Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 2:55 pm Assunto: Já posso colocar no escorredor ? |
|
|
Esse é uma espécie de ficus, acredito que já tenham trabalhado com ela, podem me dizer se já está na hora de colocá-la em um escorredor ?
Essa é uma espécie de murta (eu acho) tbm posso colocá-la no escorredor ou devo esperar ela crescer mais ? Ela está em um saco preto, daqueles que se utiliza para plantar inicialmente.
 |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 3:19 pm Assunto: |
|
|
Olá João Paulo,
Só lendo o título do tópico já responderia que sim, pode colocar no escorredor.
Este processo (escorredor e mamadeira) visa acelerar o crescimento da planta, portanto, quanto mais cedo, melhor.
Deixe lá por muitos anos, com boa adubação, e terás um "ganho de tempo" maravilhoso.
Boa sorte. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 3:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu Olezame. |
|
|
 |
jorgeleao1
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 7:02 pm Assunto: |
|
|
Olá João Paulo!
Concordo com o Olezame quando ele diz que o escorredor e a mamadeira aceleram o crescimento das plantas. Mas com a experiencia que ja tive com esta técnica, pude observar que em mudas muito jovens o efeito acaba sendo o inverso: Uma diminuição no ritmo de crescimento. Não sei se é o que de fato acontece, mas acho que estas plantinhas muito novas tem maiores dificuldades de desenvolverem raizes em solos mais pobres (como é o caso do escorredor). Isto por que fiz um teste: eu tinha duas jabus da mesma idade, uma foi pro escorredor e outra pra um vaso grande, e esta ultima cresceu muito mesmo, enquanto que a primira ficou muito para traz...
Porém algumas especies, como é o caso do Ficus, possuem um crecimento de raizes muito proeminente. Por tanto acho que pelo menos teu ficus ja pode ir para o escorredor, quanto a murta, a plantaria num vaso grande ou no chão.
|Vamos ver se os amigos concordam comigo
Jorge leão |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 7:14 pm Assunto: |
|
|
Caro Jorge,
sóque a murta já tem muita aqui pelo quintal, inclusive tem uma árvore de murta.
Queria deixar essa como bonsai. Bom, lendo seu tópico me veio um outra idéia na cabeça, estou com umas mudas de mexerica com uns 4 dedos, como disse que no escorredor as plantas se desenvolvem, acho que irei coloca essa mudinha logo no escorredor.
Ou, o escorredor só faz efeito depois da muda já bem crecida ?
Valeu pela dica ! |
|
|
 |
jorgeleao1
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 8:01 pm Assunto: |
|
|
Olá João!
Se a murta fosse minha, eu a plantaria num vaso grandinho, e a conduziria como bonsai. Plantar no chão ou no vaso não impede que as tecnicas de bonsai sejam utilizadas, eu prefiro no vaso pois facilita o manejo da planta.
Quanto à mexerica, não sei te dizer o q é melhor, pois n tenho experiencia com esta planta. Mas é como disse antes, algumas plantas (como o ficus), possuem um desenvolvimento de raizes bom, mesmo quando ainda mto jovens... Faz o teste, planta umas no escorredor e outras em vasos...
Abraço!
Jorge Leão |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 8:05 pm Assunto: |
|
|
Valeu,
isso aí.
Brigadão !! |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 10:41 pm Assunto: |
|
|
Pode plantar tudo no escorredor/mamadeira. Substrato bem adubado e bem drenante... cresce rapidinho. |
|
|
 |
neyleite

Registrado: 25/08/08 Idade: 48 Mensagens: 22 Localização: Itapira
|
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 9:16 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal.
Só uma coisinha: é Ozelame, hehehehehe acontece.....
Continuo na idéia de escorredor+mamadeira pra qualquer tamanho, só lembro que se ficar só no escorredor não dá em nada, o que ajuda muito é a mamadeira, com solo rico em nutrientes.
Té mais. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 1:10 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
mais uma vez venho a agradecer pela atenção.
Valeu mesmo. |
|
|
 |
|