|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
CHU
|
Enviada: Ter Set 30, 2008 3:03 am Assunto: trabalho em um acer |
|
|
por favor, deixem sua opinião desse trabalho
entrem no link e vejam todo o trabalho em um acer
www.chubonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Set 30, 2008 8:15 am Assunto: |
|
|
Chu, belo trabalho, mas gostaria que explicasse um pouco melhor esta técnica para matar o tronco, o que passou no lugar do corte? _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
CHU
|
Enviada: Ter Set 30, 2008 10:56 am Assunto: |
|
|
passei pasta cicatrizante, na verdade ninguem me ensinou nada a esse respeito, a ideia foi matar o tronco e não mexer mais na árvore para que ela se recupere, pretendo trabalhar o tronco morto só o ano que vem.
vc acha que esse procedimento vai atingir meu objetivo?
o que vc acha de trabalhar jim no acer? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 30, 2008 4:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Chu!
Primeiro digo que vc tem um bom material e um bom projeto!
O tronco da direita é o caminho.
Quanto à matar o tronco da esquerda, vejo como alternativa se fosse o caso de usá-lo como Jin, futuramente. Porém, a espécie não enseja uso de Jin, que é mais reservado para coníferas, em especial os Juníperos.
Assim, eu simplesmente faria a poda.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
CHU
|
Enviada: Qua Out 01, 2008 3:00 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica, tinha duvidas sobre o uso de jim no acer, e a técnica tabajara para matar o tronco acho que não funcionou, está brotando logo acima.
agora não vou retirar o tronco grosso porque não quero maltratar muito a árvore, quando ela estiver mais recuperada eu tiro o tronco, até lá te digo se ela brotou mais acima do corte radial.
Até.
CHU |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Out 03, 2008 8:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Chu
Segundo refere pretende sacrificar o ramo a partir daquela incisão, mas para tal seria conveniente não aplicar pasta cicatrizante....uma das funções da mesma, é evitar desidratações afim de não acontecer precisamente aquilo que objectiva, como tal está a proteger o corte e ajudar o bonsai a cicatrizar...coisa que na verdade acredito que não lhe deva ser dificil de conseguir.
Esse tipo de corte (anel malpighi) para um alporque é costume recomendarem que seja + ou - o dobro da espessura do tronco,...no caso dos aceres, pela respostas dos meus, hoje acho preferivel faze-lo um pouco maiores, a facilidade que eles têm em redireccionar o fluxo de seivas e cicatrizar (dai marcarem tão facilmente com os arames) fizeram com que mesmo utilizando a medida aconselhada, fechassem o anel sem dificuldades de maior ...
E a julgar pela foto, o anel parece-me que está muito estreito em relação á grossura do ramo.
O facto de estar a brotar acima, não quer dizer que o processo em curso tenha falhado, isso quer dizer que o tronco acima daquele corte continua a ser nutrido com "seiva bruta", o que está interrompido pelo mesmo, é o percurso da "seiva elaborada", que no seu caso por ser muito acima e existirem ramos mais abaixo não se coloca em causa a integridade do exemplar...
Quanto aos Jins, creio que muitas vezes existe alguma confusão que talvez fosse bom desmistificar...pelo menos da forma como eu sempre o entendi.
Quando se refere que este tipo de arvore não é muito adequado para a execução desta técnica, não é porque não os possa ter, ou que na natureza não existam exemplos desse tipo, existem certamente, com uros sharis e tudo...
Não é, é uma coisa banal encontrar-se como acontece no caso das coniferas.
As pessoas ao lerem que tal não deve ser feito em arvores como estas, ( Aceres; Faias; etc.), regra geral associam de imediato como uma tentativa de obstáculo á sua criatividade, e que se uns têm direito de fazer nas deles os outros também terão...quando na verdade, quando o dizem na maioria dos casos, o que se pretende dizer é que em termos de morfologia tratam-se de madeiras com caracteristicas muito diferentes e sendo estas ultimas madeiras macias ( frondosas de poros dispersos), o tempo de vida dos mesmos será muto curto, ainda que bem tratados ( uma dezena de anos em bonsai pode-se considerar "curto"), a madeira macia tem tendência a apodrecer com relativa facilidade, segundo um artigo que li, o Acer na natureza tem um resistência á decomposição de aprox. 8 anos...
Com as aplicações de liquido Jin, faz com que durem bem mais, mas também de igual modo pela sua natureza confinada e dependência humana, eles estão mais sujeitos a apodrecimentos que as suas congéneres na natureza...
Por isso fazer ou não fazer, em ultima instância caberá sempre ao bonsaista decidir, se lhe transmitir algo porque não? .
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
CHU
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 2:51 am Assunto: |
|
|
Muito Obrigado pelas dicas Antônio, fico feliz de poder contar com explicações esclarecedoras como as suas, estive examinando algumas postagens suas em outros trabalhos e vc me ensinou mais do que vc pode imaginar, vou seguir um conselho seu que li em outra postagem e vou deixar o tempo me dizer o caminho a seguir nesse trabalho.
Gostaria de saber se vc tem alguns trabalhos expostos na web para que eu possa aprender mais.
Valeu... |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 4:17 pm Assunto: |
|
|
CHU escreveu: | ...Gostaria de saber se vc tem alguns trabalhos expostos na web para que eu possa aprender mais.
Valeu... |
Olá Chu
Eu sou um mero praticante (aprendiz, diga-se ) com pouco mais de 4 anos de Bonsai , como tenho uma apetência pelo inicio do trajecto ( Sementes & estacas ) ainda não tenho nada digno de relevo (a não ser para mim, claro ) ou quaisquer trabalhos de fundo....o que também seria algo dificil dada a minha preferência pelos shohin .
Gosto de "zerar" as coisas e refazer quando algo não está bem; se encontra demasiado padronizado, ou óbvia, onde pouco mais haverá a acrescentar.
Por isso, tudo o que se faça nesse sentido leva "tempo" a dar os seus frutos, mas isso, também não me preocupa...porque é precisamente, onde acredito residir o lado bom da arte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|