Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Out 10, 2008 6:03 pm Assunto: Pequeno trabalho em Manacá da Serra |
|
|
Amigos,
Esse Manacá da Serra está comigo a 3 anos e resolvi trabalhar um Shari que ficava bem no centro da planta e que não me agradava.
Como essa parte estava muito seca e velha resolvi tirar...
Uma pequena tração em alguns galhos para direcioná-la para uma forma de guarda-chuva.... Acho que fica melhor esse estilo...
Pretendo ainda, + prá frente, colocar uma pedra em baixo daquela raíz que está erguida...
Como não tenho as ferramentas certas para esse trabalho, as imperfeições estão presentes e visíveis + para o 1º trabalho desse tipo acho até que ficou bom .
Amigos por favor critiquem e opinem
Abraços,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Out 10, 2008 6:11 pm Assunto: |
|
|
Na minha humilde visão, ficou bem legal, agora só ir trabalhando aos poucos. Quero fazer algo parecido com minha azaléias q tem galhos mortos, mas antes vou esperar que se recupere das mudanças.
bem legal. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 12:14 am Assunto: |
|
|
Obrigado Amigo Arzivenko
Como ela está bem forte e com muitas brotações logo estarei formando sua copa deixando ela + compacta.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Out 12, 2008 12:23 am Assunto: |
|
|
Caro Rogério, achei muito bom o seu trabalho e acredito que dará um belo bonsai, pois essa espécie é uma da mais lindas que eu conheço, principalmente quando estão com flores de cores diferentes. Continue postando a evolução para nós podermos apreciar. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 10:23 am Assunto: |
|
|
Amigo Salo
Obrigado pelas palavras.
Eu também acho o Manacá uma árvore muito bonita e assim que tiver uma boa evolução postarei novas fotos.
Abraço
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Marcelo Trindade
Registrado: 14/08/08 Mensagens: 27 Localização: Petrópolis - RJ
|
Enviada: Dom Out 12, 2008 11:17 am Assunto: |
|
|
Rogério,
Parabéns pelo trabalho.
Uma dica é proteger a madeira morta que está exposta. Eu uso uma pasta cicatrizante (sulfato de cobre + vaselina sólida + cera de sapato), mas a calda sulfocáustica é melhor, se a madeira vai ficar exposta. Não sei o que você pretende, mas é bom providenciar alguma proteção. Eu já tive probleas com isso...
Abraços,
Marcelo.
PS: Não deixe de postar quando ele estiver florido! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Out 12, 2008 2:03 pm Assunto: |
|
|
Você pretende então um um Hokidashi né??? Acho também que o estilo raíz na pedra valoriza o conjunto. Pretende almentar a raíz, tipo deixá-la mais alta e depois colocar a pedra. Certo??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 8:50 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marcelo Trindade
Obrigado pela dica. Realmente sobrou, só no meio< um pouco de madeira morta. Vou providenciar a tal da calda e passar.
É bom prevenir para não tem problemas no futuro.
Obrigado e abraços,
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 9:16 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marcos Castilho
Sim, a ideia é um Hokidashi.
Agora quanto a pedra, vou fazer como li aqui no Fórum. Uma pedra de cimento e cimento de rejunte que o Amigo Renato Hoenig explica em detalhes.
Por ser uma raiz grossa fica perigoso torcer ela e seria muito difícil encontrar uma pedra natural que preenchesse o espaço perfeitamente.
Essa pedra feita de cimento será moldada no dia que eu trocar o substrato.
Grande abraço.
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|