FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Manacá da serra
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 09, 2005 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio amiguinho !!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Não sou fotógrafa, mas coloquei agora as pilhas para serem carregadas, vou levar a máquina todos os dias, quero trazer muuuuiiittaass fotos para vermos como os grandes mestres trabalham...
Provavelmente só poderemos nos falar na semana que vem, como só deverei estar no forum amanhã a noite e na segunda-feira...... quero curtir todos os momentos na atividade.

Beijos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2005 5:48 pm    Assunto: manacá Responder com citação

Olhem que bonitinha o Manacá da serra que tinha lá no dia do encontro no espaço do Ronaldo:

Será que o meu manacá chega a esse ponto?
Abraços!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2005 2:51 pm    Assunto: Manacá Responder com citação

Pessoal,

Estou postando novas fotos do meu Manacá da serra após a poda radical, já com nova brotação.
Na semana que vem estou querendo fazer a poda de raízes pra colocá-lo no escorredor de macarrão.

Fotos:

Só estou achando estranho o formato das folhas. Estão um pouco retorcidas e a ponta de umas folhas estão ressecando.
Aí vai uma foto da folha. Devo ficar preocupado ou isso é normal após uma poda radical não seguida de poda de raízes?

Abraços,

Fábio
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2005 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio, meu Manacá tb tem algumas folhas assim, mas pela cor delas, vc pode ter certeza que sua planta está ótima.
Há umas 3 semanas eu estive em Terê e descobri um lugar que tem uns Manacás da Serra com o tronco mais grosso que minha perna... Pretendo trazer um na minha próxima viagem pra lá...
Depois coloco as fotos aqui.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2005 9:50 am    Assunto: Re: Manacá Responder com citação

Fábio escreveu:
Pessoal,

Estou postando novas fotos do meu Manacá da serra após a poda radical, já com nova brotação.
Na semana que vem estou querendo fazer a poda de raízes pra colocá-lo no escorredor de macarrão.

Abraços,

Fábio

Olá Fábio,

Apesar de não ter experiência com essa espécie, pelas fotos dá para perceber que a sua planta está reagindo muito bem à poda drástica sofrida.

Acredito que seria bem melhor você esperar um pouco mais antes de fazer uma poda de raízes e colocá-la no escorredor. Os galhos ainda estão se formando e um transplante agora irá estressar ainda mais a planta, com o risco deles secarem todos.

Como a regra mais importante no cultivo do bonsai é PACIÊNCIA, se me permite uma sugestão, deixe a planta se desenvolver e engrossar os galhos. Aí você terá condições de começar a definir sua estrutura secundária, que na minha opinião, é muito mais importante.

Quando a planta já estiver com uma estrutura mais ou menos definida, aí sim, seria interessante colocá-la num vaso de engora.

Um grande abraço e parabéns pela planta.

Sergivaldo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2005 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fábio !!!! Laughing Laughing Laughing

Se Manacá está ficando lindinho. Very Happy Very Happy Very Happy

Eu faria como Sergivaldo sugeriu, deixava a planta se estruturar melhor e depois faria a raiz,

Ronaldo vendeu o manacá que havia lá no espaço.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2005 5:09 pm    Assunto: Manacá Responder com citação

Benditas provas da faculdade, hehehe... Laughing
Deixei de fazer a poda radicular no último fim de semana porque preciso estudar para as provas. Então foi bom esperar. Cool
Vou deixá-la desenvolver mais um pouco então.

Sergivaldo,

O que vc chama de estrutura secundária? Seriam as ramificações a partir dos galhos atuais?

Ângela,

Vou seguir a dica. Wink

Abraços,

Fábio
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2005 6:05 pm    Assunto: Re: Manacá Responder com citação

Fábio escreveu:
Benditas provas da faculdade, hehehe... Laughing
Deixei de fazer a poda radicular no último fim de semana porque preciso estudar para as provas. Então foi bom esperar. Cool
Vou deixá-la desenvolver mais um pouco então.

Sergivaldo,

O que vc chama de estrutura secundária? Seriam as ramificações a partir dos galhos atuais?

Ângela,

Vou seguir a dica. Wink

Abraços,

Fábio

Fábio,

A estrutura secundária é exatamente o que você falou, mas eu queria me referir à formação da estrutura primária mesmo, que corresponde ao tronco e galhos mais grossos, que definem o estilo do bonsai.

Desculpe-me pela confusão.

Um abraço,

Sergivaldo
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 7:05 pm    Assunto: Novas Responder com citação

Pessoal,

Estou adicionando novas fotos do meu manacá da serra e gostaria de saber se os brotos que estão secando são sinal de que a planta irá morrer.
Será que devo fazer uma poda radicular agora? Ou isso seria suicídio?
Abraços!

Fábio

Vista de cima:

Vistas laterais:

PS: Gostaria de sugestões quanto a que estilo seguir e que brotos devem permanecer para formar a estrutura primária da planta.
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 9:18 pm    Assunto: E ai Responder com citação

Fabio td beleza, olha os brotos estão secando por desidratação, o manacá da serra sempre seca um pouco abaixo do corte então da próxima vez usa uma pasta cicatrizante e corta um pouco mais acima, eu aconselho a deixar os brotos que estão no nebari para ajudar a engrossar mais a base e dar conicidade e depois eu eliminaria os ramos da quarta parte inferiordeixa crescer livremente por no minimo 6 meses e ai sim escolheria quais cortar e em seis meses da pra bolar um estilo que combine com a planta e as flores.Mudando de pato pra ganso vc conhece manacá de jardim (Brunfelsia uniflora) tem o aspecto bem semelhante a uma primavera ele é roxo e branco e muito mais resistente e facil de cuidar vale a pena tentar com uma cobaia e ver como vc se sai, vale lembrar que as folhas são bem menores e brota muito mais facil que o (Brunfelsia Grandiflora)manacá da serra
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 29, 2005 12:19 pm    Assunto: . Responder com citação

Pessoal,

Meu manacá da serra secou todo o tronco, restando apenas os dois brotos mais vigorosos da porção mais baixa.
Já que perdi o tronco, resolvi podar as raízes e colocá-lo no escorredor de macarrão. Será que fiz mal? É que eu não queria perder o finalzinho do inverno. Não estava a fim de manter esse elefante até o próximo inverno na minha sala. Laughing
Depois tento postar as fotos dele.
Abraços,

Fábio
Sony

MensagemEnviada: Qui Set 01, 2005 12:19 am    Assunto: Manaca Responder com citação

Fábio...

Eu estou no meu segundo manacá e gostaria de te dar algumas dicas por experiência própria...
A planta gosta de muita água e sol moderado.
A poda radical foi uma opção bacana, eu faria o corte em diagonal também, como disse o colega ali atrás para favorecer o nascimento de brotos dos galhos.
A dica mais importante que eu quero te dar é sobre as raízes.
Matei meu primeiro exemplar porque pequei em 2 pontos: podei de mais os galhos e cortei muito as raízes.
Na minha segunda tentativa fui mais feliz e tive que ter bem mais paciência do que com a maioria das espécies que eu possuo...
Como a planta está num vaso fundo faça o seguinte:
Corte um pouco as raízes e mantenha a planta no mesmo vaso apenas recorte as suas laterais para dar uma estética melhor (foi isso que eu fiz) sem transplantá-la de imediato.
Espere uns 3 meses e repita a operação sempre desta forma até obter raízes menores para então transplantá-la para o vaso de bonsai e fazer a troca de terra e substratos.
Assim que eu tirar uma foto vou postá-la aqui para vc ver como o meu manacá ta lindo...
Abraços
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2005 1:11 pm    Assunto: . Responder com citação

Sony,

É muito confortante saber que há mais alguém aqui no fórum que tenha uma experiência um pouco maior com essa planta e fico muito grato pela sua ajuda. Wink
Sobre o meu manacá, já é tarde para seguir sua orientação porque já o transplantei para um escorredor de macarrão. Porém, o caso dele não será tão problemático porque ao tirá-lo do vaso maior percebi que suas raízes não estavam dispersas por todo o vaso, mas por uma pequena porção ao redor do tronco. O que deve ter acontecido é que ele devia estar num vaso pequeno, onde as raízes se desenvolveram muito e viraram um emaranhado, então o vendedor deve ter tirado e colocado no vaso maior pra que suas raízes pudessem ter mais espaço para se desenvolver. Por isso, minha poda de raízes foi muito pequena, pois apenas retirei a parcela mais externa do torrão. Vamos ver no que vai dar. Vou tentar postar uma foto dele aqui amanhã e na semana que vem posto outra foto mais atualizada, ok?
Abraço!!

Fábio
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2005 2:28 pm    Assunto: Re: . Responder com citação

Oi pessoal,

Há muitas variedades de manacá?
Eu tenho uma "plantinha", longe de ser um bonsai, que consegui por alporquia, de uma árvore que diziam ser "manacá da serra". Outra pessoa me disse ser "manacá verdadeiro".
As folhas são pequenas, arredondadas e lisas. As flores são de cor lilás quando novas e vão clareando e se tornando esbranquiçadas ao envelhecerem. São extremamente perfumadas, principalmente à noite.
Alguém saberia dizer do que se trata, apenas pela descrição?
Vou tentar colocar foto dela aqui!

Abraço,
Charles
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2005 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Pela descrição parece ser o manacá cheiroso, ou manacá de jardim. Ao contrário do manacá da serra em que as flores se abrem brancas e vão se tornando rosadas com o passsar do tempo Shocked Prece muito adequada para se fazer bonsai, porém ñ tenho nenhuma experiência com ela.
abraço
Atila
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para: