FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Posso desfolhar? Qual a vantagem ou desvantagem?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 9:32 am    Assunto: Posso desfolhar? Qual a vantagem ou desvantagem? Responder com citação

Amigos, tenho um cotoneaster e gostaria de saber se a desfolha total traria + ramificações e ajudaria na compactação de galhos e copa?
Se sim, quando seria a melhor hora?

Esse é o tal...

Abraços
Rogério
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Samir

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 9:50 am    Assunto: pode sim Responder com citação

a desfolha tem como o objetivo almentar a ramificação dos galhos e a melhor época é geralmente a primavera pois a planta tem um crescimento vigoroso mas pode ser feita em média tres vezes ao ano alem de que é uma ferramenta para a equalização de vigor e a redução de folhas com o passar dos anos em consecutivas desfolhas
também tenho cotoneaster e aceitam muito bem a desfolha mas cuidado para que não falte agua quando as novas folhas não estiverem maduras pois elas vão queimar as suas pontas!
Abraço
Samir

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 9:58 am    Assunto: Compactação de galhos Responder com citação

para compactar os galhos é bom podar tamém o ápice de todos os galhos na altura do projeto final da arvore isso fará que sua planta desenvolva menos galhos desnecessarios e compactará a folhagem.
depois que estiverem no diametro apropriado podar também as ramificações para dar continuidade ao trabalho.
(faça sempre nestes casos desfolha total)
Wink
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Samir
Obrigado pela ajuda...
Com outras espécies que tenho não me sinto desconfiado quanto a poda e/ou desfolha, pois já o fiz muitas vezes e percebi bons resultados + como só tenho 1 exemplar de cotoneaster fiquei com medo de proceder a desfolha.
Obrigado pelo esclarecimento.
Abraço,
Rogério.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: