|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Visitante
|
Enviada: Sex Set 24, 2004 11:05 am Assunto: Substrato ideal! |
|
|
Ola pessoal , postei este topico em um outro forum e não obtive respostas( estavam cansados de iniciantes com perguntas tolas)
Este topico e meio polemico, mas é uma pergunta que não quer se calar!
Eu observo em revistas e sites que o substrato para bonsai não tem materia organica incorporada, é apenas akadama e pedriscos(normalmente).
Antigamente em minha região existia uma olaria, eu tenho ainda alguns tijolos que eram fabricados por ela que peguei em um desmanche de uma casa velha, os tijolos são maciços de uma argila arenosa, fui quebrando e peneirando ate chegar na granulometria de 3 a 4 mm, fica visivelmente parecido com akadama. Absorve bastante agua mas seca rapido tbem, estou misturando a uma proporção de 50% com pedra britada na mesma granulometria. Estou pensando em fazer um pouco daquele solo com argila que vai se quebrando ela ainda molhada e depois queima no forno para misturar ao substrato, pois assim podera reter um pouco mais de humidade.
Devo incorporar materia organica ao meio?
Posso continuar usando esta mistura?
Qual seria o substrato ideal?
Pessoal, Opinem, critiquem e ajudem. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Set 24, 2004 8:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcio Garcia,
Citação:
Eu observo em revistas e sites que o substrato para bonsai não tem materia organica incorporada, é apenas akadama e pedriscos(normalmente).
Segundo refere, essa composição será o tipo de substrato ideal com boa drenagem por ex: para um "ACER", como é obvio existem diferenças para outras espécies, no qual por exemplo se for para um Pinheiro pode levar uma percentagem de Kiriyu, e Kanuma se for uma azálea
No entanto para outras espécies deve levar percentagens de "Turfa","Humus" conforme a necessidade de retenção de liquido.
Para a maioria dos Bonsai já existem embalagens de "Mistura Universal" que posteriormente pode ser composta de acordo com a nossas necessidades.
Talvez seja mais facil dizer quais são as espécies que tem, e logo deve aparecer alguem que provavelmente já as tem e informa como se faz. Porque muito da informação disponivel nos livros e na "Net", pode não ser adequado para o local onde vivemos.
Cptos
Castro |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 25, 2004 1:41 am Assunto: |
|
|
Olá Márcio,
Concordo plenamente com as informações do nosso amigo Antonio Castro: a mistura varia de acordo com cada espécie e região onde a mesma se encontra.
Em relação ao tijo maciço, também conhecido como tijolo manual, pelo menos aqui no interior do nordeste ele ainda é fabricado, e é justamente esse tijolo que tenho utilizado para fazer uma argila granulada, realmente muito parecida com a akadama, e tenho conseguido resultados muito bons. Não creio que seja necessário queimar argila, essa resolve muito bem.
Nos meus bonsai utilizo uma parte de tijolo triturado, uma parte de pedriscos de rio e uma parte de terra vegetal. A proporção vai depender da espécie.
Um abração,
Sergivaldo
Acho a granulometria que você está utilizando excelente. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 25, 2004 1:42 am Assunto: |
|
|
Olá Márcio,
Concordo plenamente com as informações do nosso amigo Antonio Castro: a mistura varia de acordo com cada espécie e região onde a mesma se encontra.
Em relação ao tijo maciço, também conhecido como tijolo manual, pelo menos aqui no interior do nordeste ele ainda é fabricado, e é justamente esse tijolo que tenho utilizado para fazer uma argila granulada, realmente muito parecida com a akadama, e tenho conseguido resultados muito bons. Não creio que seja necessário queimar argila, essa resolve muito bem.
Nos meus bonsai utilizo uma parte de tijolo triturado, uma parte de pedriscos de rio e uma parte de terra vegetal. A proporção vai depender da espécie.
Um abração,
Sergivaldo
Acho a granulometria que você está utilizando excelente. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 25, 2004 1:42 am Assunto: |
|
|
.....
Editado pela última vez por Sergivaldo em Sáb Set 25, 2004 5:42 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sáb Set 25, 2004 2:01 am Assunto: Terra |
|
|
Márcio, iniciando, para simplificar, você pode usar:
6 partes de terra vegetal e 4 partes de pedriscos, para a maioria das plantas
4 partes de terra vegetal e 6 partes de pedriscos, para ciprestes, pinheiros, etc.
Existem plantas com exigências específicas como as azaléas ( Terra mais ácida) mas, com a informação acima você poderá ir trabalhando até encontrar o seu composto que, como você verificará nas informações dos nossos amigos varia muito. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
eudes
Registrado: 25/08/04 Mensagens: 65 Localização: João Pessoa - Pb
|
Enviada: Sáb Set 25, 2004 2:44 am Assunto: Re: Terra |
|
|
Pessoal vou fazer umas perguntas preliminares:
Terra granulada 1mm, qual a sua função no substrato?
Terra granulada 3mm, qual a sua função no substrato?
Argila granulada, qual a sua função no substrato?
húmos de minhoca, qual a sua função no substrato?
Terra vegetal, qual a sua função no substrato?
Sds
Eudes |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Seg Set 27, 2004 7:05 am Assunto: |
|
|
Bom dia pessoal,
Quando se diz:
" Terra Vegetal"
Estamos falando daquelas que se vende em pacotinhos, porque acho ela muito fina, parece mais um pó, ou se trata de outro tipo de terra?
O que voces querem dizer, ou seja que tipo de materia e esta terra vegetal?
Um abraço a todos. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Set 27, 2004 10:33 am Assunto: |
|
|
Olá Márcio
Vou dar minha opinião sem querer tirar a palavra dos professores Mário e Sergivaldo
A terra vegetal é sim aquela comercializada em sacos. Acho mais prático e econömico pois o preço é baixo e evita vocë ficar procurando a "mistura ideal" do composto orgänico.
Aqui em Recife-PE, eu utilizo basicamente metade de terra vegetal misturada com tijolo granulado (isso quando encontro tijolo pra quebrar) e a outra metade de pedrisco de rio (2 - 4mm). Por mais, vou dosando os componentes de acordo com as espécies. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Seg Set 27, 2004 11:26 am Assunto: |
|
|
Prezado Alexandre,
Mas a terra vegetal que estou falando e bem esfarelada , parece com po de xaxim, isso vai empaçocar a mistura, a que vendem aqui e desse jeito fininha.
Posso misturar isso ao solo? |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Set 27, 2004 11:43 am Assunto: |
|
|
Amigo Márcio
NÃO ASSUSTE-SE
A terra vegetal é essa mesmo
Quanto a drenagem do composto, vai ficar por conta dos pedriscos...ok _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Seg Set 27, 2004 3:46 pm Assunto: |
|
|
olá pessoal,
Vou colocar o que uso e favor opnarem se estou certo ou errado.
Na parte da terra eu pego terra de cupinzeiro, trituro com um martelo plástico e depois peneiro e retiro o pó utilizando só a parte granulado (parece Nescafé).
A argila aqui perto de casa tem na calçada, um loteamento novo colocaram os postes e a terra que sai é pura argila daquelas em pedras, que também trituro e penero.
O cascalho eu penero areia de construção, e utilizo as pedras que ficam na peneira.
Será que isso é o certo..........
Há, depois para cada tipo de planto utilizo uma mistura entre as 3 e coloco muito pouco (uma pitada) de terra vegetal (terra,esterco,material orgânico). _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Visitante
|
Enviada: Seg Set 27, 2004 6:40 pm Assunto: |
|
|
É isso mesmo Márcio Garcia
A terra vegetal é aquela que já vem empacotada, que á partida a unica coisa que a faz ser diferente da que encontramos na natureza, é que se for de boa qualidade está isenta de pragas, coisa que já é dificil e uma "roleta russa" que pode sair caro, para quem a tira da rua.
Usar pedriscos das "obras", tambem se deve evitar, devido a ter bastantes impurezas e por vezes retirada de rios em que ainda existem pequenos valores de sal e pode ser fatal para o bonsai, se tiver que ser mesmo deve bem lavada e fervida.
Eu pessoalmente prefiro comprar daqueles sacos com predriscos para aquarios de água doce, e existem com várias medidas, depois é fazer a mistura. se não houver um rio Limpo e próximo até não sai caro.
Dentro de tema dos pedriscos uma coisa importante é que se têm que ter o cuidado de juntar de rio em conjunto + outra de forma irregular e de medida diferente, para favorecer oxigenação e fixação das raizes.
Quanto á Argila é faz falta, mas ao contrário do que acontece por ex: com a argila "AKADAMA", vai sofrendo alterações a curto prazo podendo mesmo tornar-se compacta e criar bolsas de humidade, agora tambem depende do tipo de argila que estão a falar.
Por cá tem sido o terror dos pinheiros, esta é utilizada para facilitar o transporte de um país para outro, e depois tem que esperar pela próxima primavera (e esta até não drena mal )
Um abraço,
Castro |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Set 27, 2004 6:44 pm Assunto: |
|
|
OOPS
Peço desculpa, mas mais uma vez coloquei a minha "msg" como visitante.
Já agora podiam-me informar como se faz para colocar o nosso AVATAR?
Tem que ser num site "Hospedeiro" como se faz para as fotos???
Um abraço ,
Castro |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Set 28, 2004 3:28 pm Assunto: |
|
|
Márcio, no meu caso, essa terra vegetal da qual você fala misturada com os pedriscos é ideal...
Tenta assim... se você precisra molhar todos os dias nessa época do ano, já está no caminho certo.
Quanto à sua fómula, estou com o Sergivaldo, acho que não precisa queimar não... vai funcionar bem. Só vai ter que ficar de olho firme na adubação. Eu colocaria um pouco de matéria organica, acho que seria como um equilibrio.
Eudes, a terra e o humus, concentram maiores quantidades de nutriente, a granulação permite um crescimento mais rápido, uniforme e saudável das raízes... acho que a questão é: Qual a espécie, o clima e a proporção, certo?
Alexandre, estou utilizando uma matéria parecida com a sua em algumas espécies. Vai muito bem aqui... pelo menos até agora.
Rildo, sempre tive vontade de exprimentar isso... já ouvi algumas pessoas dizendo ser uma composição excelente... o que você está achando?
Antônio, o Avatar segue o mesmo esquema... em um hospedeiro primeiro.
Depois coloque o endereço da sua imagem lá na configuração da sua conta aqui do fórum.
Concordo com você... as últimas vezes que utilizei pedriscos de obra, lavei e fervi, realmente desisti e prefiro comprar tb.
Abraços
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|