Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Out 04, 2008 3:45 pm Assunto: Jacaré Han-Kengai |
|
|
Amigos
Tenho esse Junipero a quase 2 anos.
Ele está no mesmo vaso de mudas e na mesma terra desde que comprei.
Só que fiz foi aramar o tronco principal para dar o primeiro movimento.
A 2 meses ele soltou muitas novas brotações e folhas.
Queria saber dos amigos que conhecem bem essa espécie se posso trocar agora esse substrato, que já parece um tijolo e qual o melhor substrato para ele. De preferencia se puderem dar uma receita + nacional para o substrato (sem a tal de akadama que aqui não encontro).
Dicas e sujestões para o estilo, aramação e outros são muuuito bem vindas
Abraço a todos
Rogério
 _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 05, 2008 10:44 am Assunto: |
|
|
Amigos...
Alguém me ajuda  _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
gustavomello

Registrado: 05/10/08 Idade: 46 Mensagens: 43 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Out 05, 2008 9:29 pm Assunto: |
|
|
Fala Rógerio, Em primeiro lugar adorei sua planta, o que eu vejo na sua planta é que ela e forte e vigorasa, cheia de vida, tem uma boa distribuição de brotos para serem trabalhados.
Se minha eu faria 2 coisas:
Primeiro acentuaria um pouco as curvas dela, colocando a ponta voltada levemenete para cima.
Segundo trabalharia ela com algumas curvas, melhor dizendo na verdade uma grande curva como se a cascata fosse envolver o vaso, deu pra enterder.
Bom espero que meu ponto de vista tenha de aberto caminhos, abraços |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 1:14 pm Assunto: |
|
|
Amigo gustavomello
Valeu muito a dica do movimento na planta. Também acho que + movimento deixaria ela + interessante.
O maior problema é quanto a terra dela. Tenho medo de mexer e por erro na elaboração do substrato ou na época de troca, por em risco a planta.
Então gostaria de dicas dos amigos que tem essa espécie para que eu não faça bobagem .
Obrigado e abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
gustavomello

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 1:39 pm Assunto: |
|
|
Rogerio, a quanto tempo ela esta neste substrato??
A pergunta parte do fato de ser uma planta mutio saudavel, com o crescimento bem vigoroso, uma brotação explendida. E tudo isso é sinal que o substrato associado a adubação esta ótimo para a planta.
Mas se tiver realmente muito tempo sem trocar a substrato, ou uma outra necessidade muito grande, vó te passar o substrato que eu uso na minha planta.
20% de pedrisco grande ou médio (eu particularmente gosto de usar a brita n0, a menor de todas)
50% de areia de rio mais grossa.
30% de terra preta bem adubada
(geralmente preparo 5 Kg de terra com 1Kg de farinha de osso e 1Kg de torna de mamona)Tudo isso bem misturado.
Fica um substrato bem drenado e que não e pobre em nutrientes, pelo contrario. Mas substrato acaba sendo algo muito pessoal.
Vai colhendo outras opiniões, no forum mesmo na parte sobre máterias eu já li um tópico sobre substratos da uma procurada.
Abraços espero ter ajudado _________________ Como toda arte o bonsai dá possibilidade a muitas opiniões e gostos diferentes. E é esta diversidade que se respeitada engrandece a arte do bonsai!!! |
|
|
 |
Marcelo Trindade
Registrado: 14/08/08 Mensagens: 27 Localização: Petrópolis - RJ
|
Enviada: Ter Out 07, 2008 4:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Rogério,
Pra mim, o estilo cascata ou semi-cascata são os mais desafiadores. (difíceis, na verdade). As idéias de acentuar as curvas que você já fez e fazer o conjunto contornar o vaso, mesmo que sutilmente, eu acho ótimas e inclusive vou tentat usar no meu (eu também estou tentando estilizar um jacaré).
Uma outra idéia interessante seria você aproveitar o primeiro galho (superior na sua última foto) e fazer uma copa.
seria mais ou menos essim a idéia:
Só que o da foto não têm as belas curvas que você já fez.
Abraços,
Marcelo |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 8:54 pm Assunto: |
|
|
Amigo gustavomello
A planta está a 2 anos na mesma terra e não sei a quanto tempo antes de eu comprar.
Achei interessante a composição do substrato que usa + quando vc troca o substrato de sua planta vc usa a torta de mamona e a farinha de osso?
Pergunto isso , pois sempre vejo a informação de não adubar a planta recem transplantada...
Isso nunca fez mal a suas plantas?
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 9:01 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marcelo Trindade
Gostei muito de sua idéia + pra falar a verdade eu não sei fazer a primeira aramação para dar a copa ...
Como os galhos saem bem do lado do tronco, acho que eu teria que enrolar o galho para frente ou para traz e a partir dai começar a fazer a base da copa
Não sei bem como proceder
Se souber como me ajudar ficarei muito grato...
Fotos, video ou site que mostre detalhes da aramação para essa 1ª copa são muito bem vindos...
Grande abraço.
(Albert Einstein) |
|
|
 |
gustavomello

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 10:17 pm Assunto: |
|
|
Rogério, nunca aconteceu nada de mal por eu usar esta mistura não, a explicação para tal fato eu tive em um curso de jardinagem que eu fiz.
Segundo o instrutor do curso, quando o adubo é imcorporado ao solo antes do plantio, a planta em questão tende a não reconher como adubagem e sim como a composição própria do solo. Diferente de quando depois de plantada vc acrescenta um adubo.
Bom mas é como eu falei a composição de um substrato torna-se uma coisa muito pessoal. Cada bonsaista acaba adotando critérios pessoais.
abraços _________________ Como toda arte o bonsai dá possibilidade a muitas opiniões e gostos diferentes. E é esta diversidade que se respeitada engrandece a arte do bonsai!!! |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 07, 2008 10:45 pm Assunto: |
|
|
Gustavo
Faz sentido sim sua justificativa...
Agradeço muito sua ajuda e paciência para com o leigo e iniciante na arte do Bonsai.
Vivendo e aprendendo...
Grande abraço
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
giorgio
Registrado: 06/10/08 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Vercelli - Itália
|
Enviada: Qua Out 08, 2008 4:47 am Assunto: |
|
|
isso é um juniperus procumbens? |
|
|
 |
Marcelo Trindade
Registrado: 14/08/08 Mensagens: 27 Localização: Petrópolis - RJ
|
Enviada: Qua Out 08, 2008 9:39 am Assunto: |
|
|
Rogério,
Eu te dei a sugestão mas também não sei exatamente como fazer .
A orientação que tenho é:
i- Proteger o tronco com borracha ou ráfia.
ii- Aramar o tronco.
iii- Colocar um arame (ou mesmo ferro) no sentido longitudinal do tronco a ser modelado e amarrando-o com ráfia ou barbante ao longo do tronco.
iv-Proceder à torção.
Da última vez que tentei foi um desastre!!!!! Rachei a planta toda, tirei montes de lascas da casca, e não consegui o que queria. Eu também estou em busca de orientação para este tipo de procedimento, mas não sei também até que ponto o problema, no meu caso, foi minha falta de habilidade...
Bom seria ter ajuda de alguém mais experiente.
Abraços,
Marcelo. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 08, 2008 6:56 pm Assunto: |
|
|
Fala Marcelo
Agradeço muito sua ajuda
Eu sei bem como fazer o processo de aramar, que não é fácil, como vc mesmo sabe...
O que me falta é a técnica de projetar os galhos principais de maneira a ter uma forma triangular
Vamos ver se algue tem algum materia que nos ajude com isso, né
Abraços
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 08, 2008 7:01 pm Assunto: |
|
|
giorgio escreveu: | isso é um juniperus procumbens? |
Sim... é um Juniperus Procumbens. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Uendel
Registrado: 27/10/08 Idade: 46 Mensagens: 50 Localização: Cachoeirinha-RS
|
Enviada: Qua Out 29, 2008 12:55 pm Assunto: |
|
|
Tudo bom Rogério?
Tenho duas mudas parecidas com a sua. Uma deixei da mesma maneira que estava, a outra plantei numa caixa de madeira com um solo diferente terra, tijolo quebrado, etc. E modelei com fio de cobre.
As duas continuaram as brotações...
Hoje coloquei a foto dela no fórum.
Um abraço, até mais! |
|
|
 |
|