FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Floração; dúvidas básicas sobre
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 6:30 pm    Assunto: Floração; dúvidas básicas sobre Responder com citação

Amigos, tenho dois bonsai de plantas frutíferas: um de cerejeira e outro de piracanta. Nenhum está florindo nesse momento (embora ja tenham tido algumas poucas flores cada um ainda nesta primavera) Confused

A cerejeira eu não espero q brote, pois eu transplantei ha 2 semanas (não sei se o normal é brotar ou não após ser transplantada, o fato é que ela não deu sinais de brotar depois do transplante); já a piracanta eu comprei com alguns botões. estes abriram e ja secaram, e não apareceram mais.
Ambas têm cerca de 7 anos.

Vale ressaltar que eu uso osmocote em ambas e adubo foliar da biofert, além de ter usado um pouco de pasta Farinha de osso+torta de mamona antes da primavera.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1) Qual é o fator que realmente determina se uma planta frutífera irá dar frutos ou não (aquele que, se não estiver correto, impede a floração)? (sol, solo, adubo, água)

2) Como deve ser a adubação nos períodos anteriores à época de floração e decorrentes a este período?

3) Como devo proceder nas podas, e quando devo fazê-las, para estimular a floração e frutificação? (ouvi dizer que as podas são imprescindíveis para uma boa brotação)

São essas as dúvidas amigos, as quais eu acredito que também sejam a de muitos outros quem têm bonsais de frutíferas, pois este é o período que elas brotam, ou deveriam brotar.

Grande abraço a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

Otimas perguntas, vamos esperar as respostas dos mestres ...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 7:41 am    Assunto: adubação Responder com citação

Penso que está exagerando nessa adubação que vc descreveu.
0- Procure antes de mais nada verificar se seus Bonsai estão recebebendo Sol e regas diárias. O Sol e as regas muitas vezes são mais importantes que adubação. Se negligenciar isso não adianta adubar.
1- Espere pelo menos 2 meses após ter transplantado para começar qualquer tipo de adubação.
2- Não use adubo orgânico (Torta de mamona, farinha de osso, etc.) junto com o Osmocote.
3- Após 2 meses da adubação orgância é que vc deve entrar com a adubação química (osmocote). Adube então de dois em dois meses alternando orgânico/químico.
4- A adubação foliar pode ser feita no máximo 1 vez por semana.
5- Quanto a floração procure não se preocupar. Cada arvore leva um tempo para se adaptar. Respeite o tempo de cada uma. Bonsai antes de tudo é a arte de desenvolver a paciência e respeitar o ritmo natural que acabamos perdendo com a correria da vida moderna.
Felicidades e boas observações. Riddha
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

Caro el1041,

Normalmente o pessoal além da dobradinha TM + FO e dos adubos químicos (líquidos), utilizam outras artimanhas. Pra floração, utilizam adubos com o NPK 04 - 14 - 08. Eu tenha uma serissa variegata há mais de 4 anos e nunca deu uma florzinha se quer! Experimentei borrifar água gelada, isso mesmo, água gelada! Fiz isso há dois dias, e já apareceu um botão tímido de flor! Estou na espectativa pra ver a cor da florzinha. Uma outra sugestão é aplicar água + refrigerante sem gás e a temperatura ambiente, ou água + soro glicosado (essa alternativa é mais cara, mas tem a vantagem de ñ atrair formigas), uma vez por mês, também é uma boa pedida.

Experimente uma dessas dicas e veja a que melhor se encaixa a você.

Um abraço e espero ter ajudado.
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Tente diminuir a quantidade de horas que sua planta recebe, pois as plantas florescem na primavera e antes da primavera temos o inverno (frio e poucas horas de luz).

Qual época floresce a flor de maio? justamente na época que começa a diminuir as horas de luz disponível (final do outono/início do inverno).

Quanto a borrifar água gelada na serissa acho uma boa, mas não faça isso nas horas quentes do dia, pois pode danificar as folhas devido o choque térmico.

Qual o propósito de aplicar glicose na planta, essa técnica eu não conhecia.

Abraços.
Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas respostas amigos.
Essa questão é causa de muita dúvida entre os iniciantes, e esse tópico com certeza responde/responderá a muitas delas.

Uma questão importante em jardinagem com flores é a poda em períodos específicos do ano para que haja estímulo à brotação. Não entendo de jardinagem, mas já ouvi muito falar que deve-se podar os ramos que floriram e alguns outros específicos no período anterior à floração (técnica muito utilizada em azaléias, por exemplo).

Gostaria de saber se essa técnica se aplica também ao bonsai, e como os amigos procedem (que período e que ramos podar)
Outra dúvida é quanto esses procedimentos atuam na produção não só de flores, mas de frutos

Grande abraço a todos
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

el1041,

Dizem que deve podar as plantas no inverno, pois na primavera vão inicicar a brotação. Eu raramente respeito isso, quando estou inspirado podo as plantas, o problema que vi a fazer isso é em pinheiros, tanto que não tenho mais nenhum pinheiro aqui em casa.

Para se ter frutos, a planta precisa de ser madura, ter a flor e depois ter reservas para que o fruto possa crescer, eu particularmente não gosto de deixar que cresça frutos em meus bonsai, uma vez uma amoreira deu fruto e as folhas secaram e acabei perdendo a planta, mas que é bonito ver um bonsai com flor e posteriormente frutos, é bonito né?

Abraço
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

el1041,

aki em minha região as cerejeiras já floresceram e frutificaram até mesmo as nativas conhecidas por cerejeiras do Rio Grande.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

doolombo,

se fizer uma busca no fórum, verá que tem a sua resposta!

Mas adiantando, segundo os mais entendidos, tanto a floração, quanto a frutificação, são devido ao principal elemento para tal feito, a glicose! A planta transforma o amido em açúcar. Tanto o soro quanto o refrigerante, dão uma acelerada economizando energia da prórpia planta.

Como disse, é o que o pessoal costuma dizer, não sou biólogo nem químico Rolling Eyes Mas que funciona, funciona! Faça o teste, pelo que vejo, as piracantas chegam ficar viciadas (risos) Não tenho nenhuma ainda, por aqui onde moro, é difícil de encontrar.

Um abraço e espero ter ajudado.
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Valeu pela resposta William.

Eu já ouvi falar da aplicação de aminoácidos em plantas, mas nunca de glicose. Vou testar em um flamboyant que ganhei do meu sogro, está muito judiado.

Abraço
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui no forum tinha um topico que tratava sobre o soro glicosado e pelo que lembro diziam que deveria ser aplicado ao cair da tarde ...
Rafael Damasceno

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas respostas amigos, com certeza muito esclarecedor o tópico.
Ontém à tarde apliquei água gelada, e vou aplicar um pouco de coca cola sem gás para ver o resultado...

Quanto à diminuir a incidência de luz, eu concordo com Doolombo, pois a floração depende diretamente não da quantidade de luz, mas sim do "período escuro" da planta (esse conceito pode ser encontrado inclusive em livros de biologia do segundo grau!). O difícil aí é saber quanto tempo de escuro a piracanta necessita... Rolling Eyes

Aí vai um tópico meu que tem fotos sobre essa piracanta (olhem as fotos no final, que tirei hoje):
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=95672#95672
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

pelo que tinha lido o ideal é coca-cola comum 1/2 a 1/2 com agua, creio que era isto sim....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: