FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus para críticas e sugestões
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Dom Out 05, 2008 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Marcelo Trindade
Maravilhoso Ficus que vc tem.
Tenho 3 Ficus e estão indo melhor agora que os passei para mamadeira...
Não se comparam ao seu, pois os meus são bem + novos.
Não sei sobre os adubos que vc falou + vou ficar de olho em seu tópico, pois as informações sobre esses adubos me interessam e também a evolução de seu exemplar.
Grande abraço
Rogério.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 9:57 am    Assunto: Responder com citação

Paulo, perfeito amigo, exatamente o que eu estava pensando e tentando explicar em palavras, daí pra frente é só estimular brotações terciárias e quem sabe até mais, ficará show!

Marcelo Trindade escreveu:
Quanto à adubação, Fabiano comentou sobre o uso de insumo rico em nitrogênio. Um "verdureiro" sugeriu associar à torta de mamona um pouco de (guardadas as devidas proporções, claro)
- uréia(NPK 45 0 0) para crescimento da massa foliar.
- termofosfato para o desenvolvimento das raízes.
Alguém aí já teve experiência com o uso de termofosfato?.


Marcelo, muito cuidado com a uréia, se vc vai dar uma certa caprichada em um elemento tipo o N, e quiser usar um adubo químico paralelamente, use então algo mais equilibrado, tipo o 10-10-10, ou melhor ainda 8-6-8, digo isso pq sua planta não é um florífera ou frutífera, então as doses de fósforo não necessariamente precisam ser mais carregadas, sendo este elemento o principal responsável por esta função, ok?

Abraço,
Fabiano.
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcelo Trindade



Registrado: 14/08/08
Mensagens: 27
Localização: Petrópolis - RJ

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Este forum é demais Exclamation
Estou adorando isso aqui Exclamation

Paulo, tens toda razão quanto à base visualmente mais rígida da minha planta. Perfeito o seu argumento e a sua projeção.
Fabiano, obrigado pela dica com relação à adubação.

Estou tentando encontrar as fotos de quando comecei a treinar este ficus como bonsai. Vai ser legal compará-las com as do estado atual e servirá como material de referência para o estudo da evolução dele depois dessa imensa ajuda de vocês.

Muitíssimo obrigado,
Abraços,

Marcelo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcelo Trindade



Registrado: 14/08/08
Mensagens: 27
Localização: Petrópolis - RJ

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

fabianoscosta escreveu:

Marcelo, muito cuidado com a uréia, se vc vai dar uma certa caprichada em um elemento tipo o N, e quiser usar um adubo químico paralelamente, use então algo mais equilibrado, tipo o 10-10-10, ou melhor ainda 8-6-8, digo isso pq sua planta não é um florífera ou frutífera, então as doses de fósforo não necessariamente precisam ser mais carregadas, sendo este elemento o principal responsável por esta função, ok?


Fabiano, apenas para constar:

Vou usar o 10 10 10. É no mínimo mais prudente. Mas
i-) O ficus retusa produz frutos sim. São uma bolinhas vermelhas, lotadas de sementes. Eu inclusive já plantei algumas.

ii-) Sobre a parte de adubação, melhor seria abrir outro tópico, mas...
É fato que o fósforo se aplica para produção de frutos e flores, mas mesmo em hortaliças inclusive verduras, tabém é utilizado (termofosfato em pó) para o desenvolvimento do sistema radicular.

Vou testar em outras plantas que estão no escorredor, se tiver bons resultados (ou se eu matar alguma Embarassed ) volto a postar no forum.

No mais, com relação à uréia, acho que é até melhor deixar de lado.

Abraços,
Marcelo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Marcelo, eu conheço o ficus retusa, e até tenho algumas mudas, ainda não frutificaram mas sei que seu sistema de reprodução é por sementes, então florece e frutifica, mas pelo menos eu não o classifico como frutífera, várias coníferas florecem e frutificam tbm, porém não são classificadas como tal, até pq desconheço planta que use outros tipos de reprodução no qual seja usada para fim de bonsai.

A principal função do fósforo na adubação é floração e frutificação, para outras existem nutrientes mais apropriados, mas isso não quer dizer que o fósforo não faça parte de tal, porém não é o elemento responsável (principal), entendeu?

Use o 10-10-10 em meia dose recomendada pelo fabricante, associado a TM, caso sua planta esteja no vaso, e a uréia é bom mesmo deixá-la de lado. Isso é o que eu faria, ok?

Abraço,
Fabiano.
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Marcelo
Belíssimo se Ficus e o nebari dele está o máximo...
Gostei bastante da projeção do Amigo Paulo Roberto e acho que seguir ela terá um belo bonsai.
Abraços
Rogério.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo e amigos do fórum,
estou usando desde a semana passada, um programa de edição de imagens chamado PhotoFiltre que pode ser baixado 0800 em

http://baixaki.ig.com.br/download/PhotoFiltre.htm

Não é um Adobe Photoshop mas dá pro gasto; além de ser free, ocupa pouco espaço no HD...

Abraço a todos.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 8:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Esse ficus realmente é um espécime raro e belo, que merece um tratamento de primeira, para se tornar um lindo bonsai. Seguir a projeção do bonsaista Paulo Roberto é uma ótima opção, e certamente irá possibilitar um retorno rapido para sua planta. Very Happy

Na poda de manutenção e limpeza, necessárias para a condução de sua planta, eu sugiro que vc use os galhinhos que cortar para fazer estacas e novas mudas. Com elas vc irá poder, futuramente, corrigir melhor o nebari, via enxertia por fusão. Aliás, se fizer muitas mudas, poderá ainda usar algumas para corrigir galhos e melhorar a estruturação aerea igualmente. Very Happy

Observando-se os ficus da malasia, percebe-se claramente que foram formados dessa forma, isto é, quase que só via fusão de troncos e aporte de mudas via enxertia para o nebari. Se fizeram isso naquelas plantas, é por que é o melhor caminho a ser seguido, então não há por que não conduzir os trabalhos nesse sentido. Very Happy

A melhor época para isso, claro, é na primavera. O ficus, como o acer, aceita bem a enxertia, seja por encostia seja por transfixia (melhores informações sobre como proceder, visite a pagina do Atelier do Bonsai, onde há ótimas dicas postadas pelo bonsaista Geraldo Inocêncio, da bonsai Morrinhos). Very Happy

Quanto à adubação: sugiro que na composição com a torta de mamona, vc utilize farinha de osso, sendo que ao proceder a composição, adicione biofert plus liquido, ao invés de usar apenas agua pura. Isso irá agregar à mistura micro e macro nutrientes, favorecendo melhor novas brotações e enraizamento capilar. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil