|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JUSTO VERÍSSIMO
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 12:44 pm Assunto: 90/10 |
|
|
saudações
caro, também me pareceu que estás aborrecido, lamento.
embora de jeito nenhum me referia a ti, mas talvez não estejas aborrecido, porém não entendi sua reação (90/10), tudo bem, eu entender não é importante. só não sei porque pensaste que se referia a ti. vc disse: - ..talvez...esteja errado - acho que nisso sim. mas tudo ótimo ok!
não era ati nem a ninguém não! também era apenas a minhão opinião, e valia como tal.
causa e efeito é outra vertente, independente de nós na maioria das veses
mas esse tal conceito 90/10 fala da nossa reação a uma ação, depende de nós.
concordo, - ...não se receberá algo no mesmo contexto: se não estamos inclinados a reagir negativamente não entenderemos assim. então a pergunta surge: por que ao entender mal a colocação de um colega, que talvez não tenha o dom da escrita, entendemos negativamente? poderíamos entender errado positivamente!!. entender é a nossa reação.
prefiro assim, vencer o mal com o bem, reagir positivamente, por isso não vi nenhuma. por exemplo, agora vejo apenas que tu tentas evitar qualquer mal entendido no que disseste, e nada mais, não é? e acaba-se bem o assunto sem mais delongas. entendi sua motivação, podes ficar tranquilo.
entendo de farpas, sou marceneiro, então sei que não ferem seriamente.
são subtis, mesmo assim não vi nenhuma.
as fábulas exprimem verdades e princípios, que são origem de leis e de moral etc, elas nos ajudarão, mas pensei que o primeiro estilo fosse verdade, não é? vi o claudio ratto pegar uma planta miniaturizada por si numa praia e a angela tava junto, e com poucas raizes, pensei logo no 1º estilo!
realmente há arvores com e sem estilo de bonsai, ando vendo nas cidades e no campo, essa variedade é muito legal. vejo a naturesa agindo nas minhas, é maravilhoso como crescem e cicatrizam né. as veses penso: o que instrui uma a ser ela e não outra? rna. mas é incrivel não? _________________ é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo! |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 4:16 pm Assunto: |
|
|
Amigo Castro,
Fiquei muito feliz com suas palavras. Estava a brincar contigo pois, não sei se sabe, a maioria das crianças, quando lhes é dado poder de escolha, preferem acreditar em fabulas e fantasias do que na realidade Claro, um adulto não deve proceder assim, mas me parece triste quando ele perde por completo a magia e encantamento das crianças. De fato, me parece que estes seres invisíveis, como os duendes, realmente existem, pois mesmo não os tendo jamais visto, por vezes sinto muito concretamente a sua presença.
Mas voltando a nossa brincadeira, me parece que todas as árvores tem forma mas não estilo. Claro definir o que é estilo quando este não segue determinadas regras e princípios, como no caso do primeiro estilo da fabula, é problemático. Mas sentimos que a forma de uma árvore segue determinado ”sentido”, como se realmente tivesse sido modelada por alguém. Por isso foram citadas as pedras Suiseki. A atitude do Sr. Tanaka na fábula, ou, como citado pelo justo, do Claudio ratto na realidade, ao pegarem uma árvore e simplesmente a colocarem em um vaso, sem alterar sua forma, me parece muito parecida a de alguém que coleta uma pedra e a coloca sobre uma base modelada para apresentá-la como um Suiseki. Como poderíamos classificar uma árvore obtida assim? Como primeiro estilo. Como bonsai natural. Como bonsai com a naturalidade da natureza.
Claro que em uma mostra ou concurso isso será sempre muito problemático. Pois será sempre subjetivo dizer que uma determinada árvore tem um estilo e não meramente uma forma. Mas para mim, que acredito em duendes (é brincadeira pessoal – nunca vi nenhum – mas permaneço procurando...), permanece bem real a sensação de que algumas árvores da natureza têm um estilo muito bem definido, enquanto a maioria meramente uma forma.
Grande e afetuoso abraço _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 6:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Duprat,
Você realmente sabe aliar a fantasia à realidade, mas qdo vc diz que algumas árvores tem estilo e outras formas, eu humildemente não consigo concordar, pois creio que todas as árvores tem estilo, às vezes, não bem definido por certas escolas, e forma é lógico que toda matéria tem que ter.
O problema do estilo, é que se tiver que se enquadrar nos classificados pela escola japonesa, isso muda de figura, mas vc pode inventar um estilo e dizer que certa árvore o tem!
Minha opinião.
Grande abraço aos amigos que participam deste questionamento, estou esclarecendo muita coisa com essas conversações!
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 6:41 pm Assunto: Re: 90/10 |
|
|
Caro Verissimo
JUSTO VERÍSSIMO escreveu: | saudações
caro, também me pareceu que estás aborrecido, lamento.
embora de jeito nenhum me referia a ti, mas talvez não estejas aborrecido, porém não entendi sua reação (90/10), tudo bem, eu entender não é importante. só não sei porque pensaste que se referia a ti. vc disse: - ..talvez...esteja errado - acho que nisso sim. mas tudo ótimo ok!
não era ati nem a ninguém não! também era apenas a minhão opinião, e valia como tal.
causa e efeito é outra vertente, independente de nós na maioria das veses
mas esse tal conceito 90/10 fala da nossa reação a uma ação, depende de nós.
concordo, - ...não se receberá algo no mesmo contexto: se não estamos inclinados a reagir negativamente não entenderemos assim. então a pergunta surge: por que ao entender mal a colocação de um colega, que talvez não tenha o dom da escrita, entendemos negativamente? poderíamos entender errado positivamente!!. entender é a nossa reação.
prefiro assim, vencer o mal com o bem, reagir positivamente, por isso não vi nenhuma. por exemplo, agora vejo apenas que tu tentas evitar qualquer mal entendido no que disseste, e nada mais, não é? e acaba-se bem o assunto sem mais delongas. entendi sua motivação, podes ficar tranquilo.
entendo de farpas, sou marceneiro, então sei que não ferem seriamente.
são subtis, mesmo assim não vi nenhuma.
as fábulas exprimem verdades e princípios, que são origem de leis e de moral etc, elas nos ajudarão, mas pensei que o primeiro estilo fosse verdade, não é? vi o claudio ratto pegar uma planta miniaturizada por si numa praia e a angela tava junto, e com poucas raizes, pensei logo no 1º estilo!
realmente há arvores com e sem estilo de bonsai, ando vendo nas cidades e no campo, essa variedade é muito legal. vejo a naturesa agindo nas minhas, é maravilhoso como crescem e cicatrizam né. as veses penso: o que instrui uma a ser ela e não outra? rna. mas é incrivel não? |
Causa & efeito...
Causa, subentenda-se aquilo que ocasiona um acontecimento ou faz que uma coisa exista...
Efeito...produto ou consequência desse mesmo acto, o que vem de volta...está sempre presente na nossa vida.
Não especificando em concreto a quem remetia a sua msg, poderá levar qualquer dos intervenientes ou respectivos leitores, a possibilidade de esta, lhes estar a ser dirigida.
Por ter tido uma participação activa e explanado algumas das minhas opiniões, discutíveis por não representarem uma verdade absoluta, estas poderão não ser percepcionadas de uma forma positiva, a quem as vê de outro prisma.
Como tal, tive o cuidado de colocar algo, que faz alguma diferença, um “Se”, como pode facilmente reparar se, se der ao trabalho de o reler.
“Se aquele exemplo, era acerca da minha pessoa...”
Como fiquei na dúvida, mas que poderia efectivamente ter sido, sem ter algum tipo obrigatoriedade de o fazer, tentei fazer esclarecê-lo um pouco mais acerca da minha pessoa...se bem, se mal...não sei...
Posso estar redondamente enganado, ...também aqui tenho dúvidas, mas posso dar-lhe um exemplo de como isto pode ser visto de outra forma.
O Tópico foi colocado pelo amigo Marçal, agarrou numa nativa, por sinal Chinesa e pergunta qual o estilo?...acredita que ele, para saber qual o estilo, necessitava de o fazer?
Afinal já anda por cá à algum tempo....frequenta um meio/grupo Bonsaistico...para esclarecer tal dúvida, bastaria mandar um mail ou Mp a qualquer um dos colegas, talvez até ao o amigo Luciano, que já tem uma longa estrada disto...e o podia esclarecer na hora.
Depois vem a outra msg tem a resposta do amigo Luciano
citação:
“Isto e de TAIWAN, nao pode ser considerado um bom BONSAI! Afinal nao e de origem NIPONICA! Nao obedece aos quesitos e regras da ARTE. Como dizem os entendidos: O BONSAI CHINES É DE PESSIMA CATEGORIA!”
A intenção “pode” ter sido mesmo essa, uma brincadeira que cá se considera uma Farpa, picar os que se enquadram na vertente do Bonsai Japonês...não sei se foi intencional ou não, pessoalmente prefiro pensar que “não” foi...pois o “sim” em nada abona, este espaço...as brincadeiras podem/devem ser permitidas, mas se possivel, dentro de um seio de pessoas que já têm alguns laços de amizade...eu entendo (talvez de uma forma errónea) que já o possa fazer com algumas pessoas daqui, pelo tempo que já convivo com essas mesmas pessoas, mas assim colocado desta forma o grupo de indivíduos é/será tão extenso, que poderá atingir alguém que não o seja...e à que respeitar, se pretendemos ser respeitados...
Quanto ao pormenor “Farpa”, desculpem-me o off-tópic...
Cá, não é a essas da sua profissão que nos referimos, mas sim aquelas usadas pelos Cavaleiros na tauromaquia, com espigão aguçado na ponta...embora no sentido figurativo do acto em si, sem nunca de modo algum, querer associar a pessoa ao animal que é picado... apenas se foca o acto de cravar tal artefacto, que os profissionais/aficcionados dessa mesma arte, afirmam não induzir qualquer dor e, cuja intenção será de atiçar quem a recebe. ( este pode ser um bom exemplo, de que as diferenças linguisticas, nos podem levar a uma má forma interpretação, se não for bem explicado)...logo que fique bem claro que não existe em momento algum, a intenção de associar os receptores, mas sim apenas a acção do emissor...e é utilizado “normalmente” no meio de amigos, para isso mesmo, “picar”.
Quanto às arvores em questão, para além do site hospedeiro “IBC”, poderia ter sido perfeitamente discutido neste local, sem necessidade de recorrer a abertura de outro tópico
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4803&postdays=0&postorder=asc&start=150
Tendo eu, ou penso ter uma maior tendência para a vertente Nipónica, também sei, ou penso saber ver o que de bom se faz noutros lados, razão pela qual, coloquei o link deste mesmo autor à disposição de quem estivesse interessado em o ver/ler no tópico das nativas, não pretendo/pretendi com isso algum mérito, nem tão pouco atiçar ninguém.
Por isso, como desconheço qual o motivo que levou à abertura deste tópico e, por não conhecer pessoalmente as pessoas em questão, fico-me na dúvida sobre qual foi o seu verdadeiro motivo...mas uma coisa pareceu-me ser claro, não foi para saber qual o estilo, para isso para além dos inúmeros livros e locais da “net”, tem inclusive a pagina do Site do nosso Nobre Anfitrião, com os excelentes exemplos criados pelo amigo Duprat e, que dificilmente arranjará melhor...ou então talvez tenha sido para isto mesmo, levar-nos a debater opiniões...
“A forma”....
O primeiro estilo, encontra-se na natureza,...a forma?...afinal a forma, é o que nos faz destinguir em que estilo ela se encontra, seja em que sitio se encontre, tenha ou não intervenção humana, posso pensar que será semelhante a tal estilo na vertente que escolhi, devo cuidar/evitar falá-lo, ou então talvez fazê-lo, como refere o Nobre Amigo Nicky apenas num circulo restrito de amigos, porque posso estar a errar em querer fazer essas comparações...e dessa forma, induzir em erro quem as lê de uma forma transversal...
Bom espero não ter com isto ofendido alguém, se o fiz, as minhas sinceras desculpas...trata-se mais uma vez da minha opinião e tem o valor que tem.
Não sou senhor da verdade, certezas tão pouco, logo esta não tem de forma alguma, intenção se sobrepor (esta ou qualquer das outras minhas) a qualquer uma dos meus ilustres colegas de fórum, embora por vezes o simples acto de argumentar, possa dar essa ideia...reitero não é o caso, ok
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 7:06 pm Assunto: as formas |
|
|
AMIGOS, A postagem inicial era de cunho didatico, queriamos mostrar este magnifico exemplar , originario de boa parte das AMERICAS! Fui muito descuidado com o tom da brincadeira , no inicio! Coisa que estou me policiando a nao fazer de novo! O que importa e a BELEZA desta planta! O outro topico tambem esta cheio de BOUGANVILLES, tambem nativa do BRASIL! E apenas para demonstrar a beleza extrema , independente de escolas! Temos que fazer igual aos de TAIWAN e FILIPINAS, aprender a fazer igual a eles! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 8:32 pm Assunto: De duendes a São Tomé |
|
|
Pessoal
Eu não acredito em duendes, posto que até hoje não tive qualquer mínima evidência de sua existência. No entanto, a qualquer momento, diante de uma evidência segura (para mim) de sua existência, estou bem disposto a aceitá-los em minha convivência com as plantas. Se este momento chegar, creio que eles (os duendes) certamente entenderão meus motivos e perdoarão minha atitude cética. Desde São Tomé esta atitude é criticada, mas é com os pés na realidade e a mente supostamente (tenho limitações) aberta que vivo a vida!
Claramente prefiro o bonsai japonês, tanto pelo apelo estético visual que me parece mais de acordo com minha idéia de natureza, quanto porque compreendo melhor as definições dos estilos e suas regras. Mas não critico o bonsai chinês ou de outra escola, que também guardam imensa beleza. Compreendo que seguir uma ou outra escola, fazer em um ou outro estilo, é questão de técnica e de preferência pessoais, de aproveitar o que a planta tem de melhor, para sentir a proximidade da natureza nas mãos.
No centro desta questão está a tendência natural de cada espécie ou variedade por um “estilo próprio”, definido pelo que está impresso em seu genoma através da combinação aleatória de diferentes genes particulares, que ocorreu em seu processo evolutivo. Um jambeiro vulgar, por exemplo, embora com folhas enormes, tem um “estilo próprio” inconfundível de vertical informal (ou quase formal). Já o pau-mulato apresenta comumente o “estilo próprio” tronco múltiplo. Mas sempre se pode tentar adequar este “estilo próprio” das espécies, com maior ou menor facilidade, ou com maior ou menor sucesso, ao próprio ideal de natureza. Não necessariamente um bonsai de jambo em estilo vertical parecerá mais natural que em estilo cascata, independentemente do tamanho de suas folhas.
Eu não me expressei bem quando na minha mensagem anterior citei ver dois “tipos” (entre aspas) de bonsai. Eu quis dizer que ambos os “tipos” eram japoneses, das mesmas exposições e dos mesmos concursos fabulosos, de beleza quase tão inacreditável quanto os duendes (não fossem as fotografias e o testemunho dos afortunados visitantes). Mas, mesmo assim, se observei bem, são “tipos” diferentes, como tentei explicar naquela mensagem. Pareceu-me que pelo menos o colega Duprat entendeu bem meu ponto de vista e até sugeriu que ao invés de chamar um dos “tipos” de “bonsai natural”, poderíamos chamar de “bonsai com a naturalidade da natureza”, para evitar uma possível má-vontade em aceitar a utilização da expressão “bonsai natural”. Achei a sugestão do colega uma atitude de extrema boa-vontade, utilizando inclusive um pleonasmo, plenamente justificado, para se fazer compreender melhor.
Mas depois de reler todo o tópico, pensando nesta expressão, cheguei à conclusão de que eu preferiria me referir a este “tipo” de bonsai como “bonsai com aspecto natural”, que me parece uma expressão mais direta, para contrapor ao outro “tipo”, cujo aspecto aparenta menor naturalidade. À primeira vista, por ser aparentemente menos idealmente estilizado, poderia parecer que seria necessário menor intervenção humana para conseguir um “bonsai com aspecto natural”. Mas ao contrário, para fazer um “bonsai com aspecto natural” certamente é necessária maior intervenção humana e, talvez, ainda melhor domínio técnico. Este raciocínio certamente não é original, e pode não ser aceito pelos colegas, que podem continuar a não aceitar a idéia de “bonsai natural” ou de “bonsai com a naturalidade da natureza” ou de “bonsai com aspecto natural”. Mas pelo menos serviu para arrumar a idéia na minha própria cabeça.
Um abraço a todos, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 2:00 am Assunto: |
|
|
desculpem.... não tem nada ha ver com o que ninguém disse... mas fiquei imaginando, um velho mestre a muito retornado ao oriente depois de um tempo por aqui pelo brasil, dando uma passada por aqui pelo forum para ver como é que estão as coisas.... achando muito interessante um tópico já com quatro paginas de deliberação sobre determinado estilo .... e quando entra para ver o que se está a deliberar ... acaba nos vendo discutir se os duendes existem ou não.
achp que tomei um pouco de vinho a mais na exposição....  _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
JUSTO VERÍSSIMO
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 11:00 am Assunto: bobagens |
|
|
gente me desculpem, mas não entendo.
castro, por que continuas com essa atitude? não entendo.
já havia dito que não se referia ati mas ainda insistes em achar que o é!
ainda mais longe vais e achas que o tópico era pra provocação! não o vejo assim, como havia dito, vejo de modo positivo! acho que como tu dissestes antes é um espaço democrático e para falar de bonsai, mas não se está falando da tal, está-se gastando muito em "disse isso e disse aquilo e foi não foi", bobagem a toa. sei que o tópico foi colocado para falar do estilo, pra todos e pros novos principalmente. não preciso nem perguntar a quem o postou não.
sei que o tópico tratava-se mais uma vez da opinião deles e tinha o valor que tem. em nenhum momento foi dirigido a ti. não tem porque pensar assim, eu não penso que foi a mim!! estou inclinado positivamente. senão eles não teriam direito então de dar a opnião.
eu gostei, já o disse. mas tu achas que é indireta, ou direta, vai se saber, não entendo porque!! todos nós somos iguais e ninguém é superior a ninguém não é mesmo? então porque achas que se refere a ti o tópico e as colocações e brincadeiras? és tão mais importante que todos visam atingi-lo?? porque preferes a escola japonessa não pode ser!!!! sabias que também prefiro???? sabias???? não certamente!! o estilo que mais gosto é o chocan, tem mais formal e japones que este? talvez, a pouco anos achava eu que bonsai só poderia ser assim, ignorancia minha eu sei, mas aprendi no fórum muito, sempre todos podemos aprender. eu aprendi que há muitos outros estilos, e as veses é difícil classificar uma em um estilo. mas continuo com minha preferencia e nem sequer um momento, digo isso agora pro luciano saber, nem sequer um achei que me provocava!! entendi a brincadeira e embora o luciano ache que deva manerar, não vejo o que foi pra isso. e não é por que somos amigos ou conhecidos não, eu só o conheço pelo fórum, nunca o vi pessoalmente, se eu for ao seu viveiro ou esbarra-lo na rua ele nem saberá quem eu sou, um dia corrijo isso. E ainda eu brinquei mal com ele no inicio meu aqui no fórum, você poderá ver facilmente, então não tem motivos pra achar que o prefira a ti, não é? tudo igual sem parcialidade.
é bobagem continuar com isso, vamos falar do estilo da planta!!
embora não tenha sido, a farpa, mesmo na sua colocação machuca, ou achas que as estocadas no cavalo mesmo que não tirem sangue como farpas de madeira não o machucam? mas, isso não importa, o que importa é falar do estilo, não se foi isso ou aquilo, eu apenas, como tu, disse e reitero que não vi farpa nenhuma, nem umazinha. gostos diferente dele eu tenho, mas não vi nenhuma, e como tu, embora eu já havia dado por encerrado e achei que havia já sido bem explicado, como tu eu digo e não se precisava de tantas delongas sobre: trata-se mais uma vez da minha opinião e tem o valor que tem. não era ati.!!!!!!
"na abundancia de palavras há transgressão" diz a bíblia, por isso escrevo pouco e acho que já escrevi demais, um texto mais longo que eu gostaria, por isso, vamos deixar e falar agora do estilo, ok?
esse exemplar é bonito não? que planta é essa mesmo?
acho que a copa bem cheinha de galhinhos finiiiinhos é linda!!! _________________ é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo!
Editado pela última vez por JUSTO VERÍSSIMO em Sex Abr 27, 2007 12:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 11:40 am Assunto: |
|
|
Caramba.... nunca pensei que este tópico chegaria a este ponto..., concordo com o Justo Verissimo... A planta é linda, vamos dar um ponto final nisso.... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 11:48 am Assunto: |
|
|
Grandes amigos no bonsai
Alguns de nossos melhores momentos, tenho certeza, são quando estamos em contato com nossas árvores, seja em prática ou em teoria.
Discussões são saudáveis quando visam um ponto em comum e não a desarmonia, divergências são óbvias e naturais dos seres humanos, e nos fazem crescer também!
Assim como a filosofia no qual pregamos em nossa arte, paciência, harmonia, humildade e tudo mais que o ZEN nos passa, mesmo os que não são adeptos totalmente da filosofia, assim como eu, devemos deixar transpassar e fazer prática em nossos debates.
Grande abraço à todos e desejo muita paz
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 1:24 pm Assunto: |
|
|
É muita criatividade!!! o pessoal viaja muito. he he he
se alguém achar o panela cheia de moedas de ouro no fim do arco iris gostaria de que dividissem comigo. abraços. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 2:59 pm Assunto: ola |
|
|
Caros amigos!!
Como sempre alguns topicos nos levam a divagar e contemplar coisas e coisas aqui neste forum. Mas na realidade a minha inteção aqui sempre é o debate puro e simples e debate com quem eu sei que tem muito a dar, eu como principiante sempre que me deparo com algo que não entendo bem: analisando dentro da ótica da arte, eu me reporto ao forum para entende=los , pois crio de certa forma um debate em que so virá a me acrescentar, pois desta forma eu faço alguns atalhos no meu aprendizado, pois voces que teem mais conhecimneto vão me fazendo compreender mais , sem ter que fazer tanta pesquisa ler tantos livros (assim eu pego carona) , e tambem o fato de saber se o livro presta ou não se o artista que o escreveu tem ou não um bom conhecimento da arte e dominio da tecnica , assim meu caminho vai se tornando mais facil ( e curto) no aprendizado da arte, espero que agora os que ainda não entenderam meu propósito venham a atende-lo e compartilhem mais seus saberes com nós simples inciantes .
É por ai com este pensamento que pus este topico e com certeza virei apostar outros que tambem me chamem a atenção e que claro de bons dabates. |
|
|
 |

|
|
|
 |
Dilomar
Registrado: 16/03/05 Mensagens: 48 Localização: Santa Maria/ RS
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 3:59 pm Assunto: |
|
|
Bonsai chinês. Bonsai japonês. Bonsai europeu. Simplesmente Bonsai. Uma vez que toque meu coração com a força da harmonia e da beleza.
O estilo deste bonsai é o surpreendente. É o simplesmente belo. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 4:11 pm Assunto: toque |
|
|
CARO DILOMAR, Texto curto e poderoso! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|