FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estimular brotacao Resedá
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 7:59 pm    Assunto: Estimular brotacao Resedá Responder com citação

Amigos, a algum tempo atrás minha vizinha podou sua arvore e acabei pegando alguns galhos para tentar fazer algumas estaquias ou estacas (nao sei o termo correto).

Se nao me engano é um Reseda, que possui lindas flores cor-de-rosa.

Porém, como eu nao sabia direito os procedimentos corretos praticamente nenhum dos galhos vingou, com exceção desse nessa foto.

Ficou bastante tempo se nenhuma brotação, porem eu sempre verificava se tinha raizes e raspava com a unha o tronco para ver se ainda estava verde.

Para minha felicidade, saiu recentemente essa brotação e verifiquei tambem que possui varias raizes nesse pequeno "vaso" improvisado que fiz com metade de uma garrafa pet.

Queria saber:
1 - Como faço para estimular mais brotaçoes.
2 - Se esta na hora de tirar dessa embalagem, e se estiver, devo proceder como? (qual substrato, tipo de vaso etc)
Segue fotos:

Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 6:55 pm    Assunto: Re: Estimular brotacao Resedá Responder com citação

Alguem pode me ajudar?
Guilherme Neumann

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Evaldo, eu peguei algumas estacas de Reseda faz cerca de um mes, e ja estão todas brotando muito.

Faz quanto tempo que ela esta nesse recipiente? E qual o substrato você colocou nela?

Parece que tem mt musgo dentro do pote, e muita terra.

Acho que o ideal agora seria coloca-la em um recipiente maior, com um subtrato mais drenante, e esperar mais brotações pra depois fazer alguma coisa.

Não sei se o que estou falando está certo, mas é o que eu faria! Sou super iniciante.

Peguei um pequeno texto de um site para você.

"Devem ser cultivadas sob sol pleno em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, regada a intervalos regulares. Apesar de bastante rústica, é interessante realizar podas de formação e de manutenção, para uma floração abundante. Resistente à poluição urbana. Multiplica-se por estacas e sementes. "

guilherme.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 06, 2008 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Há qaunto tempo está nesse recipiente e já observou se soltou raízes??? Mesmo que esteja brotando não significa que enraizou. Dá uma cavadinha de leve em volta do tronco a procura de raízes.
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme Neumann escreveu:
Olá Evaldo, eu peguei algumas estacas de Reseda faz cerca de um mes, e ja estão todas brotando muito.

Faz quanto tempo que ela esta nesse recipiente? E qual o substrato você colocou nela?

Parece que tem mt musgo dentro do pote, e muita terra.

Acho que o ideal agora seria coloca-la em um recipiente maior, com um subtrato mais drenante, e esperar mais brotações pra depois fazer alguma coisa.

Não sei se o que estou falando está certo, mas é o que eu faria! Sou super iniciante.

Peguei um pequeno texto de um site para você.

"Devem ser cultivadas sob sol pleno em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, regada a intervalos regulares. Apesar de bastante rústica, é interessante realizar podas de formação e de manutenção, para uma floração abundante. Resistente à poluição urbana. Multiplica-se por estacas e sementes. "

guilherme.

Caro Guilherme
Ja faz 6 meses que esta nesse recepiente, achei que havia até morrido.
Realmente esta com uma aparencia esquisita o solo.
O substrato que usei creio que foi mais terra do qualquer outra coisa, por isso creio que é essa a razao por estar com essa aparencia.
Eu vou ver se mudo de recepiente em breve.
Porem hoje mesmo observei que saiu uma brotacao do substrato, ou seja, o broto surgiu da parte do galho que esta dentro da terra, estou com medo de mata-lo, mas vou tentar

Obrigado pelas informacoes.
Evaldo Salustiano

MensagemEnviada: Ter Out 07, 2008 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos Castilho escreveu:
Há qaunto tempo está nesse recipiente e já observou se soltou raízes??? Mesmo que esteja brotando não significa que enraizou. Dá uma cavadinha de leve em volta do tronco a procura de raízes.

Caro Marcos
Olha ja faz uns 6 meses que esta nesse recepiente e olhando dentro dele, por fora mesmo , observei que existem varias raizes dentro, creio que poderei retirar, mas como eu disse para o amigo Guilherme , estou meio receioso de transplantar, mas vou arriscar.

É tentando e errando que se aprende.

Obrigado
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Pode transplantar. Estamos na primavera. Troque logo esse substrato.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: