 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pmuricy
Registrado: 12/11/08 Idade: 42 Mensagens: 5 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Nov 12, 2008 1:52 pm Assunto: Mais um ficus |
|
|
Olá pessoal,
Tenho esse outro ficus lá tambem. Gostaria da opinião de vocês. Essa está mais fraca do que a outra, porem já está com mais folhas do que quando eu a troquei de lugar. No vaso, somente coloquei mais terra vegetal. Devo trocar o substrato agora? colocar no escorredor?
abraço,
Paulo Muricy
[img]http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=1109188288933224346&pid=1226507061895&aid=1226481806$pid=1226507061895[/img] |
|
Voltar ao topo |
|
 |
pmuricy
Registrado: 12/11/08 Idade: 42 Mensagens: 5 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Nov 12, 2008 3:27 pm Assunto: |
|
|
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
pmuricy
Registrado: 12/11/08 Idade: 42 Mensagens: 5 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Nov 12, 2008 3:52 pm Assunto: |
|
|
Ola, pretendo sim cultivá-la e formar um bonsai, mas não sei qual estilo irei adotar. Na verdade tenho ela há algum tempo, mas nunca pesquisei muito a respeito de bonsai, ainda tenho dificuldades em saber o estilos de bonsai e as termologias que são utilizadas. Sempre fiz as podas meio sem noção e só utilizo terra vegetal. Mas irei seguir o seu conselho e reenvazar, mas com que tipo de substrato??? Devo fazer já algm tipo de poda? aramação?
e essa outra do vaso retangular? será que deveria colocá-la em um escorredor? colocar algum substrato específico?
Grato,
Paulo Muricy |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Nov 12, 2008 4:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo, o ficus aceita bem qualquer tipo de substrato, é uma planta bem versátil. Sua planta merece uma correção no nebari (raizes que ficam acima do solo). Distribua de maneira mais radial (em toda a volta do tronco, na medida do possível), e replante em um solo mais drenante, usando como recipiente, inicialmente, um "vaso" de treinamento: uma bacia plastica, de tamanho e altura medianos, perfurada na lateral e no fundo.
O solo drenante, que considero ideal e uso em meus ficus: pedrisco, caco de telha, terra granulada, areia grossa de rio sem peneirar, carvão vegetal e casca de pinus. Adubação 45 dias após o ultimo envase. Quanto a aramação, vai depender muito do estilo pretendio. Se vc tem duvidas ou desconhece esse particular, aconselho vce pesquisar no site do Atelier do Bonsai, onde há material farto e bem detalhado a respeito, e que permitirá vce, tão logo se inteire, identificar facilmente o que será melhor para a sua planta.
Após replantar, rega diária e sol pleno, para que sua planta possa se recuperar mais rapidamente. Tão logo venha a brotação, escolha os galhos mais bem distribuidos, eliminando o excesso, para que sua planta possa se desenvolver a contento.
Apenas a titulo de exemplificação, eis algumas boas idéias:
http://www.bonsai-trees-for.me.uk/ficus.asp
[img]http://farm3.static.flickr.com/2375/1764312971_d49f422038.jpg?v=0[/img]
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|