Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andré luiz
Registrado: 02/07/05 Mensagens: 7 Localização: Montes Claros Mg
|
Enviada: Sáb Jul 02, 2005 11:34 pm Assunto: Iniciando Bonsai Romã |
|
|
Eu estou iniciando na maravilhosa arte do bonsai já li muitos tutoriais . Vou arrumar umas mudas de romã e estou querendo fazer bonsais de vários estilos diferentes. Quero dicas gerais , mas estava interresado em um projero arrojado que é ter um bonsai com raízes sobre pedra , vi em um tutorialque dá pra fazer com romã . |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 12:20 am Assunto: Iniciando bonsai romã |
|
|
E aí André bem vindo ao maravilhoso mundo do bonsai, a cada dia que passa você vai se apaixonar mais, garanto!!! É muito legal o ímpeto de início, você qer fazer tudo ao mesmo tempo mesmo sem saber direito como; isso é normal. O estilo que você elegeu pra seu 1º bonsai não é o mais indicado pra iniciantes, é simples e complexo ao mesmo tempo.
Não que que vc não será capaz de fazê-lo, vc o fará, mas talvez o resultado final não te agrade tanto. Mesmo assim se vc decidir fazer, existem espécies mais adequadas como os fícus por exemplo que têm raízes muito vigorosas e se prestam perfeitamente ao estilo na rocha a scheflera também é outra opção, nada contra as româzeiras. Um abraço e boa sorte  |
|
|
 |
andré luiz
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 12:35 am Assunto: |
|
|
Valeu Átila só que eu não sei se acho essa planta na minha região, Norte de Mg |
|
|
 |
andré luiz
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 12:49 am Assunto: |
|
|
Eu não sei direito mas esse Ficus seria aquelas plantas muito usadas para enfeite de jardins que , podam muitas veses em forma de esfera. |
|
|
 |
andré luiz
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 12:52 am Assunto: |
|
|
E para o bonsai de Romã que macetes preciso ter ? |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 1:11 am Assunto: |
|
|
Olá André,
Aqui segue algumas imagens de Ficus no Bonsai:
Realmente acredito que seja essa especie que se refere msm por fazerem esculturas em forma de bola me sua copa, tambem quadrado, é uma planta muito versatil, de facil cuidado e manutenção e que da otimos resultados com o tempo, acredito que deva tentar fazer esse estilo com ela mesmo, ate que possa ter uma boa experiencia e fazer com a romã, que é um pouko mais complicaa que o Ficus, porém nao é um bicho de sete cabeças. T+.
Abraços:
Illex[/img] |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 1:11 am Assunto: |
|
|
André, quanto as româzeiras não sou a pessoa mais indicada para lhe falar, mas quanto aos fícus dê uma olhada na página 10 do fórum central num tópico chamado ishizuke com fícus, acho que vai te inspirar!!! |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 1:18 am Assunto: |
|
|
Acho que encontra sim, elas são essas árvores que o pessoal planta na calçada e ele quebra a calçada toda, tenho certeza que na sua região tem sim. Outra planta boa é a serissa, é só plantar na areia que ela brota que é uma belezura... Uma outra planta boa de se trabalhar é a acerola. Plantada em um vaso com o tamanho de um palmo em altura e um palmo em largura, em dois anos você ja tem uma planta boa para trabalhar...E olha que isso ocorre mesmo quando as plantamos desde sementinhas, como é o caso da que eu estou treinando...) _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
andré luiz
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 1:35 am Assunto: |
|
|
Aqui em casa tem umas platinhas que eu to achando que são os ficus , o caule esta bem fino e as folhas com pontas amarela e ta todo esparramado,
é dessas que todo clube , ou jardim de casa tem?
Eu tenho aqui em casa no quintal muitas mudas de pitanga ,e algumas de goiaba ja estuo arrumando elas para poder fazer bonsai.Se tiverem dicas eu agradeço
E essa árvores que tem em toda calçada que parecem aquelas arvores de savana dá para fazer bonsai delas ?
Muito Obrigado esse fórum é muito bom e vcs são muito gente boa vale ! |
|
|
 |
andré luiz
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 1:48 am Assunto: |
|
|
Já reconheci qual são os ficus, olhei o post da pagina central "ishizuke com fícus ", são umas a´rvores grandes que cae folha pra caramba, na rua e chei tem jeito ter uma? fora muda, tipo semente galha sei lá |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 2:58 am Assunto: |
|
|
Elas pegam muito facilmente por estaquia. Pegue um galho e deixe-o de molho em água por uma noite e depois coloca na areia pura ou coloca numa mistura de areia com terra (meio a meio). Mas lembre-se de não deixar exposto ao sol pleno e regar sempre que necessário. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 9:33 am Assunto: |
|
|
Olá André,
Bom você citar a Pitangueira, acredito dentre todas ser a melhor para que vc comece seu trabalho no Bonsai, assim como os Ficus. A pitanga é uma planta fantasticas, desde suas folhas ate seus frutos, que vao desde um pequeno tom alaranjado, até um vemelho lindissimo, é de facil manutenção, nao morrendo facilmente se nao deixar faltar agua. Experimente trabalhar com ela, aceita muito bem as podas, tanto de manutenção para compactação da copa e etc.. como podas drásticas, para correção. Se precisar de dicas mais expecificas me informe, que lhe mando um arquivo por mp. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
andré luiz
|
Enviada: Dom Jul 03, 2005 12:54 pm Assunto: |
|
|
Tenho duas mudas de pitanga uma de 5cm eu outra uns 8 cm o que devo fazer de incio com elas . |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 05, 2005 10:48 pm Assunto: Iniciando |
|
|
Quer minha opinião André? Põe elas num vaso grande com uma mistura aerada e nutritiva, e esquece delas!! ( quer dizer , só num esquece de regar e adubar é claro) e deixe o resto com o tempo. " A paciência é o principal artibuto do bonsaista, e a lição mais difícil de ser aprendida."  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 06, 2005 12:10 am Assunto: |
|
|
Olá André !!!!!!!!!!!!!
Muito prazer !!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que a Romã... que é muito linda, não deveria ser o seu "início na arte do bonsai", a Romão é muito difícil de ser cultivada como Bonsai, acho isso !!!
Já devo ter tido pelo menos umas cinco e MORRERAM, literalmente. Conheço pessoas que têm, falam em solo especial - já usei - falam em forma de regar - já fiz e NÃO CONSEGUI NADA....
Comece com Ficus.... acho que é uma planta espetacular e temos pelo menos quese 900 espécies desta planta no Brasil.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
|