FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

sobre os tijolos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
giorgio



Registrado: 06/10/08
Idade: 48
Mensagens: 51
Localização: Vercelli - Itália

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 4:00 am    Assunto: sobre os tijolos Responder com citação

Olá a todos,
Li que alguns de você usar tijolos esmagados em sua mistura de terra.
Como funciona? é um substituto da akadama ou têm propriedades diferentes?
Parabens, giorgio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 10:43 am    Assunto: Responder com citação

Olá Giorgio, o que acontece é que o tijolo picado serve como parte do substrato para bonsai, ele retém humidade e é um componente bem drenante.
Tem propriedades diferentes do akadama que é algo mais orgânico e com propriedades físicas diferentes, pois o tijolo nada mais é que argila granulada.

Abraço,
Fabiano.
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
giorgio



Registrado: 06/10/08
Idade: 48
Mensagens: 51
Localização: Vercelli - Itália

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 11:48 am    Assunto: Responder com citação

A akadama não contém materiais orgânicos e é igualmente argila. Minha dúvida é que no Brasil existe a possibilidade de encontrar o akadama.
Acho que não é seguro para uso tijolo, porque esses produtos para os materiais industriais podem conter substâncias químicas perigosas. um amigo que trabalha no campo confirmar que eu frequentemente utilizada para fazer tijolos, mesmo recados dos trabalhos de construção, tais como azulejos esmagados.
Aqui na Itália, estamos utilizando um lote ultimamente pomes, preferindo costume, quando possível, a akadama.
Achei a utilização dos tijolos muito interessante, então claro que há latitude para cada uma mistura diferente dos solos, a mistura que também varia de pessoa para pessoa
atenciosamente, giorgio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá novamente Giorgio, a akadama que eu conheço é rocha vulcânica triturada e granulada, o que é bem diferente da argila, até existe muitos que se parecem (falsos akadamas) mas que tentam suprir esta necessidade, feitas de terra argilosa assada e granulada, esta que eu digo ser de teor mais orgânico.

Aqui perto de minha região temos tbm o "QUALITÁ SUBSTRAT", extraído tbm de rochas trituradas, não são vulcânicas, porém com propriedades bem semelhantes. (pesquise este substrato aqui na busca do fórum)

No caso de ter cacos de azuleijos, não vejo nenhum problema pois este caco cerâmico tbm é utilizado pela sua alta drenagem e relativo poder de absorção de humidade.
Além de que o chamote, cerâmica triturada ou caco de tijolo/telhas é utilizado em várias partes do mundo e um dos maiores mestres no Brasil, assim como todos os outros, o usa como base principal em seu substrato principalmente com suas coníferas.


Acho que o material a ser utilizado desde que seja de origem confiável e não contenha substâncias prejudiciais ao substrato e não altere seu PH, é válido, o objetivo (mais ou menos humidade) é que tem que ser alcançado, daí é relativo a sua latitude, com certeza!! Wink

Grande abraço amigo,
Fabiano.
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
dori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/05
Mensagens: 212
Localização: Goiania - GO

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

eu uso telha de cerâmica triturada como o principal componente do substrato em minhas plantas.
as telhas e tijolos cerâmicos fabricados por aqui tem 100% de argila, nada de substâncias químicas adicionadas.
tem a capacidade de absorver muita umidade, e consequentemente os nutrientes também, evita a compactação e permite a livre circulação de oxigênio.
além do mais é barato e fácil de ser obtido. quer melhor que isso?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

fabianoscosta escreveu:
(...) a akadama que eu conheço é rocha vulcânica triturada e granulada, o que é bem diferente da argila, até existe muitos que se parecem (falsos akadamas) mas que tentam suprir esta necessidade, feitas de terra argilosa assada e granulada, esta que eu digo ser de teor mais orgânico.(...)


Olá Amigo Fabiano (Pequeno Gafanhoto),
A Akadama é de facto uma argila vulcânica que é extraida do sub-solo, a sua qualidade varia consoante a profundidade a que é extraida pelo que quanto mais fundo, melhor a qualidade, agora acontece que a procura é muita e existe um grande aproveitamento disso.
Ela posteriormente é cozida/queimada para permitir que mantenha por mais tempo a sua granulometria, a minha que compro no centro proximo de mim ao fim de 2 anos está praticamente igual, no entanto segundo alguns relatos nem sempre assim acontece, provavelmente o preço que deram por ela, também não terá sido o mesmo que dei pela minha.
Ao fim dos 2 ou 3 anos podia voltar a reutilizá-la, mas para isso teria que lhe dar um tratamento por causa dos possiveis agentes nocivos que poderá conter, e como tenho poucas árvores não me dou a esse trabalho.

Ela tem uma outra coisa que é importante, para além dos aspecto que são conhecidos da estrutura granular; drenagem, etc....tem um Ph Neutro.

Giorgio
Como já reparou, neste forum aplica-se tijolos esmagados em substituição da akadama, tal facto deve-se a restrições Alfandegários existentes no País e no preço bastante alto que estes atingem quando chegam ao consumidor..., também porque como poderá ter oportunidade de ver, o Bonsai que se pratica não se fica por uma/duas dúzias de árvores por bonsaista, mas sim na ordem das dezenas; centenas e alguns até milhares Very Happy , o que torna incomportável/oneroso a aquisição de qualquer produto relacionado com bonsai.
Por isso pode estar descansado que a técnica do tijolo já é utilizada á algum tempo, está mais que testada, e pelos vistos funciona senão já existiriam por cá os respectivos sinais de alerta Wink... digamos que foi "a necessidade que aguçou o engenho", o problema maior ainda não lhe disseram, como conseguir triturá-los Twisted Evil

Força,... se tem receio-os é uma questão de tentar num "pré-bonsai" e depois ver como se sai.
Todos os meios são válidos desde que sejam eficazes e "mais em conta" (€€), sobretudo em arvores que estão em vasos de treino...

Boa sorte.

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
giorgio



Registrado: 06/10/08
Idade: 48
Mensagens: 51
Localização: Vercelli - Itália

MensagemEnviada: Qui Out 16, 2008 3:50 am    Assunto: Responder com citação

Muitos agradecimentos para as respostas,
é realmente interessante, eu nunca tinha ouvido falar dos tijolos e sei que vou tentar, porque o custo é muito elevado da akadama. De facto, pensando nisso, mais do que a pedra-pomes ou Lapillo é o material que mais se aproxime como características a akadama.
Claro que, em todo o mundo há uma mistura diferente, e são também vários os materiais que estão disponíveis.
Eu já escrevi que, em Itália, é muito utilizada pedra-pomes. Outro produto que estamos descobrindo nos últimos anos, especialmente para o enraizamento ou sementeira, é a perlite, que é muito, muito ligeiro.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qui Out 16, 2008 7:37 am    Assunto: Responder com citação

Giorgio,

Sobre a akadama acho que o amigo Castro já explicou tudo, gostaria apenas de fazer uma observação, é que o mais indicado para o substrato não é tijolo e sim telha, visto que o ponto da queima do tijolo se dá a uma temperatura mais baixa e com isto ele acaba retendo muito umidade, já a telha é cozida a uma temperatura mais alta, sendo assim mais adequada.

Wilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Out 20, 2008 7:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A propósito desse mesmo assunto, tão debatido neste e em outros foruns, acrescento apenas que nem todos usamos fragmentos ou substrato ceramico, proveniente de tijolos ou telhas, em nosso país. Dependendo da região onde está o bonsaista, ele lançará mão do que melhor dispuser para compor seu substrato, vez que nem sempre o que funciona no sul, ou no centro, será o melhor ou igual para o que resida no norte ou nordeste do nosso país.

Aqui no centro oeste, por exemplo, venho usando com sucesso a terra granulada obtida a partir da fragmentação de cupinzeiros. Após sua quebra em particulas de granulometria variada, aqueço o material por até 15 minutos em fogo alto, deixando-o esfriar bem, exposto ao sol, antes de usá-lo. A terra assim obtida adquire dureza e consistencia duradouras, sendo que, dependendo da espécie cultivada, ainda adiciono pedriscos à composição. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
giorgio



Registrado: 06/10/08
Idade: 48
Mensagens: 51
Localização: Vercelli - Itália

MensagemEnviada: Ter Out 21, 2008 8:25 am    Assunto: Responder com citação

desculpe, nao procuro a traduçao de cupinzeiros
ciao, giorgio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/05
Mensagens: 212
Localização: Goiania - GO

MensagemEnviada: Ter Out 21, 2008 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Giorgio,

Cupinzeiro é o nome dado às estruturas de argila construidas pelas colônias de cupim.
cupim = termite
_________________
http://www.bonsaidori.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
giorgio



Registrado: 06/10/08
Idade: 48
Mensagens: 51
Localização: Vercelli - Itália

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 4:27 am    Assunto: Responder com citação

ah... interessante
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 10:53 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A formação caracterizada como cupula em terracota, erigida pelas térmitas, ou mais comumentemente conhecido por cupins, é feita pela aposição sucessiva de camadas de terra retirada do interior da segunda e terceira camadas de solo. Ao carregar seu torrão, o térmita-cupim excreta uma substância salivar, com que umedece e aglutina ainda mais a partícula, tornando-a impermeável às intempéries. Isso faz com que o cupinzeiro, e aqui relato que quanto mais antigo melhor, se torne uma torre compacta de milhões de granulos de terra, firmemente soldados uns aos outros, constituindo, por si só, uma das grandes maravilhas da engenhosidade insetívora:

[img]http://rafaelaemcaldas.files.wordpress.com/2008/07/p1010036.jpg?w=300&h=225[/img]

Tais construções podem chegar a alturas impensáveis, considerando-se o tamanho de um térmita-obreiro:



Eis o interior de um provável cupinzeiro:



Eis a imagem de um homem, que empreende uma escalada sobre um cupinzeiro:



Aqui, a imagem de um cupinzeiro ao lado de um motociclista. Parece ser composto de material bem firme e antigo. Logo, ideal para ser processado e utilizado como material componente de substrato:



Foto extraída do site de bonsai Nativos do Nordeste:



Outro "gigante":



Uma boa explicação sobre térmitas e cupinzeiros, fornecida pelo site wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupinzeiro

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Apenas para auxiliar.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
giorgio



Registrado: 06/10/08
Idade: 48
Mensagens: 51
Localização: Vercelli - Itália

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
juningeografo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/04/08
Mensagens: 115

MensagemEnviada: Qua Out 22, 2008 4:51 pm    Assunto: Responder com citação

e como vcs trituram os tijolos?

aqui eu os coloco dentro de uma toalha e bato-os no chao!..
mais acho que esta tecnica nao é mto boa, pois é mtoo chato e lento!

vcs tem uma melhor?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil