FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga - sugestoes
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/05/07
Idade: 47
Mensagens: 147
Localização: Assis Chateaubriand - PR

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 2:39 pm    Assunto: Pitanga - sugestoes Responder com citação

Ola amigos..
Passei um bom tempo sem postar.... mas agora acho que tenho uma boa planta em maos e preciso da opiniao dos mais experientes.
Ah poucos dias comprei esta pitangueira na cidade vizinha (cascavel) e hoje resolvi mecher nela pra por as fotos aqui.
Ela esta com mais ou menos 50cm de altura e na parte mais baixa entre 8 e 9 cm de diametro. Minha intenção seria fazer algo pra resultado mais rápido, mas nao tenho nada definido....
Espero que possam me ajudar!
Obrigado!









_________________
A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/05/07
Idade: 47
Mensagens: 147
Localização: Assis Chateaubriand - PR

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpem.... nao puz as fotos de lado...rs




... talvez ajude neh.. rsr
_________________
A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/08/08
Idade: 38
Mensagens: 227
Localização: Anápolis - GO

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

Estilo rapido, acho q um Literato
_________________
Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Faria uma poda radical nela e depois um Hokidashi.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Nov 08, 2008 7:59 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Nivorley, parabens por sua ótima aquisição. Certamente, após algum trabalho, poderá ter em mãos um lindo bonsai de pitangueira. Very Happy

Antes, porém, gostaria de prestar-lhe um pequeno mais precioso esclarecimento: Não há, em termos de bonsai, como fazer algo rápido, algo que represente um bonsai digamos instantaneo. É equivocado pensar dessa forma, pois por mais que possamos pensar o contrário, uma boa planta, que contenha em sua estrutura inicial a maioria dos elementos para se tornar um ótimo e maravilhoso bonsai, irá precisar, no minimo, de uns dez anos para estar devidamente finalizada. E ainda assim, para muitos bonsaistas, irá estar faltando algo nela para que possa realmente ser considerada pronta. Sad

Agora, o que podemos fazer a respeito? Nada, a não ser termos paciência e trabalhar duro, muito duro, para atingirmos nosso objetivo e conseguir formar, com perseverança e insistencia, um bonsai com o melhor material que julgamos ter em mãos. Wink

A sua pitangueira tem a chance de se tornar um lindo bonsai. Mas isso irá demandar um certo tempo, e para isso deverá tambem contar com uma boa dose de paciência de sua parte para ser conseguido. Então vamos lá. Very Happy

Pela disposição das raízes, da base do tronco e do movimento natural dele, ouso sugerir que o melhor estilo talvez seja o literati. Very Happy
Ao contrário do que muitos pensam e imaginam, esse estilo, como muitos outros, não é tão simples nem tão fácil de ser construido. Ele requer observação constante e atenção redobrada, pois é um estilo exigente. Shocked

Exigente? sim, ele requer uma estabilidade diferente, para ser cultivado, vez que nele prevalecerá o minimo: poucas raízes, pouca parte aerea, e movimentos levemente sinuosos de tronco e galho, criando assim uma harmonia visual sem precedentes. O vaso, ultimo item a ser incorporado, deverá sempre se de cor neutra, de bordas baixas e irregulares. Rolling Eyes

Cultivar uma frutifera, nativa e propensa a emitir brotações por todo o caule, o ano inteiro, como é a pitangueira, irá requerer atenção constante de sua parte, para evitar a perda do estilo. Mas como eu escrevi acima, com paciência e dedicação, tudo é possível. Very Happy

Ao invés de apresentar idéias quanto ao que vc deverá cortar, podar ou estruturar, sugiro que pesquise no google, digitando bonsai literati ou vice versa. Verá que irão abrir diversas páginas sobre esse tema (pesquise imagens), e dessa forma, voce poderá estar escolhendo melhor o modelo mais adequado a seguir para formar a sua planta. Não se acanhe em fazer isso. É algo que considero extremamente instrutivo em nosso aprendizado, pois permite um estudo mais acurado sobre tal cultivo. Very Happy

Agora, é claro que, depois disto feito, e tendo realizado em sua planta o que achar mais adequado a ela, poste fotos aqui, para que possamos todos opinar a respeito. Boa sorte. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Nivorley,


a opinião do Nicky é bem acertada quanto à paciência que deverá ter. Como exemplo te indico muito paciência com este nebari. ele está muito enrolado e precisa de ser fortalecido na parte superior, já que tem muita força na parte baixa, com muita raiz. A poda deve ser feita bem pouca a cada ano para não matar a planta, já que a espécie não é do tipo que gosta de ficar com poucas raízes. À medida que for fazendo a poda a parte superior irá melhorar e com isso você ganha um bom nebari. Pode levar uns cinco anos, mas ficará bom.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/05/07
Idade: 47
Mensagens: 147
Localização: Assis Chateaubriand - PR

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,
antes de mais nada, muito obrigado pelas sugestoes e dicas!
Deixem me explicar um pouco melhor, pois sei que em se falando de bonsai a paciencia é fundamental.
Quando disse que queria algo rapido pra ela, usei esse termo no sentido de que nao quero pra esta planta engrossar mais o seu tronco, poius tenho visto belos trabalhos em pitangeuiras e jabuticabas com troncos bem parecidos com esse no sentido de diametro.
Tb nao quiz dizer algo para um ano ou dois, mas tb espero em be menos de 10 ter uma planata bem encaminhada.... pois como ja foi dito aui mesmo no forun por bonsaistas experiente, o trabalho com um bonsai nunca termina.
Esperava alguma ideia de algo que em mais ou menos 4 anos pudesse estar realizada! Pelo menos pra parte aerea...
\
Cheguei a pensar em um alporque logo acima dos primeiros galhos, ai fazer um estilo Hokidashi com a parte de baixo e um outro literati com a parte de cima.
Ou um literati com ela inteira com disse o amigo Nicky.

Darkaso, quanto as raizes sera que nao da pra fazer o contrario do que geralmente fazemos... digo, em ves de subir as raizes, tirando as raizes mais altas daria pra ganhar uns 2 cm de tronco ali, sem perder a conicidade, pelas fotos nao da perceber muito bem, mas ela deve ter ums 5 ou 6 cm da primira raiz pra baixo. O que acha?

Mais uma vez obrigado a todos!
Abraços.
_________________
A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Nivorley,


dá para fazer o contrário sim. Tenho uma primavera que fiz assim, mas o quantidade de raízes era muito maior que essa aí. O problema da sua é que o nebari ficaria com aquela volta que tem a raíz mais grossa. Como nebari não é uma boa opção por não ser nada radial. O interessante seria mesmo fortalecer o que tem em cima para deixar o nebari mais clássico.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 8:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lembrando que a jabu, por vezes, não responde da mesma maneira, em se tratando de poda radical de raizes, como a primavera. Aliás, está mais para as outras mirtaceas: pitangueira e aceroleira. Dificil, mas necessário, ir com cautela então. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil