FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Trabalho com Ulmus - Descoberta de doença
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/07/05
Idade: 40
Mensagens: 589
Localização: Joinville - SC

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 8:21 am    Assunto: Trabalho com Ulmus - Descoberta de doença Responder com citação

Postei esse tópico no forum da niponbonsai a algumas semanas, é um trabalho interessante p/compratilhar...
Como isso foi tudo feito a quase um mês, eu não sei com ela está atualmente... Esse sábado eu vou até lá, e vou ver como vão as coisas..

Citação:
Gente, esse foi um trabalho que eu e o Tomio fizemos num Ulmus e que é legal compartilhar com vocês.

Essa é a planta antes de começarmos a mexer, ao início, foi feita uma breve avaliação da estrutura que a planta oferecia e a seleção do caminha a ser tomado...



Depois de avaliar as opções, foi escolhido trabalhar com esse galho, que oferecia um bom movimento (marcado em vermelho)



A frente escolhida tinha certas falhas na base, a solução que encontramos foi o enxerto de raízes, para isso tinhamos duas opções, trabalhar com estacas enraizadas ou partir p/auto-enxerto, usando raízes da própria planta...





Antes de começar esse trabalho, vamos fazer a troca de terra seleção e raízes...





É importante que se faça corretamente a poda das raizes mais grossas p/que facilite a cicatrização.





Essa raiz cruzada é podada, pois não acrescenta em nada o nosso projeto.



Aqui, onde queremos fazer os enxertos, podemos trabalhar com o auto-exento, usando raízes da própria planta.



Agora começa o problema, ao trabalhar com a planta vimos que a mesma estava doente, co tracnose, causada por um fungo, resultado do excesso de umidade.



As manchas escuras são um dos sintomas.



Junto às manchas, podemos ver o amarelamento das folhas e escurecimento dos galhos e brotos.


Manchas pretas (partes mortas) na madeira tb são sintomas da doença



Na verdade não devemos realizar procedimentos complexos em plantas doentes, mas já que estavamos aqui, resolvemos continuar p/pelo menos mostrar oq faríamos...
Na limpeza das raízes, encontramos muitas raízes mortas ou comprometidas, assim como bolos de raízes muito emaranhadas, o q tb não é bom...





Depois de limpas as raízes, eis oq sobrou...


Sobraram poucas raízes, mas como vamos podar a massa verde tb, o impacto poderia ser pior.
Aqui tb começamos a poda dos galhos.

Feito isso, hora de fazer os enxertos e plantar, mas ao fazer o primeiro corte, a surpresa desagradável...a parte onde queríamos enxertar as raízes está comprometida pela doença e a casca e parte da madeira, morta... por hora deixamos assim..



Nos resta fazer o replante e torcer para que a planta se recupere...



Usamos o palitinho p/acomodar a terra entre as raízes...



Cobrimos os cortes com pasta cicatrizante.





E o resultado final



Agora planta deve ser isolada e tratada com fungicida enquanto se recupera, as ferramentas utilizadas devem ser esterilizadas e os galhos, folhas e raízes devem ser queimados para evitar que o fungo se espalhe. Como já comentei, o fungo é causado essencialmente pelo excesso de umidade e é uma das doenças que acomete com facilidade o ulmus.






Espero que gostem...a prognóstico da planta não é dos melhores, mas caso ela se recupere eu continuo a mostrar p/vcs o desenvolvimento dela...

_________________
Abraços,

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/07/05
Idade: 40
Mensagens: 589
Localização: Joinville - SC

MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

Galera, como prometido, novidades quanto à evolução da planta..
Infelizmente eu não tenho fotos dela mas ela está com vários brotos pelo tronco...
Agora é deixar ela brotar a vontade e se recuperar...depois de um tempo vamos passar p/fase de escolha dos galhos, etc...
Vou mantendo vocês a par dos trabalhos...
_________________
Abraços,

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Qua Set 09, 2009 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

ola, como esta esta planta hoje??? Atualize ela.

t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil