FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Possível Yamadori Pitangueira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 04, 2008 5:23 pm    Assunto: Possível Yamadori Pitangueira Responder com citação

Essa é uma pitangueira que pretendo fazer um Yamadori nela. Mais o tempo não está ajudando. Não chove e faz muito sol. Estou com receio de retirá-la e ela sofrer muito stress.

Olha que belo tronco:

Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2008 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Cara que tronco lindo, para yamadori eu particularmente prefiro quando o solo esta bem seco, pois fica mais facil manter o torrao original, quando o solo esta muito umido fica mais facil retirar a planta mas pode judiar ainda mais das capilares, tem um belo material a ser retirado.............................
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2008 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Marcos Castilho
Terá um trabalhão para retirar ela, em?
Pretende antes, fazer uma sangria?
O movimento do tronco está demais e as brotações ao redor favorecem muito.
Tem um maravilhoso material...
Vou ficar de olho nesse tópico que muito me interessa. Não deixe de postar fotos das próximas etapas.
Grande abraço,
Rogério.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2008 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Rogério e Diego, sábado que vem vou retirá-la. Alguém sabe dizer se a Pitangueira tem raíz pivotante igual a Jabuticabeira??? Pois vou ter que arrumar um bacião bem fundo pois pretendo retirar com o torrão. Rogério mesmo eu preservando o torrão tipo um palmo para cada lado da planta preciso fazer a sangria???

Olhem esse link: http://www.flickr.com/photos/lemoscastilho/

E esse: http://www.flickr.com/photos/lemoscastilho/page2/

Tem vária pitangueiras lá.
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Ei Marcos!! Bela pitangueira heim..!!!
A pitangueira tem raiz pivotante sim, cresce bastante. Não dê bobeira igual eu dei, quando fizer a retirada da planta, faça logo a desfolha.
Abraço!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Marcos Castilho
As pitangueiras tem sim raiz pivolante.
Pouco tempo atrás postei um tópico sobre minha pitangueira... http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9982 e falo que tem raiz pivolante porque ao tirar ela tive que cortar a pivolante que já tinha a grossura de um dedo e olha que ela foi plantada a 2 anos atrás.
Quanto à sangria, se fosse eu, faria sim... só por precaução... a não ser que vc perceba que ela tem boa quantidade de raízes próximas a base. Siga também a dica do Amigo Paulo Ramos e pode as folhas.
De qualquer maneira nos mantenha informado.
Abraços
Rogério.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Fala Paulo conterrâneo sumido. É acho que vou fazer uma sangria como disse o Rogério. Estou com medo de perdê-la. Só de olhar o tronco dá medo de pensar o tamanho da pivotante Shocked
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, desculpe minha ignorância, mas o que seria a SANGRIA??? Como é feita??? Qual o objetivo???
Abraço!!
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

Paulinho a sangria baseia-se em cavar em volta da planta tipo uns 25 centimetros após o tronco e em volta do tronco aprofundar para baixo uns dois palmos. Nesse local você deve encher de substrato bem orgânico e regar se possível diariamante. Crescerá ali novas raízes e a planta depois de um certo tempo tipo uns 4 meses pode ser retirada que ela sofrerá menos que num yamadori sem sangria. Entendeu?????
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 13, 2008 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Marcos, antes de ler sua resposta, eu havia acabado de ler uma resposta do Geraldo à sua pergunta também sobre sangria. Cara, aqui onde eu trabalho, (Escola Agrotécnica), tem um pé de Tamarindo que eu tô de olho nele há tempo. Ele deve ter uns 3 ou 4 anos, tronco com +ou- 15 a 18cm de diâmetro e uns 2,5 de altura e está crescendo debaixo da árvore mãe que já é cinquentenária. O maior problema para retirar é a raiz pivotante, mas agora com essa dica aí, beleza... eu até já havia lido algo sobre isso, faz-se um buraco em volta, forra com um plástico preto, coloca bastante substrato orgânico e cobre com folhagem para ficar úmido... rega... etc... depois é só retirar a planta. Eu só não sabia que o nome é Sangria.
Abraço!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: