FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ALPORQUIA MANEIRA PRÁTICA DE FAZER.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Dez 25, 2008 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

williamf,

O alporque deve ficar sempre úmido. Na dúvida é melhor molhar. Observe quanto tempo ele leva para secar e molhe antes que ele seque totalmente.

Do amigo Geraldo INocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Dez 25, 2008 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

A planta exposta foi conseguida por alporquia que levou quase um ano para enraizar. Achei até que não fosse mais emitir raizes. Um belo dia resolvi cortar um dos galhos do alporque ainda não enraizado para tentar uma enxertia e aí para minha surpresa na outra semana o alporque emitiu raizes e rapidamente evoluiu. Retirado o alporque coloquei em vaso de treinamento. No primeiro ano florou mas não segurou as frutas agora no segundo ano vingou três belos frutos. O bonsai ainda está em formação mas apresenta ótimo potencial. As folhas são de um verde brilhante muito bonito. Não sei dizer ainda qual o nome científico da fruta mas creio tratar-se de um araticum.


_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
RIDDHA - JOSE JORGE



Registrado: 17/10/08
Mensagens: 87
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Dez 26, 2008 8:59 pm    Assunto: pó de coco - vantagens no alporque e substrato Responder com citação

williamf escreveu:
Olá pessoal, sou novo por aqui e também na arte do bonsai e, preciso de algumas informações. Fiz alporquia em duas árvores aqui de casa, uma de ameixa vermelha e outra de uvaia, alguém sabe quanto tempo essas espécies levam para enraizar? Usei pó de casca de coco, pois dizia no pacote que era substituto do pó de xaxim, será que ele conserva a umidade o suficiente? De quanto em quanto tempo preciso umidecê-lo?
Agradeço se alguém puder me ajudar.


Wilianf,
Eu uso pó de coco inclusive no substrato do bonsai com excelentes resultados.

No caso do alporque eu deixo ele de molho no enraizador antes de colocar do corte e envolvo tudo com o filme transparente.

A vantagem do pó de coco é que ele retém bastante a umidade e quando separar o alporque com um rápido jato de água vc deixa as raízes soltas. Já no esfagno fica tudo preso.

O pó de coco no substrato tem várias vantagens:

-Mantém a umidade por muito mais tempo permitindo inclusive diminuir as regas.
-Com uma taxa de decomposição bastante lenta, condiciona o solo elevando sua porosidade. Leva + de 2 anos para decompor totalmente, ou seja quando se deve reenvasar o Bonsai.
-Também promove o desenvolvimento de um nível de pH médio, ideal ( 5,4 a 6,8 ).
-Taxa de nitrogênio próximo de zero não incentiva o crescimento desmedido do bonsai, permitindo melhor administração da adubação.
-Praticamente não possui microorganismo nocivos por ser praticamente estéril.
-Totalmente livre de erva daninha.
-Contem tanino, o que elimina fungos, moscas e algas.
-Com índice elevado de lignina, uma substancia orgânica, que incentiva a formação de micro-organismos favoráveis na zona da raiz, permite maior longevidade às plantas.

No substrato eu uso 35% pó de coco, 15% areia lavada, 25% caco de tijolo, 20% RendMax Floreira, 5% de Humus de minhoca.

_________________
A Felicidade é uma atitude presente, não uma condição futura.


Editado pela última vez por RIDDHA - JOSE JORGE em Qua Fev 18, 2009 9:42 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sáb Dez 27, 2008 6:45 am    Assunto: Responder com citação

Muito esclarecedora a matéria sobre o pó da casca de coco. Não imaginava ser tão bom assim.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
williamf



Registrado: 20/12/08
Mensagens: 2
Localização: Irati-PR

MensagemEnviada: Dom Dez 28, 2008 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas informações esclarecedoras e riddha, foi exatamente o que eu fiz, deixei o substrato de molho no enraizador antes de colocar no alporque. Foi bom saber também que ele conserva bastante umidade, pois estava preocupado com isso e molhava quase todos os dias rsrsrs.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
doca rolim



Registrado: 07/02/08
Idade: 60
Mensagens: 96
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal !
Eu gostaria de saber quanto tempo leva uma alporquia de uma Goiabeira.estou querendo fazer com uma aqui em casa.
Estou pensando que ela seja igual a jabuticaba ,pois tem o mesmo tipo de tronco.se for vai demorar demais.
Valeu!

Obs:Exelente materia sobre alporquia,tinha tudo o que eu estava precisando.
Um grande abraço a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
f.dimas



Registrado: 29/12/08
Idade: 49
Mensagens: 8
Localização: Vilhena-RO

MensagemEnviada: Sex Jan 09, 2009 2:50 am    Assunto: alporquia jabuticaba Responder com citação

caro geraldo
suas materias sao excelentes e bem didaticas.
fiz uma alporquia em jabuticabeira ha uns 20 dias. o q voce acha de eu cerrar este tronco e fazer o método da lata. se possivel, devo podar os galhos.
um abraço do novo forista.
ps.: nao quero julgar ninguem, nem ser ofencivo, mais devemos amadurecer a ideia de retirar o xaxim.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinicius Maciel



Registrado: 20/12/08
Idade: 40
Mensagens: 2
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

Grande tópico! Muito bom, aprendi muito...

farei uma alporquia num arbusto de Mussaenda rosa, mas nunca achei nada específico para esta espécie quanto ao prazo do alporque... inicialmente, pretendo deixá-lo por 2 meses... mas como farei com filme transparente, verei as raízes...

os colegas têm experiência com a Mussaenda para alporquia? Não tinha pensado nela como bonsai, mas lendo este tópico fiquei com a pulga atrás da orelha... será que ficaria bom?

outra dúvida: um flamboyant, fazendo alporquia de um galho bem espesso, daria um bom bonsai?

abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/05/07
Idade: 46
Mensagens: 251
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pretendo preparar uma alporquia em uma jabuticabeira na próxima primavera. Como sou iniciante, tenho lido muito sobre o assunto. Numa das minhas leituras encontrei a informação de que para as árvores frutíferas a alporquia mais indicada é feita com um arame apertado (tipo torniquete), e não aquela em que se descasca o galho.

Alguém saberia me confirmar isso? Se a informação é procedente? Embora eu confie na fonte, gostaria de ouvir os mais experientes.

Abração.
_________________
E vamos tentando aprender alguma coisa...

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Juan Gabriel



Registrado: 27/04/09
Idade: 41
Mensagens: 29
Localização: Santa Cruz - Bolivia

MensagemEnviada: Sáb Jul 11, 2009 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

acho que a melhor maneira para fazer um bonsai de jabuticaba e por metodo de mergulho na agua com a lata que fez inocencio..
pra mim eu acho que a melhor porque com alporquia vai demorar varios varios meses Confused
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/05/07
Idade: 46
Mensagens: 251
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2009 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Juan Gabriel escreveu:
acho que a melhor maneira para fazer um bonsai de jabuticaba e por metodo de mergulho na agua com a lata que fez inocencio..
pra mim eu acho que a melhor porque com alporquia vai demorar varios varios meses Confused


Eu moro em apartamento e não tenho condições de deixar uma lata com água e para fazer a reprodução dessa forma.

E também não tenhyo pressa. Pode demorar um ou dois anos. Não me importo.

Abração, e obrigado pela dica, de qualquer forma.
_________________
E vamos tentando aprender alguma coisa...

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
doca rolim



Registrado: 07/02/08
Idade: 60
Mensagens: 96
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Set 07, 2009 11:15 am    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal!
Gostaria de saber se tem risco de perder a planta com o metodo de alporquia.
Pois tenho um Bonsai de Uvaia com a conicidade invertida,e a solução que encontrei foi a de uma Alporquia na base do Nebari.
Obrigado!
Dcr
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GuilaTeipel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/10/07
Idade: 48
Mensagens: 150
Localização: TRES PASSOS-RS

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 11:16 am    Assunto: Responder com citação

jcmorosky, nao carece de ser uma lata nao..


eu mesmo ja fiz com jabuticaba e da certo mesmo..

usa garafas pet....

alguns usaram duas garafas, uma encaixada na outra... na de baixo agua, na de cima terra...

eu fiz o seguinte.. peguei uma garafinha daquelas 'baby' (uns 100ml ou menos, furei a tampa... cortei outra pet de 2,5 litros... fiz um furo na lateral.. na mesma posicao um furo na mini-pet... uma canudinho de shake.... e pronto...barbadinha..

ta lá toda brotando.. vou deixar mais um ou dois meses no minimo..
mas funciona e é pratico e pequeno..

abraço
_________________
Guilherme Teipel
Três Passos - RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/09/07
Idade: 51
Mensagens: 190
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Se for possivel gostaria que postasse alguma foto ilustrando a forma como encaixa as garrafas no tronco da jabuticabeira. Tenho uma jabuticabeira que pretendo fazer alporques, e pelo jeito com essas pets fica bem mais pratico. Fico no aguardo, grato.
_________________
Helio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
GuilaTeipel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/10/07
Idade: 48
Mensagens: 150
Localização: TRES PASSOS-RS

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

bom.... nao tenho como fazer fotos agora...

mas me atrevi a fazer esse desenho tosco....

espero que sirva de exemplo, foi exatamente o que eu fiz...

porém, coloquei as estacas antes do final do inverno... metade do inverno talvez....




nao coloquei a tampinha na pet de 2,5 litros...

e agora.. q ja esta brotando, tirei a parte de cima da pet...
_________________
Guilherme Teipel
Três Passos - RS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 6 de 7

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil