|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 3:37 pm Assunto: |
|
|
Isto aqui está ficando cada vez melhor. O caminho é esse, discutir, pensar, dividir para multiplicar.
Todos ganham e o Bonsai se solidifica. Parabéns à todos que estão tornando este tópico tão especial. _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 4:49 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo.... não tem os conhecimentos dos nobres colegas? Sei, me engana que eu gosto - tem mais né? e ainda experiência. ...
Pessoal, não vamos nos perder no, eu prefiro assim, e eu assado. Um estudo estético sempre se abre para diversas direções. Em pintura se fazem dezenas de estudos para no final, por vezes, se voltar ao primeiro. Entretanto, tal escolha se torna muito mais madura, pois sabemos tudo que esta em causa nesta opção.
Não é o momento ainda de abdicar de nenhuma possibilidade e sim de amadurecer cada uma delas. O diferencial aqui é esclarecer o que está em questão. Não?
A idéia do sergivaldo é parecida com a minha, só que um pouco mais baixa, a do Luiz - Nicky, vai na direção da do Valdir mudando entretanto, a posição do ápice em relação a base.
Teríamos algo assim se não me engano...
Bem, na primeira dupla de imagens, o que está em causa é a altura da árvore e conseqüentemente sua relação com a espessura do tronco. Dizem por ai que o ideal é que a altura seja entre seis a no máximo doze vezes a grossura do tronco. A minha fica por volta de seis e a do Sergivaldo por volta de quatro. Bem mais robusta. Creio que neste tocante depende também do tamanho das folhas da espécie. Se for pequena a opção menor me parece melhor. A dinâmica das curvas ficou mais íntegra e a árvore parecera mais antiga devido a espessura.
Na segunda dupla a mudança do ápice é a questão. Na do Valdir os ramos da esquerda ficarão sobrando na do Nicky os da direita. Nas duas hipóteses está em causa o desenho do vazio que será criado. Creio que isso depende diretamente do “cheio”, dos ramos e copas, e, assim, me parece cedo para escolher a melhor solução.
Mas acho que podemos continuar agora pensando nos ramos ... ou alguém tem mais alguma alternativa? _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat
Editado pela última vez por duprat em Qui Jan 17, 2008 6:46 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 5:04 pm Assunto: |
|
|
Bem colocado Duprat...
Só esclarecendo... no meu caso, trata-se de um tronco inclinado(o que tb me parece sugerir o nebari), e por isso o ápice não coincide com o nebari.
SEndo assim, é necessário um cuidado todo especial para que esse detalhe não rompa com o equilibrio final da planta.
Certamente isso se compensaria com o uso de galhos mais pesados para o lado direito, insinuando que a planta esteja fazendo um contra-peso para não tombar. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 6:02 pm Assunto: |
|
|
Amigos, concordo com o Nicky quanto à proposta inicial, usando o máximo possível da planta, desta forma acho mais interessante a proposta N.2 do Valdir, logicamente grande parte das ramificações baixas, no tachiagare, seriam removidas ou transformadas em jin, que acho mais adequado à rugosidade da casca desta planta, aparentando uma idade ainda mais avançada.
Mas, se fosse minha, faria exatamente igual ao que Sergivaldo propôs, usando aquele galho de fundo, ficou maravilhoso!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 7:04 am Assunto: |
|
|
Pessoal...
Acho que sobre a linhe de tronco nós já avançamos bastante.
Creio que agora cada um poderia fazer uma análize das melhores posições e formas dos galhos, a partir da linha de tronco por ele sugerida e analizada.
Lembrando: Procurem levar em consideração o que foi observado na linha do tronco buscando equilibrio entre este e os galhos. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 8:04 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Sergivaldo,
Se a proposta inicialmente feita seria um estudo da linha do tronco, apresentando vc esse material, então creio ser uma inversão equivocada querer cortar essa "linha", ou seja, reduzir o caule apenas por causa da dificuldade encontrada em relação ao continuismo a partir daí.
......................................................................................................
Além disso, ao fazermos a opção por trabalhar com um material mais completo, sem redução via corte como sugeriu, poderemos tambem contar com brotações em locais mais adequados, não havendo necessidade de nos atermos a querer formar uma estrutura usando apenas os galhos pre-existentes.  |
Nicky,
Eis aí questão. Nem sempre vamos nos deparar com um material que se possa aproveitar toda sua estrutura primária. Temos que aprender a analisar e extrair o que há de melhor em cada exemplar, sem restrição de limites.
Os desenhos apresentados com o aproveitamento total da planta são excelentes. Eu acho que a proposta inicial de estudarmos a linha do tronco foi bem assimilada e os comentários bastante esclarecedores.
A planta em si não é o principal, mas sim o que estamos aprendendo através dela.
O Duprat foi muito feliz quando disse que "não é o momento ainda de abdicar de nenhuma possibilidade e sim de amadurecer cada uma delas" e percebeu semelhanças nas idéias projetadas. Eu também acredito que seja por aí.
Valdir escreveu: | Acho que sobre a linhe de tronco nós já avançamos bastante.
Creio que agora cada um poderia fazer uma análize das melhores posições e formas dos galhos, a partir da linha de tronco por ele sugerida e analizada. |
Pode ser, no meu desenho já existem alguns traços sugerindo como seriam esses galhos, mas vou tentar um "zoom". Sugiro que após as projeções de galhos façamos um estudo relacionado ao equilíbrio (simétrico e assimétrico) no bonsai. Aí seria interessante começarmos com novas plantas.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 8:09 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo, meu grande amigo...
Sobre estudarmos o equilibrio, poderiamos continuar na mesma planta, buscando equilibrios possíveis fazendo virtuais, ou não?
Sinto falta de maisparticipantes... a discussão está restrita a apenas alguns usuários.
Quero deixar claro que a opinião de todos é importante. Mesmo os que se julgam iniciantes demais para opinar. Podem ainda não se considerarem bonsaistas, mas certamente são admiradores, e é pra isso que é feito o bonsai... para ser admirado.
Pessoal... opinem... critiquem, perguntem... |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 10:24 am Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Li o tópico em tela e achei muito interessante. Com absoluta certeza, não disponho dos conhecimentos necessários a uma intervenção aqui. Sequer domino bem a linguagem. Inobstante, encorajado pelo tópico do colega vhobus fiz minha primeira projeção. Justamente por esta razão gostaria da compreensão de todos com os comentários que farei a seguir. Desde já, inclusive, solicito para apagarem o texto, se julgarem incoerente, improdutivo ou desnecessário.
Ao ler o tópico, tive a sensação de que os colegas estão abordando um tema novo para mim, que sou iniciante e ingressei na arte ao final de 2005, a saber: arquitetura em bonsai. Provavelmente a expressão nem seja esta, mas foi o termo que veio à mente.
Este debate tem sido muito produtivo. Ao lado do meu conhecimento precário e das pesquisas que fiz, surgiram diversas dúvidas. Sem querer desvirtuar o objetivo de vocês, poderiam saná-las? Seriam, entre outras: o exemplar apresentado na bacia azul é maleável? Agüentaria modelagem extremadas?
Agora a explicação para os questionamentos acima. Acho que poderiam traçar dois meios de composição do futuro bonsai, quais sejam: perspectiva masculina e feminina. Na primeira, que em minha visão de leigo parece ser a dominante no tópico, tentaria realçar a base do tronco (seta vermelha). Conforme, aparece nas fotos dá sensação de que fora retorcido, especialmente na parte entre os dois primeiros galhos. Acho um aspecto positivo e merecedor de destaque.
Na imagem exposta a seguir, imaginei uma poda radical eliminando os galhos apontados pelas setas em violeta, bem como todos os finos. Amarraria (por falta de palavra melhor) e forçaria curvaturas mais suaves (em forma de acento til: ~) onde estão as setas verdes. Eliminaria o que estiver acima da linha azul. Deixaria o que sobrar de ápice e torceria por uma folhagem triangular para copa.
Em relação à estruturação mais feminina, supondo que seja uma espécie bem maleável e permita uma modelagem mais extremada, seria possível seguir um tronco aos estilos sinuosos suave, esbelto ou tortuoso? Também acho que seja possível um estilo literal (este, inclusive, foi o que mais me agradou), dês que aceite aramações radicais, bem como sejam retirados os galhos apontados pelas setas violetas. Cortaria (em formato de “V” invertido) onde está a seta verde. Retiraria, portanto, todo o ápice atual. Amarraria o galho restante e o viraria em sentido contrário, à medida que for crescendo, claro, tal como visto pela projeção da linha vermelha. Para finalizar, amarraria o tronco para forçar leve curvatura à direita. Com isso, valorizando o formato literal.
O que acham do raciocínio deste novato? Há algo que se salve na linha de pensamento apresentada? Como disse há pouco, não disponho de muitos conhecimentos para participar do debate. Além disso, como puderam notar, esta é a primeira vez que tento alguma projeção. Mas o encorajamento do colega vhobus retirou o excesso de timidez. De todo modo, desculpem a interferência e, se desejarem, podem apagar, está bem?
Grande abraço a todos, em especial ao colega vhobus pelo encorajamento!
Obs: como já é tradição... clicando nas fotos, as imagens ampliam. _________________ André Fernandes |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 1:13 pm Assunto: |
|
|
Olá...
Caro colega... Seus comentários são muito pertinentes! Gostei! Continua assim.
Sua visão certamente é a visão de alguém que busca formar um bom bonsai.
Percebi que vc não tem medo de cortar e eliminar galhos... e isso é positivo.
Vamos vero o que o dono da planta (Grande SErgivaldo) tem a dizer sobre a maleabilidade da mesma.
Só me preocupa um pouco que nas tuas projeções fica faltando uma conicidade no tronco, pois em ambos os casos (se compreendi direito), vc propoe um corte na parte grossa. Vc pensa em deixar novo ápice se formar apartir de um galho, ou novas brotações? |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 1:45 pm Assunto: |
|
|
Amigo deco,
Agradeço a participação,
para ser sincero li e reli sua mensagem e não entendi direito o que imaginou e em que difere das sugestões anteriores. Poderia ser mais claro? sugiro que desenhe com uma linha mais espessa, sobre a árvore o que você imaginou deixar, isto é, já com os ângulos e curvaturas, ao invés de indicar o que imaginou tirar. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 1:51 pm Assunto: |
|
|
Valdir Hobus,
Tudo bem?
Para ser franco, esta foi minha primeira projeção e, como pôde notar, muito ainda precisa melhorar em meu raciocínio, não é? Coisas de novato mesmo, por favor, não repare. Ehhehe Sendo ainda mais sincero, à medida que fui idealizando, achei que muito pouco (para não dizer quase nada) poderia ser posto em prática e quase apaguei a mensagem. Entre outras razões, justamente por ser necessário cortar áreas muito grossas.
Por outro lado, se me permite, meu maior objetivo foi tentar agregar ao debate uma versão com formas mais femininas, pois, a meu sentir, todos optaram por linhas mais masculinas. Aproveitando o ensejo: foi isso mesmo?
Quanto à sua pergunta, meu amigo, em nenhuma das projeções daria para finalizar o trabalho de uma só leva, né? Justamente por esta razão, na perspectiva masculina, esperaria novas brotações. Com base nelas, reorganizaria o ápice de modo mais triangular, talvez. No que tange a um modelo mais feminino, ao estilo literal especialmente, acredito que seria necessário inverter os galhos. O ramo onde está a linha vermelha seria eliminado e, por conseguinte, o galho mais acima seguiria a linha vermelha atual. Provavelmente, com curvatura até mais radical. Supondo que seja possível, claro, creio que aliado ao curvamento do tronco (ex: “(” ), ficaria mais harmônico ao estilo literal. O que acha?
De toda sorte, com tantas visões tão melhores e mais caprichadas já expostas, acho que meu tópico serviu mais como exercício para mim a algo prático para o colega Sergivaldo, né?
Por fim, obrigado de todo o coração pelos comentários que fizera. Enriqueceu (e muito, acredite) meu conhecimento. =)
Grande abraço, Hobus!!!
Duprat,
Tudo bem?
Como pode ter notado, não sei mexer muito bem em programas de edição de imagem. Penso seriamente, inclusive, em baixar ou comprar outro. De qualquer modo, seguirei sua sugestão e tentarei refazer a projeção, está bem?
Grande abraço! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 2:01 pm Assunto: |
|
|
Caro andré...
Certamente não seria possivel fazer tudo de uma vez.
Quanto a opção por planta mais masculina, acho que o proprio material já tende para esse lado.
Para uma planta mais feminina creio que precisaria ser mais delgado e com movimentos mais suaves.
Te aconselho usar o Adobe Photoshop excelente pra edição. |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 2:17 pm Assunto: |
|
|
Sugestão anotada, Valdir! Obrigado!
Quanto aos conselhos e orientações que dera, mais uma vez, sou grato!
Grande abraço!
Obs: insisto, se julgarem necessário podem apagar as mensagens que postei.  _________________ André Fernandes |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 2:29 pm Assunto: |
|
|
Sua mensagem não precisa ser apagada... é muito bom ter a opinião de todos! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 3:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Deco, como o Duprat, eu tambem não compreendi bem a linha de trabalho que vc sugere. O termo "feminino" em relação ao estilo literati que vce propõe não combina, vez que o estilo literati ou bujin gi não é feminino e sim masculino. A sinuosidade do caule e a leveza da planta trabalhada nesse estilo é uma referencia direta à caligrafia oriental, desculpe.
Ainda quanto à sua sugestão, o que vc quer dizer com "inverter os galhos"? A quais galhos vc se refere, necessários para essa inversão?
Como o Valdir, tambem conclamo a todos os demais participantes do forum, que porventura tenham dado uma "olhadela" nesse tópico, que não se acanhem e venham participar dessa interessantissima discussão.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|