|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 2:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Realmente os patrocinadores sao importantes. Estamos dando um grande passo no nosso país, quem sabe esse nao sera o primeiro de muitos concursos de Mame Bonsai no Brasil, quem sabe nao se torne o Concurso Nacional de Mame Bonsai um dia ou Concurso Brasileiro de Mame Bonsai. T+ pessoal. To adorando as ideias e discuções.
Abraços:
Illex
P.S.: Aqui vai um site com algumas classificações do tamanho do Bonsai, achei muito bom, pois tem os nomes em japones das alturas respectivas ao tamanho do Bonsai:
http://216.239.39.104/translate_c?hl=pt-BR&u=http://wiki.bonsaitalk.com/index.php/Bonsai_sizes&prev=/search%3Fq%3Dshito%2Bbonsai%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D
Está com a pesima tradução google. T+. _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 8:22 pm Assunto: |
|
|
Caro Pedro, sempre fica uma dúvida. Fui atrás de informações. O Laércio, que é um dos novos foristas e bonsaísta antigo, quando me escreveu, disse ter muitos livros de bonsai. Lembrei-me do fato e pedi a ele que fizesse uma pesquisa sobre a nossa dúvida e ele acrescentou ainda alguns conceitos para nossa nomenclatura.
Laércio respondeu o seguinte:
De acordo com o livro da Deborah R. Koreshoff, "Bonsai: Its Art, Science, History and Philosophy" (que em minha opinião é um dos melhores do mundo), segue abaixo a classificação dos Bonsais por tamanho, sendo que as medidas a serem considerados são aquelas A PARTIR DA BORDA DO VASO, que é como manda a etiqueta formal.
Aproveito a oportunidade para:
1) esclarecer alguns significados originais das nomenclaturas, que julgo importantes para o público nacional que poderá ter algum acesso a literatura em Inglês ou Japonês sobre o assunto, observando que
TODAS ELAS REFEREM-SE AO TAMANHO DOS VASOS;
2) atrever-me a sugerir algumas formas de padronização para uma nomenclatura em Português, o que o faço em azul ao lado de cada medida.
"shito" ou "keshitsubu" (algo como "carregado na ponta dos dedos")
altura entre 5 e 7,5 cm - MICRO-BONSAI
"mame" (que pode ser carregado na palma da mão)
altura entre 5 e 15 cm - MINI-BONSAI
Observação Importante: genericamente, na literatura técnica estrangeira os DOIS tipos acima podem ser tratados de "shohin", ou "bonsai miniatura"
"kotate mochi" ou "komono" (que pode ser carregado em uma mão)
altura entre 15 e 30 cm - BONSAI PEQUENO
"chiu" ou "chu-mono" (que pode ser carregado por uma pessoa)
altura entre 30 e 60 cm - BONSAI MÉDIO
"dai" ou "ömono" (que necessita de 2 ou mais pessoas para ser carregado)
altura entre 60 e 120 cm BONSAI GRANDE
Observação Importante: o tipo acima é também tratado como Bonsai Imperial na literatura técnica, principalmente quando sua altura situa-se entre 90 e 120 ou mais centímetros.
Esperando que aprecie,
Abrações do amigo
Laércio Gazinhato
------------------------------------------------
Um pouco antes de receber esta resposta, insitia em verificar qualquer informação na internet e consegui esta:
http://www.bonsai.dk/side.asp?kat=172&artikelid=569
When you measure a bonsai, the measure is taken from the rim of the pot to the top of the tree.
Tradução minha, portanto, fraca:
Quando você mede um bonsai, a medida é tomada da borda do vaso ao topo da árvore.
------------------------------------------------
A respeito da autora do livro citado, tenho em minha home page em QUEM É QUEM, informação sobre a irmã
Dorothy Koreshoff
Iniciou na arte em 1949
Presidente da Sociedade de Bonsai da Austrália desde 1976
Autora de 4 livros
Primeira Diretora estrangeira da BCI
Autorizada pela Nippon Bonsai Saikei Art Intitute a emitir certificados japoneses _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 8:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Mario,
Muito obrigado por esta pesquisa, com certeza muitos irao copia-la para seu computador assim como eu, pois é uma fotne muito boa de consulta. Realmente esse Laercio nos ajudou muito. Vamos esperar a opniao dos amigos. T+.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 9:18 pm Assunto: |
|
|
Muito esclarecedora a descrição sobre a nomenclatura e medida do bonsai. Há uma controvérsia muito grande, mesmo no Japão, quanto ao bonsai mini e bonsai shohin. A revista japonesa Bonsai Sekai geralmente traz anuncios de fabricantes de vasos cujas medidas informadas muitas vezes assustam: 3.3x3.0x2.1cm (vaso hexagonal); 3.0x3.0x2.9cm (vaso cascata) e por aí vai. Há tambem medidas mais generosas: 7.6x7.6x8.5cm (vaso hexagonal cascata) ou 11x9.7x4.9cm (vaso hexagonal semi-cascata).
E os anuncios de mesinhas entalhadas especialmente para compor com esses vasos? um ex.: 9.8x8.1x14.7cm (preço sugerido: 26.000 iens). Num artigo, em uma das revistas, o bonsaistas deu a dica: geralmente a planta é semeada no próprio vaso escolhido.
Um trabalho que vi no viveiro do Rock Junior, em BH, e que achei a idéia excelente para desenvolver mini bonsai: plantar usando tampinha de garrafa pet ou de qualquer outra embalagem, do mesmo tamanho ou menor, furada no fundo. O substrato tem que ser peneirado, acrescido de pedriscos minusculos.
Quanto ao bonsai shohin, creio que o tamanho indicado pelo colega é realmente o melhor a ser adotado, vez que se presta a qualquer viveiro, em casa ou apartamento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Stumm Visitante
|
Enviada: Qui Out 20, 2005 6:49 am Assunto: |
|
|
Grande Mário
Na minha opinião, desde que se tenha um regulamento pré definido, tudo bem.
Mas não podemos misturar os Mame com os Shohin. São coisas distintas. Formas de cultivo diferente. Até com avaliações diferentes.
Uma idéia para conferir o tamanho da planta, seria a inscrição de duas fotos, uma só o bonsai e outra com um objeto ao lado, pré definido e uniforme: régua, pilha, etc.
Um abraço
Pedro |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 20, 2005 11:13 am Assunto: |
|
|
É...
Mas seria legal se tivesse os dois estilos para competir (mame e sohin).
Alguem concorda? _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 20, 2005 2:45 pm Assunto: |
|
|
Estou com o Stumm,
Tambem acho que tem que ser somente Mame. Vamos esperar mais comentarios. T+ amigos.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 7:14 am Assunto: |
|
|
Pedro Stumm escreveu: | Grande Mário
Na minha opinião, desde que se tenha um regulamento pré definido, tudo bem.
Mas não podemos misturar os Mame com os Shohin. São coisas distintas. Formas de cultivo diferente. Até com avaliações diferentes.
Uma idéia para conferir o tamanho da planta, seria a inscrição de duas fotos, uma só o bonsai e outra com um objeto ao lado, pré definido e uniforme: régua, pilha, etc.
Um abraço
Pedro |
Faaaaaala Pedro !
Para mim também é isso ai mesmo, mas temos que levar em consideração, que no Brasil ainda não está muito definido os tamanhos dos bonsai......... Isso é devido ao pouco tempo que trabalhamos as nossas espécies nativas e também por não ter tido um concurso como esse antes no Brasil, para que possamos avaliar as escalas de tamanhos de uma forma geral. Seria muito interessante uma grande divulgação deste evento, pois só assim poderíamos ter subsídios para tal.
Quanto a questão de onde se começa a medir, fico com a borda do vaso até o topo da planta.......
Um abraço,
Ratto |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 8:58 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
Acho ótima a iniciativa de um Concurso Barsileiro de Mamê.
Fica claro que regras locais/brasileiras precisam ser definidas, dado que o assunto é polêmico mesmo nos países onde o bonsai é muito praticado.
Tentando ir direto ao ponto, tenho visto que Ratto e Pedro são "mamistas" de mão cheia!
Ratto, Pedro, seria abusar da boa vontade vontade de voces propor que voces coordenassem o trabalho de definição destas regras?
Sei que a Cissa também cultiva bastante mamê, mas ela parece meio sumida, talvez ocupada.
Acho que um concurso como este estimularia a difusão e desenvolvimento dos mamê no Brasil, onde imagino que o clima predominante seja um desafio maior para o seu cultivo.
Li em algum lugar que o motivo de se medir mamê a partir da borda do vaso, seria exatamente dar uma certa flexibilidade ao tamanho e profundidade do vaso para evitar maiores riscos à saúde da planta. Se isto procede, mais um motivo para, no clima brasileiro predominante, a medição ser desta forma.
Caso ocorra a voces nomes de outros bonsaístas que possam contribuir, seria legal sugerirem!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 7:29 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal !
Minha humilde opinião: da borda do vaso. Até pela boa justificativa do Charles.
A ideía do pedro é muito boa. Colocar um objeto (ex.: Cx fósforo) e nem precisa ser em duas fotos. Pode ser numa só.
Abraços
PS.: Mais tarde se faz um concurso de Shohin e até um de estilo Literati (eu estou me especializando nesse estilo.............rs!)
Abraços _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sáb Out 22, 2005 8:00 pm Assunto: |
|
|
Oi charles !
Por mim tudo bem, mas não acho legal fazer isso sozinho. Sugiro também aos organizadores do Primeiro Concurso Brasileiro de Bonsai, que acatem mais esse concurso, pois já existe estrutura montada e então facilitaria em muito, não é mesmo ?
Abraço, |
|
|
 |
SAMI KHOZAM 2.o PASSO

Registrado: 16/06/05 Idade: 72 Mensagens: 306 Localização: Niteroi - RJ
|
Enviada: Dom Out 23, 2005 5:32 am Assunto: |
|
|
Oi Pessoal
Estou participando da Oficina do Leporace. Morram de inveja,
tomei um chopinho ontem a noite com o Mario Leal e o Tomio,
foi super agradavel.
Vou falar com o Mario prá levantarmos a questão da medida
do mame entre os participantes da Oficina, pois grandes mestres
do Brasil estão presentes.
Abração prá todos
Sami |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 23, 2005 11:36 am Assunto: |
|
|
Olá amigo Sami,
Ja estou com inveja amigo . Um dia terei o prazer de ir em um encontro ai no Rio, mas isos ainda demorará. Bem acho muito boa sua ideia, de levantar esta questao com os participantes ai do Encontro, quando houver mais noticias poste para nós. Obrigado amigo. T+.
Abraços:
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Out 23, 2005 5:18 pm Assunto: |
|
|
Oi Sami !!!!!!!!
Só senti inveja da cervejinha !!!!!!!
Das conversas não sentí porque tive o privilégio de estar lá com você e todos os amigos bonsaistas, hoje a tarde...
Aliás, almocei com a Cissa e conversamos sobre mame e pedi que ela venha ao forum discutir conosco. Bati longo papo com o Mário e conversamos também spbre o assunto.
Charles, amigo querido, gostei do que escreveu... MÓS TEMOS QUE CRIAR NOSSAS REGRAS, AS REGRAS BRASILEIRAS e este foi o tema do assunto com a Cissa.... estamos juntos nesta opinião.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
SAMI KHOZAM 2.o PASSO

Registrado: 16/06/05 Idade: 72 Mensagens: 306 Localização: Niteroi - RJ
|
Enviada: Seg Out 24, 2005 6:52 am Assunto: |
|
|
Este tópico está ótimo. A Angela sentiu o clima do evento,
muita gente boa, muito papo bom, assuntos e aulas que nunca
encontraremos em livros. Vou deixar o relatório pro Mario
fazer, ele é bom nisso.....entre outras coisas.
Abraços prá todos
Sami |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|