Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 5:23 pm Assunto: Possível Yamadori Pitangueira |
|
|
Essa é uma pitangueira que pretendo fazer um Yamadori nela. Mais o tempo não está ajudando. Não chove e faz muito sol. Estou com receio de retirá-la e ela sofrer muito stress.
Olha que belo tronco:
 _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 11:23 am Assunto: |
|
|
Cara que tronco lindo, para yamadori eu particularmente prefiro quando o solo esta bem seco, pois fica mais facil manter o torrao original, quando o solo esta muito umido fica mais facil retirar a planta mas pode judiar ainda mais das capilares, tem um belo material a ser retirado............................. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 11:32 am Assunto: |
|
|
Caro Amigo Marcos Castilho
Terá um trabalhão para retirar ela, em?
Pretende antes, fazer uma sangria?
O movimento do tronco está demais e as brotações ao redor favorecem muito.
Tem um maravilhoso material...
Vou ficar de olho nesse tópico que muito me interessa. Não deixe de postar fotos das próximas etapas.
Grande abraço,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 3:57 pm Assunto: |
|
|
Amigo Rogério e Diego, sábado que vem vou retirá-la. Alguém sabe dizer se a Pitangueira tem raíz pivotante igual a Jabuticabeira??? Pois vou ter que arrumar um bacião bem fundo pois pretendo retirar com o torrão. Rogério mesmo eu preservando o torrão tipo um palmo para cada lado da planta preciso fazer a sangria???
Olhem esse link: http://www.flickr.com/photos/lemoscastilho/
E esse: http://www.flickr.com/photos/lemoscastilho/page2/
Tem vária pitangueiras lá. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 06, 2008 10:16 pm Assunto: |
|
|
Ei Marcos!! Bela pitangueira heim..!!!
A pitangueira tem raiz pivotante sim, cresce bastante. Não dê bobeira igual eu dei, quando fizer a retirada da planta, faça logo a desfolha.
Abraço!! |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Out 06, 2008 11:39 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marcos Castilho
As pitangueiras tem sim raiz pivolante.
Pouco tempo atrás postei um tópico sobre minha pitangueira... http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9982 e falo que tem raiz pivolante porque ao tirar ela tive que cortar a pivolante que já tinha a grossura de um dedo e olha que ela foi plantada a 2 anos atrás.
Quanto à sangria, se fosse eu, faria sim... só por precaução... a não ser que vc perceba que ela tem boa quantidade de raízes próximas a base. Siga também a dica do Amigo Paulo Ramos e pode as folhas.
De qualquer maneira nos mantenha informado.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 11:58 am Assunto: |
|
|
Fala Paulo conterrâneo sumido. É acho que vou fazer uma sangria como disse o Rogério. Estou com medo de perdê-la. Só de olhar o tronco dá medo de pensar o tamanho da pivotante  _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 10:56 pm Assunto: |
|
|
Marcos, desculpe minha ignorância, mas o que seria a SANGRIA??? Como é feita??? Qual o objetivo???
Abraço!! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 08, 2008 12:29 pm Assunto: |
|
|
Paulinho a sangria baseia-se em cavar em volta da planta tipo uns 25 centimetros após o tronco e em volta do tronco aprofundar para baixo uns dois palmos. Nesse local você deve encher de substrato bem orgânico e regar se possível diariamante. Crescerá ali novas raízes e a planta depois de um certo tempo tipo uns 4 meses pode ser retirada que ela sofrerá menos que num yamadori sem sangria. Entendeu????? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 13, 2008 3:29 pm Assunto: |
|
|
Grande Marcos, antes de ler sua resposta, eu havia acabado de ler uma resposta do Geraldo à sua pergunta também sobre sangria. Cara, aqui onde eu trabalho, (Escola Agrotécnica), tem um pé de Tamarindo que eu tô de olho nele há tempo. Ele deve ter uns 3 ou 4 anos, tronco com +ou- 15 a 18cm de diâmetro e uns 2,5 de altura e está crescendo debaixo da árvore mãe que já é cinquentenária. O maior problema para retirar é a raiz pivotante, mas agora com essa dica aí, beleza... eu até já havia lido algo sobre isso, faz-se um buraco em volta, forra com um plástico preto, coloca bastante substrato orgânico e cobre com folhagem para ficar úmido... rega... etc... depois é só retirar a planta. Eu só não sabia que o nome é Sangria.
Abraço!!! |
|
|
 |
|