|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Out 03, 2008 8:02 pm Assunto: Tanuki |
|
|
Alguém poderia me ajudar e me explicar como fazer um Tanuki??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 4:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcos, além do ótimo site indicado pelo bonsaista Paulo Ventura, eu recomendo outro, igualmente ótimo, em que, embora não tenha traduzido, está escrito em frances, as fotos quase que falam por si mesmas, mostrando todo o processo necessário para a formação de um bonsai "tanuki":
http://www.parlonsbonsai.com/Realisation-d-un-tanuki-par-Diex.html
TANUKI, em japones, é o nome de um animal silvestre, muito popular naquele país. Existe uma lenda que retrata bem o carinho que o povo japones têm por esse exótico animal: conta que, quando alguem perde algum objeto, o tanuki foi quem, provavelmente, pegou e escondeu. Tanto é assim, que o proprietário do objeto se desdobra tentando encontrar e não acha nada.
Dizem os japoneses, então, que o Tanuki gosta de pregar essas e outras peças nos incautos e distraídos, engando-os com sua malícia e esperteza.
O bonsai Tanuki é, então, algo que engana. Um tipo de ilusão, fazendo alguem acreditar que o que está vendo é um bonsai de verdade e não uma mera enganação. Embora os bonsaistas tradicionais e clássicos japoneses torçam o nariz para esse tipo de arte, a verdade é que muitos bonsaistas, japoneses ou não, vez ou outra lançam mão desse artíficio, apresentando verdadeiras obras de arte, perfeitas em sua enganação.
Lembro de uma revista em que vi, certa vez, na contra-capa, um bonsai-tanuki de um pinheiro pentaphila, feito todinho, inclusive o vaso, em papel-marché. Coisa fina, diga-se, tão perfeito que a foto era até em preto e branco, para a enganação ficar melhor.
Geralmente, usa-se coniferas, sejam juniperos ou pinheiros, de qualquer variedade, para fazer a junção planta/madeira morta. Mas tenho visto combinações diversas: primavera (bouganvillea), jasmim, ficus, jabuticabeira, celtis, caliandra, ixória (esta ultima, feita pelo pessoal do nordeste, ficou show).
A madeira morta, óbvio, deverá ser a mais dura e sólida possível. Evite usar material que se decomponha ou apodreça com facilidade. Proteja a parte que irá ficar em contato com o solo, aplicando no local époxi ou durepóxi ou algo parecido, evitando assim o podridame e a perda do trabalho.
Em projetos e trabalhos anteriormente mostrados aqui no Forum, vc poderá visualizar excelentes trabalhos, com muita qualidade: Projeto do bonsaista Alexandre S. Coelho:
Trabalhos do bonsaista Paulo Ventura:
Eis o bichinho (ou o que pensam dele os japoneses, rss):
E, por fim, eis a fera:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 5:07 pm Assunto: |
|
|
Paulo obrigado pelo site.
Nick ótimo as fotos do site né??? Que bom poder contar com a ajuda de todos. Sinceramente acho muito legal o bonsai-tanuki. Pretendo fazer com jabuticabeira pois tenho muitas.
O que acham pode dar certo??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 06, 2008 8:10 pm Assunto: |
|
|
caro Marcos,
Meu primeiro tanuki foi justamente com uma jabuticabeira, todas as plantas são boas de utilizar vai depender do acabamento/refinamento que for feito.
Estarei aguardando as fotos deste trabalho. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 06, 2008 8:39 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Bergson gostei de ver você participar desse tópico Esse fim de semana que vem vou tentar e posto para vocês verem. Um dia ainda quero ir ver seu MARAVILHOSO viveiro amigo. Vejo seu site quase todos os dias. Admiro muito seu trabalho, empenho e dedicação  _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|