|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 3:47 pm Assunto: acer |
|
|
Com o acer, qualquer variedade, exceto o kaede, aqui em Brasilia é uma planta complicada. Há viveiros em que alguns colegas obtém sucesso em desenvolver o acer palmatum. Mas a maioria prefere o kaede, por sua resistência, inclusive ao calor e baixa umidade, caracteristicos aqui em minha região.
No nordeste, creio que a dificuldade para se desenvolver o palmatum pode ser ainda maior.
O kaede, eu costumo estaquiar, e após enraizamento, passar imediatamente para um escorredor, observando suas raizes até que elas saiam pelos furos no fundo. Depois, passo o escorredor para uma bacia plastica maior, com mistura de substrato poroso e adubo de gado, uma mamadeira, colocando tudo na sombra de alguma árvore frondosa. Umidade e sombra são os componentes ideais. Desde a primeira fase, isto é, estaquia, até o crescimento na mamadeira, mantenho umidade sem encharcamento e sombra sob alguma arvore, onde os raios do sol forte são filtrados até chegarem à planta.
Em São Paulo e outras cidades com clima mais ameno, observei variedades de acer que nunca conhecera: negundo (folha tipo ficus variegata), shishigashira (folhas finissimas e compridas) e outras cujo nome não me recordo. Além dos conhecidos atropurpureum e deshojo, com sua coloração de vermelho intenso, quase vinho.
Depois de tantos fracassos, me conformei em adotar o kaede como o acer ideal para o cerrado. Seu desenvolvimento é rápido e seguro, além de permitir uma desfolha razoável, que redunda em uma planta com folhagem bem pequena, conferindo à planta uma qualidade a mais como bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 4:40 pm Assunto: |
|
|
Juliano, a questão não é nem o inverno tão rigoroso... acho que aí é muito quente/seco. Todas precisam. A Zelcova precisa, Ulmus com alguns cuidados talvez você consiga levar melhor do que o Deshojo, Celtis não tenho experiência real para te informar.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

Registrado: 12/07/05 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: Barueri-SP
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 4:49 pm Assunto: |
|
|
bem aqui em fortaleza é muito quente e umido. _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 7:10 pm Assunto: e prunus? |
|
|
Eu tenho alguns prunus e observando o tópico gostaria de saber se quando eu podar as raizes deles eu poderia conseguir uma brotação de alguns pedaços de raizes que eventualmente devem ser retirados para corrigir o nebari, tem dois do tipo yamazakura , um monte do tipo fujizakura , um yabai e um yusuramume. _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 10:01 pm Assunto: estacas de raiz |
|
|
Mago, em relação ao prunus, inclusive dada a diversidade que você mencionou, não tenho uma resposta. Eu creio que o melhor caminho é a tentativa. Errar, todos nós estamos fadados a isso, por maiores mestres que um dia possamos vir a ser. Prova disso é que até o GRANDE Kimura, nas suas peripécias esculturais com juniperos de 500 anos, erra e mata a planta. Dizem os desafetos dele que inclusive ele tem, sobre a laje da própria casa, um local proibido aos neófitos (iniciantes que ele arregimenta pelo mundo), onde só ele pode ir, para admirar e aprender com os próprios erros, evitando matar novas plantas semelhantes às que naquele local estão guardadas.
Mas voltando ao prunus: eu acredito que seja possivel reproduzi-lo por estacas de raiz. Um numero da revista Bonsai Pasion, que coleciono, faz mensão a um japones que trabalha com essa planta e que estaquia os galhos obtidos através das sucessivas podas efetuadas.
Se com estaca funciona, que dirá então com raiz, ainda mais se houver um pouco de capilares para iniciar a nova brotação.
A tentativa, repito, ainda que com possiveis erros, é a melhor maneira de obter uma resposta para sua duvida. Tente, então, e se obtiver sucesso, nos comunique, para que possamos incluir mais essa espécie no rol das estacas de raiz.
Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 1:54 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
gostaria de saber em quanto tempo desconsidero as raizes que não brotaram?
um abraço _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 8:17 pm Assunto: estacas |
|
|
Juliano, as estacas que voce fez são as normais (galhos) ou as de raízes? E voce deixou de molho pelo menos vinte minutos em liquido hormonal diluido em agua antes de plantar?
Se sim, e após colocar o recipiente contendo substrato com as estacas em local ventilado, sombreado mas que recebe luz indireta (nada de estufas), geralmente a brotação, quando estacas, ocorre em duas a tres semanas.
Se estacas de raiz, ocorre em uma ou duas semanas.
Se transcorreram trinta dias desde o estaqueamento, e não houve brotação, raspe um pouquinho, junto a base próxima do solo do vaso, para ver se ainda está "verde" . Se estiver seca, um abraço para essa estaca e vá em frente, faça outra e quantas mais quiser, até conseguir reproduzi-las. Não desanime.
O Clima em sua região é diferente do daqui de Brasília. Algumas espécies podem não se adaptar tão bem. Talvez até se adequem, mas ao se efetuar estaqueamento, não se logre resultados satisfatório. Um amigo agronomo disse-me que a brotação na estaca ocorre como meio de defesa daquela parte da planta que perdeu o contato com a planta mãe. Algo como uma maneira dela se defender da agressão. Desde que forneçamos as condições adequadas, a reação desse galho tende a ser a emissão radicular.
Mas é claro que fatores externos como clima, p.ex., podem contribuir de maneira contrária à reação da planta que pretendemos que emita raizes. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 10:54 pm Assunto: |
|
|
Valeu nicky!
um abraço _________________ Juliano Câmara |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|