|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 1:45 pm Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
lidiao

Registrado: 22/10/06 Idade: 38 Mensagens: 12 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 2:25 pm Assunto: |
|
|
edson0605,
alguma dica especial pro plantio de semente? tô com uma jabuticabeira adulta dando fruto, queria aproveitar pra tentar fazer umas mudinhas.
valeu
lidia |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Dez 16, 2011 12:15 pm Assunto: |
|
|
É não podemos parar começar de novo podar e tudo do zero novamente. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
lidiao

Registrado: 22/10/06 Idade: 38 Mensagens: 12 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Sáb Dez 17, 2011 11:50 am Assunto: |
|
|
valeu pela dica, edson! vou olhar os links direitinho. =) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Dez 17, 2011 2:24 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo...
Com relação a substrato pobre , que vc citou a pouco tambem estou revendo minhas teorias...
Mantive muitas bacias por longos anos sem um desenvolvimento a contento. Não morriam , mas tb não se desenvolviam como deveriam. Algumas especies como as mirtaceas , mais lentas por natureza , comigo pareciam estaticas , atravessando os anos sem ganhar nada em calibre e galhos, vez ou outra um broto novo ..etc... ..
Sempre me perguntei : porque minhas plantas não aceleram , não se desenvolvem com mais rapidez como outras da mesma especies cultivadas por outros foristas ..?
E comecei a mudar a composição do meu substrato, invertendo as quantidades , ou seja, antes usava 70% inerte e 30 % organico, agora uso 70% material organico{ substrato pronto para germinação, esterco, casca de pinus , de coco , TM, FO, galinaçea ...etc..} e apenas 30% de areia e cacos ..
Outro cuidado que passei a ter foi quanto a adubação. Como era feita apenas no "olhometro" não tinha noção de quanto tempo se passava entre uma dose e outra . e confesso que algumas coitadas viviam num estado critico de inanição. Agora controlo com mais rigor a alimentação das minhas pequenas e tento forneçer adubação variada para que sempre esteja presente nas bacias os componentes nescessarios para o bom desenvolvimento da planta.
Com estes cuidados basicos estou conseguindo dinamizar/acelerar
minhas mudinhas .. e obter melhores resultados ...
Parabens pela jabuticabeira ... |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Dom Dez 18, 2011 11:32 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, é muito bom ver alguém fazendo diferente, pois ha algum tempo ja não vinha utilizando a receita da areia de rio com caco cerâmico, mas não tive segurança para me pronunciar, pois sou iniciante, e ainda mais, ja não utilizo mais TM e FO como adubação, somente na composição do solo, apos utilizo apenas NPK de 15 em 15 dias bem regular inclusive no inverno mas ai passando a 1 vez por mês e tenho obtido bons resultados, e utilizo também serragem para manter o solo mais aerado.
Bom espero ter colaborado em algum ponto.
Atenciosamente. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|