” (como citado por Heráclito no âmbito do pensamento filosófico)

O mágico disso é que necessariamente, a cada vez, o equilibro tem de se encontrar de forma diferente pois cada árvore é única e tem sua personalidade. E mesmo se conduzida desde muda, ela tem lá seu temperamento, sua vocação, – ?não é fantástico?
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Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
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Editado pela última vez por duprat em Ter Fev 12, 2008 11:56 am; num total de 1 vez
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MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2008 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Deletado por Ferreira, a pedido do Duprat.
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MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2008 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Deletado por Ferreira, a pedido do Duprat.
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MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2008 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Ferreira.
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Paulo Roberto Marasca
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MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Apenas para levantar hipóteses diferentes...

Pensando no motivo do autor deixar os galhos dentro da curva no pinheiro e no bonsai florido me ocorreram alguns detalhes que talvez sejam verdadeiros...

No pinheiro o dito galho parece ser um galho de fundo ( não há marca de saída do galho no tronco ) que na visão "in loco" pareça melhor que na fotografia ( sabemos como é difícil a foto fazer juz à planta )... Um rearranjo deste galho pode melhorar a foto e destacar a tridimensionalidade da planta.



No florido o ponto de partida do galho logo acima do nebari pode fazer dele um segundo tronco... E uma mudança de tamanho dos galhos pode adaptá-lo ao uso de um vaso alongado mais de acordo com o estilo.

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MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 2:16 am    Assunto: Responder com citação

Gostei da ideia ficou mlhor sim juntar com o grupo de cima usando o galho para criar um conjunto por trás do tronco.
Ainda assim continuaria mais a partir do projeto do Sergivaldo , retirando o galho. O grande apice me incomoda ainda por seu peso e volume. Sua ideia de profundidade caberia muito bem nele, caso claro haja um apice razoável nesta região, que não seja necessário esconder.




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MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 4:41 am    Assunto: Responder com citação

Em beneficio da ordem vale esclarece que estamos pensando os galhos principais da árvore, e em se tratando de galho dentro da curva, significa que o tronco tem curvas. Por isso a princípio estávamos mesmo que genericamente falando do estilo moyogi e de como é importante os ramos acompanharem o movimento do tronco principal, sendo como que naturalmente lançados para os lados pela dinâmica determinada pelo tronco.
Podem ser lançados para cima, na horizontal ou voltados para baixo. E, mais difícil, combinando as possibilidades.
Depois vimos que é importante haver um jogo de equilíbrio (simétrico ou assimétrico) entre os ramos principais (=copas principais). Vimos ainda que devemos em geral evitar a ambiguidade.



O comentário do tópico anterior sobre a profundidade que certos ramos e copas propiciam, nos dando a sensação de profundidade mesmo em uma foto bidimensional, fez-me lembrar de outro tópico onde eu chamava a atenção para o importância de se expor a estrutura da árvore. Parece que quando nos aproximamos de uma grande árvore vendo-a meio por baixo, temos acesso a sua estrutura e isso faz com que, nos bonsais, a árvore pareça maior ao se EXPOR SUA ESTRUTURA. Tinha feito uma serie em desenho para comparação.



Encontrei entretanto, dois exemplos muito melhores devido a juntar o que se trata agora com exemplos muito parecidos com os analisados inicialmente. O primeiro tem até explicitamente o fatídico galho dentro da curva. Vamos a eles.







Postei as três sequências, para puxar o estudo para um aspecto extremamente importante e freqüentemente pouco citado, que é o desenho das copas. RAMOS, COPAS e VAZIOS, e também PROFUNDIDADES, têm claro uma íntima relação, e no final é o jogo entre estes elementos, além claro da dinâmica principal do tronco, que determinam a idéia plástica do bonsai em seu todo.
O último exemplo acho que ilumina bastante o fato de uma aparente pequena alteração no desenho das copas, emprestar a árvore uma dimensão extraordinária.
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MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 12:57 am    Assunto: Responder com citação

Uma bela idéia relacionada ao desenho das copas;.....


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