FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tanuki
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 8:02 pm    Assunto: Tanuki Responder com citação

Alguém poderia me ajudar e me explicar como fazer um Tanuki???
pauloventura
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marcos !
Tenho varios trabalhos de tanuki ,porem a titulo imformativo
esta materia é bem melhor do que eu falando ok ai o link
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.bonsailearningcenter.com/Tips%26Advice/tanuki_bonsai.htm&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dtanuki%2Bbonsai%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG
Pv.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2008 4:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcos, além do ótimo site indicado pelo bonsaista Paulo Ventura, eu recomendo outro, igualmente ótimo, em que, embora não tenha traduzido, está escrito em frances, as fotos quase que falam por si mesmas, mostrando todo o processo necessário para a formação de um bonsai "tanuki": Very Happy

http://www.parlonsbonsai.com/Realisation-d-un-tanuki-par-Diex.html

TANUKI, em japones, é o nome de um animal silvestre, muito popular naquele país. Existe uma lenda que retrata bem o carinho que o povo japones têm por esse exótico animal: conta que, quando alguem perde algum objeto, o tanuki foi quem, provavelmente, pegou e escondeu. Tanto é assim, que o proprietário do objeto se desdobra tentando encontrar e não acha nada. Rolling Eyes
Dizem os japoneses, então, que o Tanuki gosta de pregar essas e outras peças nos incautos e distraídos, engando-os com sua malícia e esperteza. Rolling Eyes

O bonsai Tanuki é, então, algo que engana. Um tipo de ilusão, fazendo alguem acreditar que o que está vendo é um bonsai de verdade e não uma mera enganação. Embora os bonsaistas tradicionais e clássicos japoneses torçam o nariz para esse tipo de arte, a verdade é que muitos bonsaistas, japoneses ou não, vez ou outra lançam mão desse artíficio, apresentando verdadeiras obras de arte, perfeitas em sua enganação. Laughing Laughing

Lembro de uma revista em que vi, certa vez, na contra-capa, um bonsai-tanuki de um pinheiro pentaphila, feito todinho, inclusive o vaso, em papel-marché. Coisa fina, diga-se, tão perfeito que a foto era até em preto e branco, para a enganação ficar melhor. Laughing Laughing Laughing Laughing

Geralmente, usa-se coniferas, sejam juniperos ou pinheiros, de qualquer variedade, para fazer a junção planta/madeira morta. Mas tenho visto combinações diversas: primavera (bouganvillea), jasmim, ficus, jabuticabeira, celtis, caliandra, ixória (esta ultima, feita pelo pessoal do nordeste, ficou show). Very Happy

A madeira morta, óbvio, deverá ser a mais dura e sólida possível. Evite usar material que se decomponha ou apodreça com facilidade. Proteja a parte que irá ficar em contato com o solo, aplicando no local époxi ou durepóxi ou algo parecido, evitando assim o podridame e a perda do trabalho. Shocked

Em projetos e trabalhos anteriormente mostrados aqui no Forum, vc poderá visualizar excelentes trabalhos, com muita qualidade: Projeto do bonsaista Alexandre S. Coelho:

Trabalhos do bonsaista Paulo Ventura:

Eis o bichinho (ou o que pensam dele os japoneses, rss):

E, por fim, eis a fera:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2008 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo obrigado pelo site.

Nick ótimo as fotos do site né??? Que bom poder contar com a ajuda de todos. Sinceramente acho muito legal o bonsai-tanuki. Pretendo fazer com jabuticabeira pois tenho muitas.
O que acham pode dar certo???
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

caro Marcos,

Meu primeiro tanuki foi justamente com uma jabuticabeira, todas as plantas são boas de utilizar vai depender do acabamento/refinamento que for feito.

Estarei aguardando as fotos deste trabalho.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Bergson gostei de ver você participar desse tópico Laughing Esse fim de semana que vem vou tentar e posto para vocês verem. Um dia ainda quero ir ver seu MARAVILHOSO viveiro amigo. Vejo seu site quase todos os dias. Admiro muito seu trabalho, empenho e dedicação Wink Wink Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: