|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Damasceno
Registrado: 30/12/07 Idade: 36 Mensagens: 55 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Sex Maio 02, 2008 4:02 pm Assunto: Problemas com cerejeira/ajuda! |
|
|
Amigos, preciso de ajuda com essa cerejeira, que há uns 2 meses tem apresentado esse aspecto: com as folhas ja nascem retorcidas, algumas meio enroladas. Não coloco muito ao sol, e a água está normal. algumas folhas ficam também secas e muitas ja caíram, e poucas nascem. Com isso a planta está perdendo muito de sua copa.
Não sei o que pode ser isso, ja tentei aumentar e diminuir a dose de sol, de água, colocar humus e adubos químicos, e até agora nenhum resultado.
Aí vão imagens dela em janeiro, quando estava normal, e atual, como está desde meados de fevereiro:
[/img][img][/img]
tenho certeza que aqui alguém sabe oq fazer com ela.
Aguardo resposta, grande abraço a todos |
|
|
 |
Luca
|
Enviada: Sex Maio 02, 2008 5:28 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que é simples (a minha já apresentou estes "sintomas"),para mim foi só deixar um dia na sombra e dar muita água mas antes disso retire as folhas totalmente secas .Em alguns meses surgirá uma nova brotação saudável .
Ps.:alguns galhos demoram mais para brotar por isso não se desespere. _________________ Errar é melhor do que conseguir de primeira.
Aniversário: 20/10 |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sáb Maio 03, 2008 9:30 pm Assunto: |
|
|
el1041
Tive o mesmo problema da sua planta, o solo estava retendo muita agua e apodrecendo as raizes, a 2 meses como vc citou começou a dar este problema certo,gostaria de saber se foi feito a mudança do solo nesta epoca... tente diminuir as regas e colocar no minimo 5 horas no sol, o que ja axo bem pouco para a especie, aqui no sul esta muito frio nao tenho regado minhas plantas muito somente 2 vezes por semana, depende muito da sua regiao tbm............................... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Rafael Damasceno
|
Enviada: Sáb Maio 03, 2008 10:21 pm Assunto: |
|
|
valeu pela resposta amigos!
Eu sou do Rio de Janeiro, aqui tem chovido bastante tb...
Troquei um pouco do substrato sim, coloquei mais pedriscos e um pouco de humus, mas nada demais. O substrato dela é cerca de 70% pedriscos.
Uma coisa que eu não falei: Eu plantei umas plantinhas ornamentais no vaso, em volta de toda a planta, e foi um tempo depois disso que ela começou a apresentar esse problema. Será que tem alguma ligação? Talvez as plantinhas tenham absorvido muito do solo, mas n acredito que tenha sido isso, pq logo que a cerejeira começou a ficar assim eu retirei as plantas...enfim, elas ficaram pouco tempo (não mais de um mês) no vaso.
Alguma idéia
grande abraço |
|
|
 |
Vando Meneguetti
|
Enviada: Qui Maio 08, 2008 1:22 pm Assunto: |
|
|
Provavelmente o problema pode estar na drenagem do solo e no tipo de substrato que você está usando;experimente usar meio a meio terra granulada ou vermelha, areia grossa e ulmus ou terra vegetal. Ja os pedriscos ,elimine e coloque cacos de telha ou pedriscos mesmo no fundo do vaso. E nessa mudança seria importante manter ela num vaso mais fundo até ela recuperar as forças. Quanto ao sol,creio que o sol pleno no periodo da manhã não causara nenhum problema. Não é aconselhável colocar plantas diferentes no mesmo vaso ok.
Espero ter ajudado.
Grande abraço.
Vando  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 09, 2008 5:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Um substrato que considero bem adequado para essa espécie é o mesmo que uso nas minhas azaleas: substrato plantax ou bioplant (vendido em grandes floriculturas ou casas do ramo, é muito usado por horticultores, para germinação de sementes), misturado com caco de telha/tijolo maciço.
Para garantir, ainda acrescento casca de pinus (vendida nos mesmos locais), fragmentada. Esse tipo de solo é bem organico, drenante, e fixa melhor a planta. Importante lembrar que, a cada 30 ou 45 dias, deve-se proceder o aporte de nutrientes via adubação. Eu uso adubo orgânico, do tipo da dobradinha recomendada no forum: torta de mamona (70% ) + farinha de osso (30%). Ao fazer a mistura, ao invés de usar agua pura, uso biofert plus ou ouro verde diluido em agua. Ah, sim, acrescento algum veneno em pó para formigas (pikapau), uma quantidade tipo uma colher de chá para cada dez litros de adubo.
Essa planta floresce e viceja melhor em local sombreado, onde receba luz e calor solar indiretos. Ao invés de colocar sob sombrite, eu prefiro locais sombreados por outras arvores. Rega uma vez ao dia, geralmente no final da tarde, evitando encharcamento. Se estiver chovendo muito, retire a planta da area e coloque-a num alpendre ou varanda, para que não sofra com o excesso de agua (chuva geralmente é ácida em demasia).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Damasceno
|
Enviada: Dom Maio 11, 2008 1:25 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado a todos pela ajuda!!
Nickyfury, eu vou procurar o substrato que vc indicou e seguir as dicas. Porém, não é arriscado eu trocar todo o substrato agora no outono, com a planta debilitada do jeito que está?? Como devo proceder para que ela se recupere a curto prazo, ou seja, pelo menos se recuperar o bastante para que eu possa mexer nela?
desde já, agradecido!
abraço a todos |
|
|
 |
Rafael Damasceno
|
Enviada: Sáb Maio 17, 2008 9:31 pm Assunto: |
|
|
alguém?? |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 17, 2008 9:51 pm Assunto: Escolha |
|
|
El
Você terá que tomar a decisão que julgar menos arriscada:
a) deixar como está, com o risco da planta morrer devido às condições do substrato;
b) fazer o transplante, com o risco da planta morrer devido ao transplante em momento inadequado.
Frequentemente temos que tomar esse tipo de decisão. Se resolver transplantar, minha sugestão seria remover o substrato velho com cuidado, preservando ao máximo as raízes e sem podar nenhuma. Reduza um pouco a parte aérea, diminuir a possibilidade de desidratação e tome todos os cuidados pós-transplante. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 11:31 pm Assunto: msg |
|
|
Ola ! qual resultado de sua planta ? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|