Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 3:57 pm Assunto: Mini bosque - 21 árvores |
|
|
Alô amigos do bonsai!
Estou postando aqui um trabalhinho inicial realizado no domingo. Durante a caminhada recolhi umas mudinhas de ligustrum sinensis e ao chegar em casa decidi fazer um mini bosque de 21 árvores. Na verdade são microplantas nascidas de sementes.
Dêem suas opiniões, criticas e sugestões, afinal é o primeiro bosque que fiz. rssrrsrs. E foi um trabalho de apenas 1 hora.
OS INGREDIENTES
ARAMANDO AS PLANTAS (supervisão do pernalonga)
MONTAGEM (só uso óculos pra ler, mas as plantas eram tão pequenas)
PRONTO
Sei que foi só um início e as plantas ainda terão que se fixarem para haver um melhor posicionamento. Mas se alguém puder me dizer como e o que fazer, gostaria muito.
A pedra é aredondada na parte de baixo e não fica assentada.
Gostaria de saber o que seria mais certo: fazer uns pezinhos colando outras pedrinhas, fazer de durepoxi e pintar, fazer uma mesinha com cava onde ela possa encaixar, etc... O que seria melhor?
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 4:32 pm Assunto: |
|
|
Achei muito interessante seu trabalho, eu faria uns pésinhos de durepoxi ou a mesinha encaixada. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 7:55 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio
Cara, impressionante a paciência e rapidez que você teve, mesmo sendo pequenas mudas! Gostei de ver!!!
Eu colocaria pés mínimos, somente pra equilibrar a lage, quatro ou somente dois em dos lados.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 10:12 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!
Elio, eu colocava pequenos pés....
Você foi muito rápido no trabalho.....
Acho que vai haver necessidade da colocação de musgo em volta da planta senão o substrato vai escoar.....
Estas pequenas plantas (ligustrum) legam com facilidade ????
Gostei muito da composição....ficou legalzinho
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 4:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, parabens pelo belissimo trabalho e por sua infinita paciencia em compo-lo.
Quanto a mini-laje, ao invés de colar pezinhos, optaria por usar pedrinhas para apoiá-lo, mas sem fixá-las. E o faria de modo a que não pudessem ser visualizadas, considerando desde a frente do trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 10:05 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!
Não tinha pensado na proposta do Nicky !!!!!!!!!
Aí...legal !!!!!!!!!
Elio, siga as instruções do Nicky, acho que vai ficar mais natural
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Marcus Vinicius
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 10:41 pm Assunto: |
|
|
Grande élio apesar de você não ter opinado no meu ficus que postei eu vou opinar no seu mini bosque (BRINCADEIRINHA, DERREPENTE VOCÊ NÃO VIU). Ficou bem legal o seu mini bosque. Eu queria muito fazer um mais ainda não tive coragem e material para realizar um. Aproveitando o tópico observei em uma das fotos que você tens uns arames de que tipo é e onde você comprou. Um grande abraço e a gente se fala na próxima reunião _________________ A paciência é o resultado de muitos frutos que serão colhidos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 1:25 am Assunto: bonsai |
|
|
Marcus, na próxima poda de seu ficus, guarde os raminhos menores, estaquei, e poderá, com eles, estar formando sua mini floresta tambem.
Lembre-se apenas de seguir o bom exemplo do Elio e postar o passo-a-passo aqui no forum, para apreciarmos e elogiarmos. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 11:32 am Assunto: |
|
|
Alô queridos amigos.
Fico lisonjeado com o apoio neste trabalho. Obrigado mesmo pelas considerações. Assim vam os andando. Um passo após o outro.
Angela, o ligustro pega muito fácil e é muito resistente, a falta dágua, ao excesso, ao frio, ao calor, a tudo. O musgo não coloqueia mais pois o musgo que eu tinha recolhido era meio alto para o tamanho do conjunto. Agora já coloquei um musguinho mais rasteiro e em maior quantidade.
Nicky realmente a sua proposta de pezinhos achoi a mais "natural", vou seguir por este caminho.
Marcus, os arames eu pego de graça num conhecido meu que tem auto elétrica. É a sobra da rebobinagem do motor de arranque. Este arame é ótimo para galhos ou plantas finas.´
Abraços a todos
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
Marcus Vinicius
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 6:56 pm Assunto: |
|
|
[quote="Elio Luis Secchi"]Alô queridos amigos.
Fico lisonjeado com o apoio neste trabalho. Obrigado mesmo pelas considerações. Assim vam os andando. Um passo após o outro.
Angela, o ligustro pega muito fácil e é muito resistente, a falta dágua, ao excesso, ao frio, ao calor, a tudo. O musgo não coloqueia mais pois o musgo que eu tinha recolhido era meio alto para o tamanho do conjunto. Agora já coloquei um musguinho mais rasteiro e em maior quantidade.
Nicky realmente a sua proposta de pezinhos achoi a mais "natural", vou seguir por este caminho.
Marcus, os arames eu pego de graça num conhecido meu que tem auto elétrica. É a sobra da rebobinagem do motor de arranque. Este arame é ótimo para galhos ou plantas finas.´
Abraços a todos
Elio Luis Secchi[/quote]
Caro élio se não for pedir demais tem como você me conseguir um pouco de arame ou me vender com um precinho camarada caso sim levar na próxima reunião. Abraços _________________ A paciência é o resultado de muitos frutos que serão colhidos. |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 9:45 pm Assunto: |
|
|
Caramba que belo bosque to doido pra fazer um!
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 3:59 pm Assunto: |
|
|
Smoke, obrigado. Pois eu estava meio com medo de começar, mas depois vi que era mais fácil do que pensava. Claro, que agora ele tem muito a evoluir. Afinal não se fraz bonsai com "b" maiúsculo em apenas 1 hora. Mas te confesso que este trabalho foi extremamente prazeiroso.
Marcus, eu levo uns arames prá você. É de graça, como eu recebo.
Mas a dica serve para todos: procures autoelétricas ou oficinas de motores elétricos.Peçam as sobras de rebobinagem, a maioria dá de graça. É que eles vendem como sucata de cobre, mas mesmo que tiver que pagar vai ser um preço infinitamente mais baixo do que o arame comprado especificamente para bonsai.
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
GuilaTeipel 1.o PASSO

Registrado: 18/10/07 Idade: 49 Mensagens: 150 Localização: TRES PASSOS-RS
|
Enviada: Qua Set 24, 2008 11:13 pm Assunto: |
|
|
ola Elio, otimo trabalho
em q pé está hoje esse bosque??????? _________________ Guilherme Teipel
Três Passos - RS |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 29, 2008 8:37 am Assunto: |
|
|
Guilherme,
este bosque "caiu do telhado".
Foi no verão. Como ele estava sobre uma pedra pequeníssima e tinha muitas árvores, um di saí com previsão de voltar e por outro problema tive que retornar só no dia seguinte. E a pleno sol de verão, com pouco substrato, muitas plantas, a umidade se exauriu já no primeiro dia e no segundo dia o sol "torrou". O bonsai tem disso: qualquer cochilo pode ser fatal.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|