FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de apertamento, parte 2
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
André Dahmer

MensagemEnviada: Sáb Dez 27, 2008 5:48 pm    Assunto: Bonsai de apertamento, parte 2 Responder com citação

Lembro de um post desses por aqui, passo pelo mesmo drama e resolvi postar a foto. Abaixo, quatro plantas que precisam de muito sol diário descansam sobre o aparelho de ar refrigerado, sexto andar de Botafogo, Rio de Janeiro. A gente faz o que pode, né?

[/url]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 27, 2008 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

nossa.tenho mais de cem plantas e tenho dois cães labradores se eu morasse num apart ficaria louco.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 27, 2008 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Andre,

é muito difícil manter algumas plantas em apartamentos.Impossível não é, mas os transtornos são grandes, né?

Teu edifício não possue terraço?

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Como autor do post anteior, digo que cultivar bonsai em apartamento é realmente uma tarefa desafiadora, às vezes frustrante...

Por vezes, tenho que conduzir minhas plantas para casa de parentes para que a mesmas desenvolvam-se com maior rapidez...

Mas é muito compensador, poder ter estas maravilhas dentro de casa apesar das dificuldades e desafios.

O negócio é não desanimar e usar a criatividade.

Boa sorte. Wink

Franz Lopes
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Bom eu cultivo 30 (bonsai, projetos e mudas).
O único problema é a sujeira que faz quando vc vai trocar de vaso.
ehhehe
Mas tenho obtido otimos resultados

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal, eu também compartilho desta árdua tarefa, hehehehe, porém muito compensadora quando se gosta de plantas.
Eu cultivava meus pré-bonsai, próximos a janela do meu quarto, mas agora o sol não esta batendo la , nem por 2h, Sad
O jeito foi levar minha estante para o Hall, la pelo menos elas pegam o sol da tarde.
Sabe qual é o problema agora??
Eu ocupei quase o hall todo com o passar do tempo, hhehehehhe. Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 7:22 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Isso me faz lembrar um bom amigo, o forista lusitano Antonio Castro. Há muito tempo ele vem cultivando, com sucesso diga-se, umas poucas mas magnificas plantas, em razão do exiguo espaço que possui. Very Happy

Aliás, creio que esse diferencial é que possibilita a um bonsaista paciente, ter em mãos matéria prima para refinar e criar verdadeiras obras de arte. Quando temos muitas plantas para cuidar, por vezes não temos tempo suficiente para dedicar atenção especial a todas elas, e acabamos perdendo algo nesse transcurso, o que não aconteceria se nos dedicassemos a apenas uma ou duas plantas. Rolling Eyes Rolling Eyes

Numa matéria que li, num numero antigo da revista espanhola Bonsai Pasion, foi apresentado um cultivador que se dedicou, durante dez anos, a cultivar um ulmus, e apenas essa planta, mostrando em fotos todo o trabalho que executara nela, visando formar um bonsai que, ao final, acabou amealhando premios em concursos virtuais e presenciais na Europa. Very Happy

Em outra revista, da mesma publicação, havia outro bonsaista que dedicara tempo igual ao cultivo de um ficus carica (variedade que produz os figos comestíveis, comuns em doces), mostrando fotos de seu paciente e meticuloso trabalho na formação do tronco, nebari e galhos. Very Happy

O espaço reduzido, por vezes, nos obriga a ter mais que paciencia para com nossas plantas. Nos ensina, igualmente, a termos paciencia e nos contentarmos em termos o minimo com que trabalhar. Em compensação, ao cabo de alguns anos, poderemos receber, em troca, aplausos e exclamações quando apresentarmos o resultado tão arduamente obtido. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2009 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Uma questão importante é que quando não disponibilizamos de espaço amplo, procuramos sempre otimizar as aquisições.

Procuramos escolher exemplares de mudas e prés que possam vir a propiciar um bom resultado futuro.

Pela falta de espaço, não dá para ficarmos “perdendo tempo” com exemplares duvidosos... Apesar de que estes nos ajudam a aprender sem medo de errar... Rolling Eyes

Isso ajuda a acurar o senso de escolha dentro dos parâmetros que definem um bonsai ou futuro bonsai.

Abraço a todos. Wink

Franz Lopes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: