FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Identificação de pinheiro!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dragok

MensagemEnviada: Sáb Nov 01, 2008 11:22 pm    Assunto: Identificação de pinheiro! Responder com citação

Oi gente, adquirindo a minha 2° arvore.Comprei esse pinheiro mais nao sei o nome...(a loja muito menos).
Achei uma bela oportunidade para trabalhá-lo.

Bom gostaria de uma identificação, e opinião de seu estado atual: forma e tamanho.

Bom eu sua silhoueta, acho que posso trabalhar ele con uma curva para cima bem leve, e sipesmente "engordá-lo" somente. A meu ver ele ja é um bonsai.

Mais iniciante é iniciante espero opiniões vlws!

Olha o iniciante ai com um pedacinho das folhas

Uma panorâmica geral(meio ruim)

Uma foto mais clara

As fotos não estao tao boas, são de celular. Se precisar posto mais fotos é só pedir.

Espero e agradeço a colaboração de vocês. Obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2008 2:39 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo!
Trata-se de um Juniperus procumbens ou Tuia Jacaré como é mais conhecido popularmente. Dá origem a belos exemplares como esse:

Muitos amigos publicaram belos trabalhos com essa espécie neste Fórum; dentre eles o Fabiano de Florianópolis que trabalhou dois belos juníperos. Como eu não os encontrei, vai aí o link de nossos patrícios:

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=2459

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=2458

Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2008 7:35 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A primeira providencia que vc poderá tomar, para obter algo mais atrativo com sua planta, é aramar e dar um movimento mais sinuoso ao tronco principal. Dicas de aramação e de como fazer isso, voce pode obter no site do Atelier do bonsai, ou então na pagina abaixo:

http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html

Mesmo não lendo ingles, vc poderá se orientar pelas ilustrações. No site da Nipon Bonsai, vc tambem irá encontrar ótimas dicas de aramação. Parabens por sua aquisição, seja bem vindo ao nosso meio bonsaistico. Espero que continue a postar e nos mostre, no futuro, o que fez com sua planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dragok

MensagemEnviada: Dom Nov 02, 2008 9:51 am    Assunto: Responder com citação

a sim, muito abrigado pela colaboração.

Eu tenho um pé de romã também, mais esse pinheiro chamou minha atenção.

Nossa quando vi o Jacaré não acreditei, essa arvorezinha fica assim tão linda?

Posso adquirir vários outros exemplares desta espécie com as mesmas características de crescimento.

Que tipo de movimento você diz???
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 5:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Movimento sinuoso são as angulações dadas a um tronco de uma planta, via utilização de arame ou compensação de podas. Isso pode ser visualizado nos desenhos da pagina que indiquei a vc. Very Happy

Um exemplo de movimento sinuoso:

Veja um movimento sinuoso, natural, encontrado dentro de uma planta, conforme desenho explicativo do bonsaista Valdir Hobus, de Jataí/GO:

O movimento, sinuoso ou não, cria uma estrutura visualmente mais atrativa, menos monotona para quem visualiza a sua planta, que a torna mais interessante, do ponto de vista de um bonsaista, que a forma neutra atual. Wink

MOVIMENTAR, então, significa trabalhar o tronco no sentido de deixá-lo mais atrativo visualmente. Isso pode ser feito através de aramação, ou com podas, radicais ou simples.
O movimento poderá ser sinuoso (em forma de S) ou não, dependendo do estilo que se pretenda imprimir. Geralmente, buscamos algo que favoreça a disposição dos galhos existentes (quando se trata de coniferas nem sempre podemos ter a opção de escolher onde irá nascer um galho), ou que favoreça a harmonização do conjunto (galhos, tronco e raizes). Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcelo Trindade

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2008 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Quanto ao "movimento" da planta, uma idéia que me ajuda muito é pensar no movimento que os olhos fazem, no caminho que eles percorrem e posições onde param, ao vê-la. A idéia é dar movimento e ao mesmo tempo equilíbrio entre os elementos do bonsai (vaso, raízes, tronco, galhos, massa foliar,etc...). Acho que é uma combinação de movimento e equilíbrio que faz a árvore ser atrativa aos olhos.

Abraços,
Marcelo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: