FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Sáb Set 25, 2004 2:50 am    Assunto: Adubação Responder com citação

Partindo do pressuposto que o substrato é praticamente esteio, como adubar???
Liquido? Quais? Quais suas vantagens?
Sólidos? Quais? Quais suas vantagens?

Sds
Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Set 25, 2004 5:00 pm    Assunto: Re: Adubação Responder com citação

De fato, o substrato em sua formulação é totalmente isento de nutrientes.

Líquido você poderia usar o da Biofert que contém micro nutrientes além do NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) e que já foi testado por vários amigos.

Sólido, poderia ser o NPK 4 - 14 - 8 ou 10 -10 -10, mas não contém mais nada além disto e você tem que tomar cuidado nas quantidades ministradas pois podem queimar as raízes; o osmocote ( Bonsai Brasil tem ), tem a vantagem de dar-nos tranquilidade por um certo período e conter alguns micro nutrientes.

O líquido é para muitos um complemento dos fertilizantes químicos usados por muitos para complementação de micro nutrientes.

Eudes, basicamente seria isto mas, com certeza, tem muito mais a ser analizado. Outras opiniões serão emitidas.

Pessoalmente acredito que a adubação orgânica seja mais saudável e menos agressiva embora não saibamos especificar quais as sua propriedades com segurança.


eudes escreveu:
Partindo do pressuposto que o substrato é praticamente esteio, como adubar???
Liquido? Quais? Quais suas vantagens?
Sólidos? Quais? Quais suas vantagens?

Sds
Eudes

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Set 25, 2004 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá eudes,
Eu só te posso tentar ajudar com a minha experiência, mas como sou um iniciante de Primeiro Ano, talvez seja mais sensato, aguardares a opinião de mais membros e depois tirares as tuas próprias conclusões.

Eu normalmente aplico o Adubo Japonês "Biogold" orgânico Sólido este vai ser consumido pelo Bonsai lentamente ( +- 1 mês ), eliminando assim o risco de queimar as raizes, em simultaneo aplico Adubo Liquido, que é de rápida absorção, sempre com medidas abaixo das que estão nas etiquetas das embalagens, para não correr riscos.
Quanto a este ultimo, como é liquido vai desaparecer do substrato mais rápidamente devido ás sucessivas regas, contudo vou complementando tambem com os "micronutrientes" que já vêm em saquetas, e estes também em pequenas doses, e mais espaçadamente "quelatos de ferro" e cobre para a oliveira e pinheiros. Foi uma "dica" que me ensinaram no curso que frequentei.
Uma coisa que observei num "horto" é que eles sempre que regavam ao mesmo tempo adubavam em pequenas doses, o que a meu ver. faz algum sentido as arvores na natureza recebem constantemente os nutrientes, só que a mãe natureza não o fornece tal como nós em grandes quantidades de uma vez de 15 em 15 dias.

Temos que ter em atençao é que existem várias marcas e cada bonsai tem carências próprias que têm que ser ajustadas para a época do ano, pelo que convem conheçer as necessidades básicas das nossas espécies.


Mário A G Leal, queria agradecer pela sua "pagina", foi através de um membro do nosso forum ( Luso-Bonsai) que tive conheçimento dela, e tambem foi uma das minhas primeiras "pag" em que obtive alguma informação acerca de Bonsai, e ainda por cima em português.
Tendo esta sido um fonte de conheçimentos importantissima para mim quando iniciei nesta arte, assim como para muito dos meus companheiros de forum, tal como ainda continua a sê-lo hoje em dia.
O meu muito obrigado Very Happy


Um abraço,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2004 11:36 pm    Assunto: adubação Responder com citação

Valeu pelas explicações, Mario e Castro,
mas com estamos em um tópico para principiantes, solicito que discutamos por parte;
Liquido: A dosagem sempre escuto que deve ser metade do indicado pelo fabricante, correto???
Pulverizar ( com o adubo ) após a rega, correto???
Adubar de 15 em 15 dias, correto????
Pergunto, na aplicação, a planta já pega todo nutriente no momento????, porque se não acontecer isto na próxima rega cairá todo nutriente, vocês não acham,
Desculpe o detalhamento

Sds
Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Eudes, como vai?

A metade da dosagem indicada pelo fabricante é mais uma questão de segurança... em alguns tipos de adubo, como o da BioFert, já usei a dosagem inteira em Serissa e primavera e só ajudou... em compensação, o NPK 10-10-10 é um veneno se for usar a dosagem inteira... já perdi mais de 30 mudas por esse motivo. Farinha de osso e torta de mamona em 40%+60% tem me trazido ótimos resultados na medida indicada pelo fabricante, isso em 98% das espécies... a romão por exemplo já não gosta muito.
Quando usava o líquido, nunca pulverize...
Adubo de 30 em 30 nessa época.
No caso do adubo sólido, a absorção é mais lenta e acho que por isso mesmo, mais precisa. Dependendo do tipo, dura várias regas...

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Antonio Castro, este é o momento em que vejo que valeu a pena o esforço de tantos anos, é como digo, esta é a paga do meu trabalho e minha satisfação. Tenho encontrado, até para surpresa minha, tantas pessoas a quem pude ajudar que sinto-me recompensado plenamente.
Obrigado pelo testemunho.

Antonio Castro escreveu:
Olá eudes,
Mário A G Leal, queria agradecer pela sua "pagina", foi através de um membro do nosso forum ( Luso-Bonsai) que tive conheçimento dela, e tambem foi uma das minhas primeiras "pag" em que obtive alguma informação acerca de Bonsai, e ainda por cima em português.
Tendo esta sido um fonte de conheçimentos importantissima para mim quando iniciei nesta arte, assim como para muito dos meus companheiros de forum, tal como ainda continua a sê-lo hoje em dia.
O meu muito obrigado Very Happy


Um abraço,

Castro

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

[quote="Felipe Frango Zappala"]Eudes, como vai?

A metade da dosagem indicada pelo fabricante é mais uma questão de segurança... em alguns tipos de adubo, como o da BioFert, já usei a dosagem inteira em Serissa e primavera e só ajudou... em compensação, o NPK 10-10-10 é um veneno se for usar a dosagem inteira... já perdi mais de 30 mudas por esse motivo. Farinha de osso e torta de mamona em 40%+60% tem me trazido ótimos resultados na medida indicada pelo fabricante, isso em 98% das espécies... a romão por exemplo já não gosta muito.
Quando usava o líquido, nunca pulverize...
Adubo de 30 em 30 nessa época.
No caso do adubo sólido, a absorção é mais lenta e acho que por isso mesmo, mais precisa. Dependendo do tipo, dura várias regas...

Desculpe a insistencia, minhas plantas ficus, pingo de uoro, jurema branca e framboyant, como devo usar o biofert???
Por favor veja se da para responder esta indagação:Pergunto, na aplicação(pulverização), a planta já pega todo nutriente no momento????, porque se não acontecer isto na próxima rega sairá todo nutriente, vocês não acham?

Sds
Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Eudes, como vai?

rapaz, entendo sua curiosidade... depois da aplicação tem o sol, a chuva o vento, etc. Se de fato sobra alguma coisa, eu realmente não sei te responder, acho que algum companheiro deve poder nos matar essa dúvida.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2004 12:42 am    Assunto: Adubação Responder com citação

Caro Eudes, para o melhor aproveitamento você deverá, antes da aplicação do Bioferto ou outro foliar qualquer, molhar as suas plantas uns 15 ou 20 minutos antes para que os estômatos (poros das plantas) se abram para bebê-la, assim quando aplicamos o fertilizante a absorção será mais efetiva. Sem dúvida uma parte não será aproveitada desta forma mas, o que cair sobre o solo será absorvido em parte pelas raízes.


[quote="eudes"]
Felipe Frango Zappala escreveu:
Eudes, como vai?

Por favor veja se da para responder esta indagação:Pergunto, na aplicação(pulverização), a planta já pega todo nutriente no momento????, porque se não acontecer isto na próxima rega sairá todo nutriente, vocês não acham?

Sds
Eudes

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil