FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buscando o equilibrio de um bonsai
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, se me permitem, ariscando já me tornar maçante, continuarei com alguns apontamentos estéticos de ordem geral antes de pensá-los na árvore em questão.

Temos algumas possibilidades ontológicas em relação aos ramos do estilo sinuoso, tanto o ereto quanto o inclinado. Eles podem se elevar, saírem retos, ou voltados para baixo (ou ainda de um jeito aqui e de outro ali).

Comparando os três o do meio parece o menos conveniente. Ele contradiz de certa forma as dinâmicas sinuosas do tronco.
Observando o terceiro sentimos um forte movimento de ascensão, parece mesmo uma seta voltada para o alto.
Já no primeiro sentimos o movimento ascendente natural da árvore, seu movimento de “crescimento” e um equilíbrio visual gerado pelos encaixes tronco-ramo. Com as setas creio ficar claro o que quero dizer.

Há também outra possibilidade que acho interessante comentar. Os ramos podem sair de um jeito e mudar de direção. Com isso são criados outros pontos de força e a árvore parece, como direi..., apoiada neles (como alguém com dificuldades de andar quando se apóia sobre o ombro de um amigo – metaforazinha ruim mas....). O fato visual é que o peso, neste caso, não se concentra estritamente sobre o tronco pois alguns pontos de tensão visual estão afastados dele.

Isso pode se dar como um ângulo marcante (segundo ramo) ou como uma curva (primeiro ramo) que, neste caso, se identifica e integra mais com as curvas do tronco. É digno de nota também que isso pode gerar belas formas do vazado (linhas tracejadas), que quanto mais se aproximarem de formas geométricas simples mais pregnância e importância terão.

Comparando ainda a versão do Sergivaldo com a minha, me veio ainda comentar, tardiamente, que talvez tenha certa importância no estilo sinuoso, o número de mudanças de direção do tronco.

Poucas curvas me parece não aproveitarem o espírito deste estilo, enquanto muitas acabam gerando, no todo, a leitura de uma reta (linha verde). Especulando sobre o ideal, me parece que três, cinco e sete curvas seriam os números mais apropriados.

Cabe ainda comentar (me desculpe a falta de cerimônia) que no projeto do Sergivaldo, os dois ramos projetados criaram uma espécie de linha reta que funciona como um corte no movimento do tronco (6).

Espero que isso não esteja ficando chato, não entendo nada disso como sabem, e estes apontamentos são na maioria fruto de minha intuição. Em tempo volto a pensar na árvore em questão.

Duprat

Editado pela última vez por duprat em Qui Jan 17, 2008 6:36 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

vhobus escreveu:
Sergivaldo, meu grande amigo...
Sobre estudarmos o equilibrio, poderiamos continuar na mesma planta, buscando equilibrios possíveis fazendo virtuais, ou não?
Sinto falta de maisparticipantes... a discussão está restrita a apenas alguns usuários.
Quero deixar claro que a opinião de todos é importante. Mesmo os que se julgam iniciantes demais para opinar. Podem ainda não se considerarem bonsaistas, mas certamente são admiradores, e é pra isso que é feito o bonsai... para ser admirado.
Pessoal... opinem... critiquem, perguntem...

Valdir,

Claro que sim, mas se surgirem outras plantas, outras situações, também creio que serão bem vindas.

Quanto à participação, também concordo contigo: ou pessoal ainda está acanhado ou então não acha interessante participar da discussão Laughing Laughing Laughing Laughing

Um abração,

Sergivaldo
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, com o que foi apresentado. nós iniciantes temos tanto a aprender e estudar, que falta tempo para opinar ou até para projetar (ainda estou devendo, mas vou mostrar...). Valdir, você, o Duprat... Estão dando aulas de uma importância tremenda para o nosso futuro! Admiro demais o pensamento e a arte do Duprat e quero agradecer por sua capacidade didática e despreendimento em nos apresentar suas idéias e análises com tanto esmero... Uma idéia iluminada você teve, Sergivaldo! E iluminados também os que nos ensinam!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Deco-RJ escreveu:
Olá a todos!

Ao ler o tópico, tive a sensação de que os colegas estão abordando um tema novo para mim, que sou iniciante e ingressei na arte ao final de 2005, a saber: arquitetura em bonsai. Provavelmente a expressão nem seja esta, mas foi o termo que veio à mente.

Deco,

Antes de tudo gostaria de te agradecer tua participação neste tópico. Precisamos também da opinião de quem tem pouco tempo no bonsai ou está apenas iniciando. Este é um fórum de discussão.

Creio que o termo que você utilizou possa ser utilizado em problemas. Afinal estamos fazendo projeções, isto é: arquitetando .

Deco-RJ escreveu:
Este debate tem sido muito produtivo. Ao lado do meu conhecimento precário e das pesquisas que fiz, surgiram diversas dúvidas. Sem querer desvirtuar o objetivo de vocês, poderiam saná-las? Seriam, entre outras: o exemplar apresentado na bacia azul é maleável? Agüentaria modelagem extremadas?

O tronco, da base até a bifucarção já está lignificado e seria muito difícil modificar seu movimento. Os galhos podem ser aramados e direcionados, sem problemas.

Quanto a ser masculino ou feminino os colegas Nickfury e Vhobus já esclareceram. Apenas acrescentaria que a casca dessa planta possui uma textura áspera, cheia de sulcos, caracterizando ainda mais um bonsai masculino.

Citação:
"O que acham do raciocínio deste novato? Há algo que se salve na linha de pensamento apresentada? Como disse há pouco, não disponho de muitos conhecimentos para participar do debate. Além disso, como puderam notar, esta é a primeira vez que tento alguma projeção. Mas o encorajamento do colega vhobus retirou o excesso de timidez. De todo modo, desculpem a interferência e, se desejarem, podem apagar, está bem?"

Deco, reconheço e agradeço seu esforço em querer contribuir. Acredito também que um esboço delineando o que você escreveu ficaria mais fácil de compreendermos sua idéia. Não é necessário saber desenhar, basta fazer os traços sugeridos, em til ou em ^ utilizando o pincel do aplicativo utilizado. O Photoshop é insuperável. Apagar?? apagar o quê meu amigo??

Aguardamos seus projetos!!

Um grande abraço
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Excelente tópico este Wink

Andei ás voltas com ele, e se bem que o seu contorno permite outras saidas, pareceu-me que de certa forma a silhueta apontará para algo mais simples, simples no sentido de se aproveitar o já existente.

Pessoalmente estou em querer que poderia ser ligeiramente rebaixado, eliminando tudo o que está a vermelho, rebaixando o ramo verde que sai á esquerda para a posição do Azul + abaixo e deixando crescer o outro azuln, no topo para a construção do novo ápice...também dependendo da resposta e flexibilidade do exemplar.
O resto passaria por ser uma questão de paciência, a desmultiplicação dos ramos secundários e terciários para aumentar a copa, comum a todos os outros.
É uma aspecto cobiçado de muitos bonsaistas, a massificação das copas, mas para isso é preciso muito tempo (anos, que ainda não temos como praticantes) e profunda dedicação, para que não cresçam conforme calha e com entrenós completamente desporporcionados.
Obedece a critérios de poda bastante apurados e a cada dois pares de folhas ter coragem para podar...como é sabido, isso atrasa o processo de desenvolvimento nesse local Wink.

Espero que seja do vosso agrado Wink

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

duprat escreveu:

Há também outra possibilidade que acho interessante comentar. Os ramos podem sair de um jeito e mudar de direção.

Isso pode se dar como um ângulo marcante (segundo ramo) ou como uma curva (primeiro ramo) que, neste caso, se identifica e integra mais com as curvas do tronco.

Comparando ainda a versão do Sergivaldo com a minha, me veio ainda comentar, tardiamente, que talvez tenha certa importância no estilo sinuoso, o número de mudanças de direção do tronco.

Poucas curvas me parece não aproveitarem o espírito deste estilo, enquanto muitas acabam gerando, no todo, a leitura de uma reta (linha verde). Especulando sobre o ideal, me parece que três, cinco e sete curvas seriam os números mais apropriados.

Cabe ainda comentar (me desculpe a falta de cerimônia) que no projeto do Sergivaldo, os dois ramos projetados criaram uma espécie de linha reta que funciona como um corte no movimento do tronco (6).

Espero que isso não esteja ficando chato, não entendo nada disso como sabem, e estes apontamentos são na maioria fruto de minha intuição. Em tempo volto a pensar na árvore em questão.

Grande Duprat!!!

Bem didáticos seus desenhos. Mostra uma boa gama de opções a seguir. Particularmente, prefiro a forma do segundo galho (à direita) no desenho 4.

Quanto à quantidade de curvas ao longo do tronco, acho que prevalece o gosto pessoal. Se essas curvas forem pequenas e semelhantes, tipo espiral, realmente podem passar a impressão de ser uma reta, motivo pelo qual devemos evitar as repetições, sob risco de tornarmos a planta monótona.

Essa aparente visão linear poderá ser suavizada se as curvas dos galhos forem bem anguladas.

Um abração,

Sergivaldo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Castro,

Estava mesmo sentindo falta da sua participação. Gostei muito da forma como você projetou a copa: incrível!!!

Antonio Castro escreveu:
Olá a todos

É uma aspecto cobiçado de muitos bonsaistas, a massificação das copas, mas para isso é preciso muito tempo (anos, que ainda não temos como praticantes) e profunda dedicação, para que não cresçam conforme calha e com entrenós completamente desporporcionados.
Obedece a critérios de poda bastante apurados e a cada dois pares de folhas ter coragem para podar...como é sabido, isso atrasa o processo de desenvolvimento nesse local Wink.

Espero que seja do vosso agrado Wink

[ ]s

Castro

Bem sei o que significa isto. Cultivo bonsai há mais de dez anos e só agora algumas das minhas plantas parecem ter uma boa copa. É fundamental que saibamos projetar as estrutura dos nossos bonsai.

Um grande abraço,

Sergivaldo
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 4:19 am    Assunto: Responder com citação

Caro Pedro
O photoshop para estes estudos que fazermos é sem dúvida o melhor programa. Se tiver dificuldades em conseguir o programa entre em contato comigo por mail que eu lhe dou indicações.
Amigo Pedro,
Agradeço seus comentários, estou aqui mais aprendo que outra coisa também. Tento retribuir com o pouco que está a meu alcance. Estou gostando muito do tópico também, pois ele propicia especular e esclarecer, para mim mesmo, idéias que permaneciam obscuras e inconscientes.
Mano Sergivaldo,
Espero não o ter ofendido ao comentar sua idéia, por isso pedi desculpas antecipadas. De todos nós és sem dúvida o que tem mais tempo nesta estrada e, conseqüentemente, maior visão do devir de uma árvore e dos caminhos para resolver determinada pendência porventura surja. Só estava mesmo a comentar o risco inerente a idéia em questão. Nem sei porque me dou estas intimidades, mas para mim tu já és como um irmão, daí a falta de cerimônia.
Grande Castro,
Estava também a sentir sua falta por aqui.
Belíssimo projeto. A curva do ápice foi muito bem encontrada.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 7:16 am    Assunto: Responder com citação

duprat escreveu:

Mano Sergivaldo,
Espero não o ter ofendido ao comentar sua idéia, por isso pedi desculpas antecipadas. De todos nós és sem dúvida o que tem mais tempo nesta estrada e, conseqüentemente, maior visão do devir de uma árvore e dos caminhos para resolver determinada pendência porventura surja. Só estava mesmo a comentar o risco inerente a idéia em questão. Nem sei porque me dou estas intimidades, mas para mim tu já és como um irmão, daí a falta de cerimônia. .

Duprat,

Imagina só eu ficar chateado com um comentário teu. Logo no início citei teu nome justamente porque admiro e respeito muito tua opinião. É claro que a experiência conta muito, mas é um luxo poder contar com quem tem experiência de arte, como é o teu caso, do Valdir e do Antonio Castro.

Sua opinião em questão foi muito importante porque me alertou para um detalhe que eu ainda não havia percebido e por isto mesmo procurei uma forma de corrigi-lo ou contorná-lo. Fique frio "Mano", não esquento facilmente.

Um grande abraço,

Sergivaldo
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, creio que o passo dado pelo Castro, indicando já a formação das copas é inevitável. Não há como pensar nos galhos principais esquecendo da futura formação das copas.
Imaginei, mantendo lá minha idéia inicial quanto a altura, algo assim, com o ápice deslocado de sobre a base, para aproveitar o apoio dado pela mudança de direção do galho da esquerda, apoio comentado anteriormente. A parte de cima do tronco com esta inclinação ficou bem vertical. Não houve como estabelecer um ritmo ou diálogo desta vertical com outra parte da planta. Um vaso retangular com bordas retas verticais é provável que fique bom.

Um dos dois galhos horizontais da direita no original, seria jogado para trás para obter uma copa em profundidade.
A bifurcação utilizada pelo Castro para formar o novo ápice seria retirada e formado em seu local um Uro.
É uma possibilidade....
Vou tentar também a sugerida pelo Luiz, visto que pelo que sei ele não tem muita desenvoltura com este tipo de projeção digital. Mas Nicky, antes você poderia me indicar o que imagina na formação das copas com a inclinação por ti sugerida. Tens também muitos anos nesta estrada e gostaria de desdobrar o projeto tal como imaginou.

Duprat

Editado pela última vez por duprat em Sex Jan 18, 2008 4:08 pm; num total de 1 vez
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Ha me esqueci, eliminaria aquele galho baixo que todos estão a respeitar. Creio que valoriza a bela curva incial.

Outro assunto:
Para não desviar o foco de nosso estudo da árvore em questão, coloquei um apêndice no fórum central sobre a colocação de ramos dentro de curvas do tronco.

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?p=79779#79779

E ai pessoal? Desistiram? Agora que estávamos começando a delinear um caminho...

Duprat
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
Página 6 de 6

Ir para: